Questões de Auditoria do ano 2012

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Com base nas Normas de Auditoria Governamental, julgue os itens a seguir. A documentação de auditoria é um registro que pode ser utilizado na avaliação do desempenho dos profissionais de auditoria e de provas, caso haja processos administrativos e judiciais contra esses profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas Normas de Auditoria Governamental, julgue os itens a seguir. A documentação de conteúdo corrente das auditorias de regularidade abrange, em geral, apenas um exercício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas Normas de Auditoria Governamental, julgue os itens a seguir. A natureza do conteúdo da documentação de auditoria caracteriza-se como corrente ou permanente, sendo o plano de contas um exemplo de documento de natureza permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos programas de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Devem ser revisados apenas no início da fase de execução da auditoria.
  • B. São formas escritas de uma série de procedimentos de verificação a serem aplicados a elementos determinados com a finalidade de obter informações adequadas para que o auditor possa formar sua opinião.
  • C. É um documento elaborado na fase de planejamento e revisado na fase de execução da auditoria.
  • D. As desvantagens dos programas de auditoria quase sempre estão ligadas à má preparação do sistema. Além disso, existe o risco de que algum procedimento não seja aplicado somente porque foi omitido no programa.
  • E. Deverá contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com vistas a determinar a extensão e profundidade deste.

Sobre os papéis de trabalho utilizados pelo auditor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Documentam e comprovam a realização dos trabalhos.

II. Entre suas finalidades pode se destacar: fornecer um registro escrito permanente do trabalho efetuado e informações importantes com relação ao planejamento contábil, financeiro e fiscal.

III. Devem ser arquivados em pastas: pasta permanente e pasta corrente.

IV. Os papéis de trabalho devem ser ordenados de forma lógica, que facilite o trabalho de revisão e localização de informações.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas III.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. Apenas III e IV.

O planejamento da auditoria pressupõe adequado nível de conhecimento sobre as atividades, os fatores econômicos, a legislação aplicável e as práticas operacionais da entidade e o nível geral de competência de sua administração. Acerca do planejamento em auditoria, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos.

II. São exemplos de fatores relevantes na execução dos trabalhos: o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior; o conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade.

III. O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão.

IV. O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria.

  • A. Apenas I, II e III.
  • B. Apenas II.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. Apenas III.
  • E. Apenas III e IV.

A auditoria no setor público tem por finalidade avaliar a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais, no intuito de corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão.

Para o planejamento e o gerenciamento da auditoria os auditores devem elaborar

  • A.

    o orçamento que lhes foi destinado na Lei Orçamentária Anual, utilizando-o para realizar os pagamentos de energia, limpeza do prédio, vigilância, manutenção de computadores, diárias, veículos, mesas, cadeiras e outros equipamentos.

  • B.

    os procedimentos de auditoria através de testes de observância visando à obtenção de evidências quanto à suficiência, à exatidão e à validação dos dados produzidos pelos sistemas contábeis e administrativos da entidade.

  • C.

    os procedimentos de auditoria através de testes substantivos, visando à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em funcionamento e cumprimento efetivos.

  • D.

    um plano estratégico da auditoria que consiste no modo como ela será executada, selecionando os seus procedimentos, as suas técnicas, limitações e fontes de informação.

  • E.

    um planejamento operacional da auditoria que envolve tarefas, tais como a de verificar se a prestação de contas de um convênio foi elaborada e apresentada, conforme estabelecido no termo de convênio.

Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por intermédio da técnica de auditoria, dentre outras atividades:

I. Realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob responsabilidade dos órgãos públicos e privados, inclusive nos projetos de cooperação técnica junto a Organismos Internacionais e multilaterais de crédito

II. Apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais e, quando for o caso, comunicar à unidade responsável pela contabilidade para as providências cabíveis.

III. Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro e demais sistemas administrativos e operacionais, com exceção do sistema de pessoal, onde deve ser usada a técnica de fiscalização.

Com relação às afirmações acima, verifica-se que está(ao) correta(s)

  • A.

    apenas a I.

  • B.

    apenas a II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, II e III.

Sobre as normas de auditoria aplicadas ao setor público, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os processos de admissão e desligamento de pessoal e os de concessão de aposentadoria, reforma e pensão são objetos sujeitos à atuação do controle interno.

  • B.

    Os processos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade, não são objetos sujeitos à atuação do controle interno.

  • C.

    A auditoria das demonstrações contábeis do setor público pode incluir responsabilidades adicionais, tais como a responsabilidade pela execução de transações e eventos em conformidade com a legislação, regulamentação ou outra autoridade.

  • D.

    As responsabilidades do auditor do setor público podem ser afetadas pelo contrato de auditoria, ou por obrigações sobre entidades do setor público decorrentes de lei, regulamento ou outra autoridade (por exemplo, diretrizes ministeriais ou resoluções do legislativo).

  • E.

    Quando ocorrer prejuízo à União, os órgãos e as unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal adotarão as providências de sua competência com vista ao ressarcimento ao erário.

Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público, com as finalidades abaixo especificadas, EXCETO:

  • A.

    salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;

  • B.

    dar conformidade ao registro administrativo em relação ao processo correspondente;

  • C.

    propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;

  • D.

    estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas;

  • E.

    contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade.

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