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Um exemplo de controle interno contábil, utilizado para confrontar a mesma informação com dados vindos de bases diferentes e estabelecido para detecção de falhas nos procedimentos, é a
Dependendo da forma como irão atuar em cada processo, os controles internos podem ser classificados em duas categorias: controles preventivos e controles detectivos. Nesse contexto, analise os seguintes exemplos:
I - limites de alçada; II - segregação de funções; III - revisão analítica; IV - análise estatística da lucratividade; V - autorização prévia. Referem-se a controles preventivos APENAS os exemplosQuanto à responsabilidade do auditor interno, considere as seguintes afirmativas:
1. A amplitude do trabalho do auditor interno não pode ser limitada à sua área de atuação. 2. A utilização da equipe técnica supõe razoável segurança de que o trabalho venha a ser executado por pessoas com capacitação profissional e treinamento requerido nas circunstâncias. 3. Cabe também ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes. Assinale a alternativa correta.Quanto à execução dos trabalhos de auditoria interna, assinale a alternativa correta.
Recomenda-se, usualmente, que o procedimento de circularização da conta de fornecedores abranja, pelo menos:
Quanto ao relatório da auditoria interna, considere as seguintes afirmativas:
1. O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. 2. A auditoria interna não deve emitir relatório parcial, devendo aguardar a conclusão de todos os exames. 3. Os riscos associados e as conclusões e recomendações resultantes dos fatos constatados fazem parte dos aspectos mínimos que devem ser abordados no relatório da auditoria interna. Assinale a alternativa correta.Quanto aos papéis de trabalho de auditoria interna, considere as seguintes afirmativas:
1. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. 2. Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. 3. Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho. Assinale a alternativa correta.Quanto à revisão analítica em auditoria, considere as seguintes afirmativas:
1. Como instrumento auxiliar de planejamento e de análise, a revisão analítica é usada para estabelecer o escopo da auditoria. 2. A revisão analítica pode apontar os locais, departamentos e filiais cuja escolha deva recair para as visitas e exames de auditoria. 3. A revisão analítica aplica-se somente durante a fase de execução da auditoria. Assinale a alternativa correta.Os meios à disposição do auditor para a seleção de itens a serem testados são: seleção de todos os itens, seleção de itens específicos e amostragem de auditoria. Em relação ao tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Determinada a utilização do procedimento de confirmação para o item em exame, deve-se levar em consideração:
1. a data-base de confirmação. 2. a amplitude do teste de confirmação. 3. o tipo de confirmação a ser empregado. Assinale a alternativa correta.{TITLE}
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