Lista completa de Questões de Atualidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mensagem contida na charge se refere a um problema do cotidiano do tráfego das grandes cidades brasileiras, nas quais grande número de menores de idade dirigem veículos automotivos sem carteira de habilitação, principalmente à noite, causando graves acidentes, devido à falta de educação para o trânsito e à imperícia ao volante, apesar de a legislação brasileira permitir o acesso à Carteira de Habilitação a partir dos 16 anos de idade.
As fontes naturais de abastecimento de água limpa e potável águas de chuva, águas superficiais e águas subterrâneas são parte fundamental do sistema ecológico e da vida humana, porém, além de ser desigual a sua distribuição nos continentes, elas vêm diminuindo devido à crescente poluição, e isso poderá vir a provocar graves problemas para a humanidade.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 2008
O Irã tem sido acusado, pelos Estados Unidos, de pôr em risco a paz no Oriente Médio, ao se negar a abandonar o seu programa nuclear que, segundo seus opositores, tem objetivo bélico e coloca em risco a existência do Estado de Israel e de apoiar os iraquianos que lutam contra a permanência do exército norte-americano no Iraque.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 2008
O pronunciamento do candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, refere-se ao Afeganistão, país invadido por tropas norte-americanas e que, ainda sob o regime do Taliban, foi acusado de envolvimento nos ataques às Torres Gêmeas, em Nova Iorque.
O continente africano, mais especificamente a África subsaariana, apresenta, atualmente, um quadro de tranqüilidade interna, com o fim das disputas étnicas que, no período que sucedeu à descolonização, foram responsáveis por inúmeros conflitos que resultariam em milhões de mortos , e com o estabelecimento de governos democráticos empenhados em vencer a batalha contra a Aids, doença que se alastrou no continente, mas que vem apresentando uma tendência descendente graças ao sucesso de programas governamentais eficientes de prevenção e de tratamento.
A Rússia, que, após o processo de decadência do socialismo real, ocupou o espaço da antiga União Soviética no cenário internacional como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e como um dos participantes do G8, juntamente com os sete países mais industrializados do mundo, tem enfrentado crises econômicas e movimentos separatistas.
O Brasil foi acusado, recentemente, de prejudicar sua produção agrícola de gêneros alimentícios em detrimento da produção de combustíveis renováveis, como o etanol, tendo em vista os problemas que o mundo enfrenta com a alta dos preços dos alimentos e, conseqüentemente, foi condenado pela ONU a pagar uma pesada multa, além de sofrer embargos, no comércio internacional, estabelecidos pelos países participantes do G8.
O Brasil possui um potencial energético privilegiado, e esse fato aliado à aplicação de uma política energética baseada em maciços investimentos na produção e na modernização do sistema de transportes e da produção industrial, que passou a adotar tecnologias que não agridem o meio ambiente, permitiu que o país atingisse, recentemente, a auto-suficiência energética, sendo o primeiro país das Américas a alcançar esse patamar.
As doenças infecciosas, reemergentes e persistentes, que preocupam os brasileiros são, entre outras, a dengue, a malária e a leishmaniose, que deveriam estar controladas ou erradicadas, mas continuam afetando, principalmente, as populações de baixa renda que vivem nas periferias das grandes cidades e que dispõem de um sistema precário de saneamento básico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...