Lista completa de Questões de Auditoria da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a Instrução Normativa n.º 1-SFC/2001, técnica de auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para a conclusão dos trabalhos. Acerca das técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
Atividades de controle são tipos de atividades que, quando executadas a tempo e de maneira adequada, permitem a redução ou administração dos riscos. Quanto à detecção, as principais atividades de controle são: alçadas, autorizações, segregação de funções e normatização interna.
Considerando as normas de auditoria do setor público federal, assinale a opção incorreta.
Auditoria executada por servidor em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo federal é um exemplo de auditoria direta descentralizada.
Procedimentos e técnicas de auditoria constituem investigações técnicas. O procedimento de auditoria representa a essência do ato de auditar e a técnica de auditoria serve ao controle para a obtenção de evidências.
O auditor interno deve verificar a fidedignidade de informações obtidas de seu gestor por meio da circularização, que consiste em confirmar, na fonte, essas informações.
O programa de trabalho da auditoria governamental contempla os seguintes itens: natureza, oportunidade e extensão.
Uma das subdivisões dos testes substantivos é a revisão analítica, que consiste na verificação de valores significativos, visando identificar a situação do órgão auditado.
Acerca da auditoria governamental, uma importante técnica de controle do Estado na busca de melhor alocação de seus recursos, assinale a opção correta.
São passíveis de auditoria somente as entidades da administração direta e indireta, as fundações e as autarquias, ou seja, as entidades que pertencem à administração pública.
O objetivo primordial da auditoria governamental é exercer o controle prévio da aplicação dos recursos públicos.
Quando um ente público é omisso no dever de prestar contas e contra ele é instaurado processo de tomada de contas especial, a auditoria deve ser realizada pelo sistema de controle interno do Poder Executivo.
É atribuição da auditoria governamental comprovar a legalidade e legitimidade dos fatos administrativos; comprovar a legalidade e legitimidade dos atos administrativos fica a cargo dos tribunais de contas.
A auditoria do sistema de controle interno, no Poder Executivo federal, classifica-se em contábil, operacional, especial e de desempenho.
De acordo com as normas de auditoria governamental, assinale a opção incorreta.
Se o auditor, ao efetuar teste de conferência de cálculo em um convênio vultuoso, tiver dúvidas sobre a aplicação correta dos valores, poderá adotar providências de acompanhamento que considerar pertinente e utilizar a técnica do rastreamento para suas conclusões.
Os papéis de trabalho embasam o certificado que representa a opinião do sistema de controle interno.
A nota é uma das formas que o órgão ou unidade de controle interno possui para expressar sua opinião.
A promoção da hierarquização dos diversos programas de governo deve fazer parte de um adequado programa de trabalho de auditoria.
O método de amostragem do tipo probabilístico fundamentase em amostras embasadas na experiência do servidor. Nesse sentido, os elementos estão estabelecidos de acordo com a população.
Considerando as normas de controle interno do Poder Executivo federal, assinale opção correta.
O certificado de regularidade será emitido se forem adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, mesmo que haja determinadas falhas, que signifiquem simplesmente situações impróprias e que não necessariamente interfiram na regularidade do certificado.
Quando o órgão não tiver elementos comprobatórios suficientes para formar uma opinião, deverá dar ciência imediata ao TCU, sob pena de responsabilidade solidária, se comprovada irregularidade.
Se o servidor constatar descumprimento de normas governamentais, de imediato poderá emitir certificado de irregularidade.
Havendo eventos relevantes subseqüentes ao período examinado, é indispensável que esses fatos sejam considerados em parecer complementar.
Um dos requisitos do certificado ou de parecer de auditoria é o registro, no parágrafo intermediário, que também contém a especificação do tipo de trabalho realizado bem como das impropriedades que resultaram em prejuízo ao erário.
Os papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências obtidas ao longo da execução de um serviço de auditoria. Considerando os principais objetivos desses documentos, julgue os itens a seguir.
I Por serem de uso privativo, tais documentos não são relevantes no caso de substituição dos auditores.
II Os papéis de trabalho devem ser mantidos sob a custódia do auditor até a realização da próxima auditoria, quando, então, poderão ser destruídos.
III O conteúdo dos papéis de trabalho é importante para comprovar a realização do trabalho e fundamentar o parecer do auditor.
Assinale a opção correta.
Em relação aos aspectos gerais de auditoria, ética e responsabilidade, julgue os itens a seguir.
Mesmo nos casos de transferência parcial da execução de serviços a outro profissional, o auditor continua tendo a responsabilidade técnica pelo respectivo contrato.
No que se refere aos procedimentos de auditoria e aos meios de prova utilizados nessa atividade, julgue os próximos itens.
Independentemente da quantidade de evidências examinadas e da qualidade das mesmas, o auditor nunca terá plena certeza de que as demonstrações contábeis são inteiramente fidedignas. As evidências são persuasivas, mas podem não ser totalmente convincentes. Dependendo das dúvidas, o auditor deverá examinar evidências, podendo, até, não emitir parecer limpo.A propósito dos relatórios de auditoria, julgue os itens subseqüentes.
Na iminência de uma decisão judicial que poderia comprometer a continuidade das operações da entidade, o auditor deve emitir parecer adverso, como forma de prevenir seus investidores e demais interessados nos negócios da referida entidade.
Os procedimentos de auditoria interna têm como referência as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Com base nessas normas, assinale a opção correta.
Os testes substantivos permitem ao auditor comprovar as hipóteses que eliminam a margem de erro de suas conclusões.
Em razão da natureza da atividade de auditor e da independência que deve ter esse profissional, o trabalho por ele desempenhado não está sujeito a revisão, tendo a responsabilidade de suas tarefas caráter estritamente pessoal.
As NBCs não se aplicam às entidades auditadas pertencentes a ramos de atividade sujeitos a normas reguladoras específicas.
Devem-se adotar procedimentos que permitam identificar as contingências ativas e passivas relevantes e verificar a tomada de conhecimento dessas contingências pelos administradores da entidade.
Na busca por evidências, os auditores devem-se fixar nas informações relevantes, ou seja, nas referentes aos valores contábeis mais elevados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...