Lista completa de Questões de Atualidades da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os textos abaixo para responder a questão 11 Em abril deste ano, 2010, após as chuvas que atingiram todo o Estado do Rio de Janeiro, uma tragédia se abateu sobre uma favela em Niterói, no Morro do Bumba. Um grande deslizamento de terra soterrou 50 casas. A seguir há algumas declarações extraídas da mídia nacional acerca do acontecimento.
Com base nos textos acima, expõem-se uma somatória de fatores que contribuíram para a ocorrência da tragédia. Podemos, em função disso, propor o seguinte cálculo:
Chuva intensa + moradias irregulares sobre o lixão + melhorias por parte do poder público em comunidades erguidas sobre o lixão + possível explosão de gás (produzido pela decomposição de lixo) = tragédia no Morro do Bumba.
Chuva intensa + falta de planejamento urbano + melhorias em comunidades erguidas sobre o lixão + ausência do poder público na promoção de melhorias na favela = tragédia no Morro do Bumba.
Deslizamento de terras + moradias irregulares sobre o morro que deslizou + melhorias em comunidades erguidas sobre o lixão + falta de melhorias nas comunidades do morro = tragédia no Morro do Bumba.
moradias irregulares sobre o lixão + ausência de planejamento urbano + falta de melhorias em comunidades erguidas no morro + explosão de gás = tragédia no Morro do Bumba.
O Greenpeace, que chancela a propaganda acima, é uma organização não-governamental (ONG) com sede em Amsterdã e atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Sabendo disso, a imagem acima com o selo da ONG tem o propósito de promover:
campanhas publicitárias de modo a impulsionar o uso e a venda de madeira, certificando sua origem para a indústria moveleira.
campanhas publicitárias de venda de brinquedos que elejam o tema "proteção do meio ambiente".
campanhas contra o desmatamento, com vistas a proteger áreas de florestas, sensibilizando a opinião pública por meio de publicidades entre outros meios.
campanhas publicitárias da imagem da empresa a ser consolidada mundialmente, haja vista que sua inserção se dá nas imediações da Europa.
Considere a foto e o texto para responder a questão 13.
A notícia acerca da tragédia do Bumba associada às fotos i) dos rejeitos de carvão agindo sobre a morte do rio em Criciúma e ii) a que segue com o selo do Greenpeace guardam fortes relações. A mais evidente é a:
ação extrema da natureza frente à impotência do homem para contê-la.
impotência da sociedade frente a entidades, como a do Greenpeace, que alertam sobre os problemas causados por ela.
ação desmedida do homem frente à destruição do meio-ambiente e a falta de consciência do setor público em coibir essas ações.
ação ineficiente dos setores públicos, somado a impotência do homem frente ao poder da natureza.
Leia os textos seguidos dos mapas para responder a questão 12.
Criciúma está inserida dentro de uma das microrregiões e possui contato territorial direto com pelo menos mais duas cidades de outra microrregião, que são respectivamente:
Forquilhinha e Nova Veneza, ambas pertencentes à AMREC.
Cocal do Sul e Morro da Fumaça, ambas pertencentes à AMSESC.
Maracajá e Araranguá, ambas pertencentes à AMESC.
Passo de Torres e Urussanga, ambas pertencentes à AMUREL.
Leia os textos seguidos dos mapas para responder a questão 12.
Junto ao mapa de Santa Catarina têm-se delimitadas as microrregiões. Uma delas está preenchida (coloração diferente). Trata-se de qual microrregião?
AMREC, na qual se insere Criciúma.
AMUREL, na qual se insere Laguna.
AMESC, na qual se insere Araranguá.
AMSESC, na qual se insere Passo de Torres.
Considere a imagem a seguir para responder as questões 14 e 15.
A imagem que exibe a frase "vote em ninguém" simula o que popularmente se convencionou a chamar de
"santinho", no qual se expõe a foto do pretenso candidato junto ao número que o identifica e o partido do qual faz parte. Diríamos que se trata de elementos cruciais a levar o cidadão a fazer opções em extrema sintonia com o que acreditamos.
"santinho", por meio do qual se expõe toda a trajetória política do partido ao qual o candidato está atrelado sem a preocupação de expor ideias do candidato ou quaisquer outros elementos que o identifique.
"flyer", meio pelo qual se expõe toda a trajetória política do partido ao qual o candidato está atrelado sem a preocupação de expor ideias do candidato ou quaisquer outros elementos que o identifique.
"flyer", no qual se expõe a foto do pretenso candidato junto ao número que o identifica e partido do qual faz parte. Diríamos que se trata de elementos cruciais a levar o cidadão a fazer opções em extrema sintonia com o que acreditamos.
Considere a foto e o texto para responder a questão 13.
A 'Mina Modelo' cumpre com a função de registrar a memória da região carbonífera, sobretudo quando revela as condições sob as quais os mineiros, nos primórdios, abriam as minas. No fragmento acima, destaca-se que a abertura dessa mina, em especial, dava-se:
manualmente, ou seja, com o uso das mãos e a ajuda de alguma dinamite.
manualmente, ou seja, com o uso automatizado para as circunstâncias dadas.
automatizadamente, ou seja, com o uso das mãos e a ajuda de alguma dinamite.
automatizadamente, ou seja, com o uso de ferramental desenvolvido para as circunstâncias dadas.
Considere a imagem a seguir para responder as questões 14 e 15.
Em se tratando da imagem que exibe a frase "vote em ninguém", identifique a opção que melhor veicula a intenção do autor na produção do enunciado.
rata-se de uma crítica aos candidatos que poluem as ruas com panfletos e propagandas políticas.
trata-se de uma crítica ao candidato 'Ninguém' que em sua fase de campanha prometeu e não cumpriu.
trata-se de uma crítica aos candidatos a cargos eletivos que não cumprem as promessas feitas durante a campanha eleitoral.
trata-se de uma crítica aos partidos políticos que lançam candidatos sem preparação para o exercício de um mandato público.
A partir da leitura dos gráficos, sugere-se que:
A partir da leitura dos gráficos, sugere-se que:
com o crescimento da produção, o petróleo tornou-se a principal fonte de energia.
o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, mesmo que o gráfico faça uma estimativa até o ano de 2006.
a demanda por petróleo, em nível nacional, tem crescido mais do que a produção nacional pode comportar.
o crescimento da produção de petróleo tem sido freado devido à concorrência do etanol.
A partir da leitura dos gráficos, sugere-se que:
Com base no texto e gráficos, não se pode dizer que:
a autossuficiência de combustíveis promove a igualdade social e econômica, fortalecendo os direitos humanos dos países que a detém.
a autossuficiência de combustíveis não promove a igualdade social econômica nem fortalece os direitos humanos.
a autossuficiência de combustíveis não está diretamente relacionada à aceitação das diferenças socioculturais.
a autossuficiência de combustíveis contribui para as desigualdades sociais e para a degradação do meio ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...