Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria, que é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, constitui uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências. Quanto a esse assunto, julgue o item subseqüente.
Classifica-se como auditoria de avaliação da gestão aquela realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
Nas perícias contábeis, podem ser elaborados laudos coletivos, ou pelo perito do juízo juntamente com os assistentes técnicos indicados pelas partes, nas perícias judiciais, ou pelo mínimo de três peritos, nas perícias extrajudiciais, como na de avaliação de bens para aumento de capital ou incorporação de empresas. Sendo um trabalho coletivo, pode-se afirmar que no caso de perícia judicial:
todos os peritos assinam o laudo coletivo, independentemente de haver discordâncias;
o perito discordante deve ser substituído no processo;
a discordância parcial não é ocorrência prevista na junta de peritos;
o perito do juízo prevalece no processo, não cabendo manifestações dos assistentes técnicos;
havendo discordância, o perito discordante deve produzir e apresentar seu laudo à parte.
Assinale a alternativa correta, em relação à revisão externa da auditoria pelos pares, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade.
A revisão externa de qualidade deve ser efetuada a cada 2 (dois) anos.
A revisão externa é feita pelo Comitê Administrador do Programa.
O objetivo da revisão pelos pares é o de possibilitar à entidade auditada uma nova avaliação de sua situação patrimonial e financeira.
A seleção dos auditores-revisores cabe aos auditores a serem revisados.
A revisão deve abranger, também, as questões relativas à condução de negócios por parte da entidade auditada.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
Na realização de uma primeira auditoria externa em uma entidade, o auditor independente deve incluir no planejamento de auditoria: a análise dos saldos de abertura, dos procedimentos contábeis adotados e da uniformidade dos procedimentos contábeis; a identificação de relevantes eventos subseqüentes ao exercício anterior e a revisão dos papéis de trabalho do auditor anterior.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, os quais só podem ser preparados de forma manual e constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O auditor previamente autorizado pela administração da entidade auditada, quando solicitado, por escrito e fundamentadamente, pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, bem como pelos órgãos reguladores e fiscalizadores de atividades específicas, quando o trabalho for realizado em entidades sujeitas ao controle desses organismos, deverá exibir as informações obtidas durante o seu trabalho, incluindo a fase de pré-contratação dos serviços, a documentação, os papéis de trabalho, relatórios e pareceres, de modo a demonstrar que o trabalho foi realizado de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis e demais normas legais aplicáveis.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo mínimo de três anos a partir da data da emissão de seu parecer, de toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor conclui, sobre todos os aspectos relevantes, que as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade e que há apropriada divulgação de todos os assuntos relevantes às demonstrações contábeis.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O sistema contábil e de controles internos é de responsabilidade da auditoria independente, porém a administração da entidade deve efetuar sugestões objetivas para o seu aprimoramento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...