Questões sobre Processo de Auditoria

Lista completa de Questões sobre Processo de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.


O auditor deve modificar a opinião em seu relatório se não conseguir obter evidência apropriada e suficiente para concluir, por exemplo, que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, não apresentam distorções relevantes.

Em determinado trabalho, o auditor recebeu carta de responsabilidade da administração, a qual afirmava que todos os documentos que tinham sido gerados e recebidos dos fornecedores estavam revestidos de total idoneidade e haviam sido encaminhados para a elaboração da escrituração contábil. 
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do relatório de auditoria e dos aspectos técnicos e legais a ele relacionados.

Caso o auditor identifique evidências de perda de um fornecedor essencial e conclua que há evidências de riscos na continuidade normal das atividades da entidade, o relatório de auditoria deverá ser emitido com ressalva, devido a esse achado.

Acerca da auditoria de contas do ativo, julgue o item a seguir, considerando as normas de auditoria aplicáveis.


Uma evidência de que houve a baixa fictícia da conta clientes é a verificação documental de depósito de cheque da própria empresa auditada como prova de entrada do recebível.

Analise as afirmativas a seguir: I. Na auditoria interna, o planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, evitando-se detalhar o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, seja em termos de natureza, de oportunidade, de extensão, de equipe técnica ou de uso de especialistas. II. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de auditoria interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas. III. O planejamento do trabalho da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, das atividades, dos produtos e dos processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, ignorando os riscos inerentes ao serviço e obedecendo a todas as restrições impostas pela administração da entidade.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Como as normas brasileiras de contabilidade (NBCTA500, de 19/08/2016) definem as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião a respeito das demonstrações contábeis, incluindo as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes?

    A) Documentação de Auditoria.

    B) Evidência de Auditoria.

    C) Papéis de Trabalho.

    D) Prova de Auditoria.

    E) Relatório de Auditoria.

Se a evidência de auditoria obtida em uma fonte é inconsistente com a obtida em outra ou se o auditor tem dúvidas quanto à confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria, então ele deve:

    A) desconsiderar as informações obtidas de fontes externas e as elaboradas sob medida para as circunstâncias da entidade.

    B) testar todas as contas do balanço patrimonial, mesmo as que possuam saldos irrelevantes, para garantir que a integridade da equação fundamental da contabilidade não foi afetada.

    C) restringir o escopo dos procedimentos de auditoria a serem realizados, de modo a minimizar a ocorrência de erros e inconsistências entre as fontes.

    D) determinar quais modificações ou acréscimos aos procedimentos de auditoria são necessários para solucionar o assunto e deve considerar o efeito desse assunto, se houver, sobre outros aspectos da auditoria.

    E) consultar o especialista nomeado pela administração para sanar as inconsistências entre as fontes e considerar que seus papéis de trabalho podem apresentar vícios que comprometem sua opinião

Um auditor está obtendo informações para testar o saldo da conta “Clientes” do ativo circulante.
Entre as informações que têm impacto e podem contribuir para a obtenção de evidências de que o saldo da conta “Clientes” está correto estão:
1. Valores das vendas a prazo. 2. Relação de fornecedores. 3. Confirmação de saldos com os clientes (circularização). 4. Valores da depreciação de bens imóveis. 5. Relação de pagamentos efetuados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Uma boa auditoria fundamenta-se em uma etapa de planejamento adequada. As normas técnicas buscam as melhores práticas quanto a esse importante expediente preparatório. A NBC TA 300 estabelece que

    A) o planejamento da auditoria é responsabilidade exclusiva da administração da entidade, sem interferência do auditor.

    B) o planejamento da auditoria é responsabilidade exclusiva do controle interno.

    C) apenas excepcionalmente o auditor deve discutir elementos do planejamento com a administração da entidade.

    D) há a possibilidade de o auditor discutir os elementos do planejamento com a administração da entidade.

    E) há o dever de o auditor discutir os elementos do planejamento com a administração da entidade.

As evidências de auditoria não devem suscitar dúvidas quanto à sua confiabilidade. Desse modo,

    A) se as respostas obtidas da administração, do controle interno ou de outras fontes forem inconsistentes entre si, torna-se possível a conclusão de que um item individual da evidência de auditoria não é confiável.

    B) o trabalho de auditoria deve se pautar por uma única fonte para cada fato, pois a pluralidade de fontes redunda inevitavelmente em inconsistências.

    C) se o trabalho de auditoria basear-se em apenas uma fonte de informações, então a existência de distorção relevante deve ser presumida.

    D) se as respostas obtidas da administração, do controle interno ou de outras fontes forem consistentes entre si, torna-se possível a conclusão de que as evidências não são confiáveis.

    E) o trabalho de auditoria deve se pautar apenas por fontes documentais, pois a confiabilidade delas é inquestionável.

Sobre as evidencias na auditoria pública, análise os itens abaixo:


I. Antes de extrair conclusões, o auditor reconsidera a avaliação inicial de risco e materialidade, à luz das evidências obtidas, e determina se procedimentos adicionais de auditoria precisam ser realizados.

II. Na avaliação das evidências de auditoria e da relevância dos achados, o auditor deve levar em consideração somente os aspectos quantitativos.

III. Evidências de auditoria relevantes podem ser obtidas por meio de uma combinação de indagações e de outros procedimentos de avaliação de risco, tais como a comprovação de respostas a indagações mediante observação ou inspeção de documentos.

IV. A natureza da evidência de auditoria necessária para chegar a conclusões na auditoria operacional é determinada pelo objeto, pelo objetivo e pelas questões de auditoria.


Estão CORRETAS:

    A) III, IV.

    B) II, III, IV.

    C) I, III.

    D) I, II, III, IV.

    E) I, III, IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...