Lista completa de Questões de Auditoria da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à prática da auditoria em empresas no Brasil, julgue os itens a seguir.
A responsabilidade do auditor independente, quando realiza seu trabalho em entidade que possua auditoria interna que contribua significativamente para a execução de seus trabalhos, torna-se parcial.
Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.
A auditoria independente tem como objetivo colaborar na elaboração das demonstrações contábeis da empresa auditada, emitindo opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis em relação aos princípios fundamentais de contabilidade.
Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.
A data do parecer do auditor externo deve corresponder ao dia do encerramento de seus trabalhos.
Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.
A auditoria é um meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles para a administração, os investidores, o fisco e a sociedade. Com relação aos investidores, a auditoria oferece vantagens como apontar falhas na organização da empresa e nos controles internos e possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira das empresas.
O saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esses riscos, o auditor deve testar todas as contas da contabilidade para verificar eventual superavaliação ou subavaliação. Para tanto, deve realizar os testes de auditoria. Julgue os seguintes itens, com relação a esses testes.
Devido aos riscos mencionados, o auditor deve direcionar seus testes para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras.
No que se refere às normas adotadas no Brasil com relação às auditorias interna e externa, bem como aos controles internos das instituições, julgue os itens subseqüentes.
O sistema contábil e de controles internos é de responsabilidade exclusiva da administração da entidade, sendo vedado ao auditor emitir qualquer opinião, juízo de valor ou sugestão de modificações decorrentes de constatações feitas no decorrer de seu trabalho. Cabe-lhe, tão-somente, coletar os dados, analisá-los e emitir seu parecer nos termos das normas de auditoria.
O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. Considerando essas informações e as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.
O auditor deve considerar três situações de eventos subseqüentes: os ocorridos entre a data do término do exercício social e a data da emissão do parecer; os ocorridos depois do término do trabalho de campo, com a conseqüente emissão do parecer, e a data da divulgação das demonstrações contábeis; e os ocorridos após a divulgação das demonstrações contábeis.
O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. Considerando essas informações e as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.
Quando os eventos ocorrerem após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tem de solicitar a sua inclusão por meio de ajustes, ainda que tais eventos sejam irrelevantes.
Auditoria, que é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, constitui uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Classifica-se como auditoria de avaliação da gestão aquela realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao parecer de auditoria e aos procedimentos e objetivos da auditoria dos itens patrimoniais, julgue os itens que se seguem.
Um dos procedimentos adotados para a auditoria do ativo permanente imobilizado é a verificação do registro da reserva de reavaliação e do valor de mercado dos bens no final do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...