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O tipo de auditoria cujo objetivo é evidenciar melhorias e economias existentes nos atos efetivos praticados pelos administradores públicos ao gerir uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir gargalos que a impeçam de desempenhar adequadamente sua missão institucional é denominado auditoria
Operacional.
Especial.
de Avaliação de Gestão.
Contábil.
de Acompanhamento de Gestão.
Os indicadores de gestão do Sistema de Controle Interno da União são informações obtidas com a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, eficácia, legalidade e economicidade de como são conduzidas as operações. A eficácia pode ser definida como
a aderência dos atos e fatos de gestão praticados aos normativos legais e técnicos que os regem.
a variação positiva da relação custo/benefício, na qual busca-se a otimização dos resultados com a escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.
o grau de cumprimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.
a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.
a capacidade de registrar, fornecer e manter adequadamente os dados, informações e a memória de cálculo utilizados na geração dos próprios indicadores.
É objetivo dos testes de observância nas auditorias do setor público
o exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos da entidade auditada que possam comprometer a eficiência e eficácia da gestão.
a observação de atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de detectar erros e deficiências.
a verificação, junto a fontes externas à entidade auditada, da fidedignidade das observações obtidas internamente.
a obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo obedecidos.
o uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da entidade auditada para obtenção de dados e informações.
Representa uma das finalidades do Controle Interno definida pela CRFB de 1988:
apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República.
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da Administração.
fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe.
auxiliar a elaboração do Plano Plurianual de Investimentos do Poder a que estiver subordinado.
Nas atividades de auditoria governamental, NÃO se recomenda a utilização de amostragem quando
as características da população forem de fácil mensuração.
a população for considerada muito grande.
o grau de dispersão dos eventos a serem controlados for muito elevado.
há necessidade de baixa precisão nos dados a serem coletados.
a urgência na obtenção das informações necessárias aos controles for pequena.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
O contador, no exercício das funções de auditor, ao tomar conhecimento de fatos relevantes em relação às demonstrações contábeis sob exame, não está sujeito a manter sigilo, exceto no âmbito do serviço público
A materialidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle interno de uma unidade orçamentária. Ela pode ser definida como
o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar.
a condição imprópria, por ilegalidade, por ineficácia ou por ineficiência, de uma situação gerencial específica da unidade orçamentária.
o montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados em um específico ponto de controle objeto dos exames de auditoria ou fiscalização.
a não-aderência normativa e os riscos potenciais a que estão sujeitos os recursos utilizados pela unidade.
o perfil organizado, por área, dos pontos fracos de uma organização, com o objetivo de subsidiar as atividades de auditoria ou de fiscalização.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Declarações fornecidas diretamente pela administração isentam o auditor independente de suas responsabilidades quanto à obtenção de novas evidências de auditoria, ainda que disponíveis.
O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado
Parecer com ressalva.
Relatório de auditoria.
Registro de constatações.
Certificado de irregularidade.
Nota.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Os pedidos de confirmação das dívidas da empresa auditada devem ser preparados pelo cliente, mas a sua expedição e o conseqüente recebimento das informações são de responsabilidade direta do auditor. As respostas têm de ser confrontadas com os registros contábeis e as divergências, investigadas e explicadas.
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