Questões de Auditoria da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Auditoria da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às técnicas e procedimentos de auditoria, assinale a opção correta.

  • A. Na etapa de observação e averiguação, os testes de observância são aplicados para determinar se o procedimento está sendo observado corretamente, uma vez que, nessa etapa, o auditor não está preocupado com erros que envolvam valores.
  • B. Procedimento de auditoria compreende um conjunto de informações e de dados passíveis de verificação que o auditor utiliza para chegar às conclusões que fundamentam sua opinião.
  • C. Os procedimentos de revisão analítica, visando identificar tendências ou situações anormais no comportamento de valores relevantes, utilizam testes substantivos como base para comparar o relacionamento entre elementos econômicos não financeiros.
  • D. O exame físico é a verificação in loco do objetivo por parte do próprio auditor ou de delegação, sendo a única informação a ser utilizada na formação de opinião a comprovação da existência do bem.
  • E. Devido ao método das partidas dobradas, quando se testam as contas credoras para subavaliação, as contas devedoras também são testadas indiretamente, ou seja, são testadas quanto à superavaliação. O mesmo ocorre quando se testam as contas devedoras para superavaliação.

No que concerne ao planejamento de auditoria, assinale a opção correta.

  • A. Níveis de inflação, desemprego, níveis de escolaridade dos empregados e políticas monetária, fiscal e cambial são os fatores socioeconômico-financeiros que interferem nos resultados e que, portanto, devem ser avaliados pelo auditor independente e registrados em parágrafo específico de seu relatório.
  • B. Para o auditor independente, o planejamento da auditoria é um processo que se inicia com a emissão da carta-proposta, que é o documento no qual o auditor formaliza as condições do trabalho planejado a ser executado.
  • C. O auditor independente, em seu plano de auditoria, pode utilizar a rotação de escala — técnica de determinação das unidades a serem auditadas para obtenção de evidência — para estabelecer um nível de relevância aceitável na detecção de distorções relevantes.
  • D. Ao elaborar o planejamento da auditoria, o auditor independente, no estabelecimento da estratégia geral dos trabalhos, deve considerar fatores como, por exemplo, o procedimento para verificar a eficiência da auditoria interna, a escolha da equipe técnica, o procedimento para detecção de fraudes e erros e o grau de conhecimento da atividade da empresa auditada. Além disso, nessa etapa o auditor deve entregar os relatórios de auditoria para a empresa auditada.
  • E. Os papéis de trabalho, documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução dos trabalhos, são meios de prova, uma vez que neles devem estar registradas todas as evidências obtidas.

A respeito da aplicação de medidas significativas na consideração de transações relevantes e dos relatórios de auditoria, assinale a opção correta.

  • A. Os auditores independentes podem emitir relatórios informais, que geralmente não consubstanciam a forma escrita, compreendendo apenas informações verbais que são transmitidas aos administradores da entidade auditada ou a seus subordinados, acerca de assuntos não relevantes e que podem ser corrigidos sem que precisem constar de relatórios formais.
  • B. Caso o auditor independente opte por emitir relatório de forma longa, também conhecido por parecer do auditor, ele poderá incluir, além dos parágrafos padrões, dados estatísticos, comentários explicativos e, por vezes, descrição da extensão do exame realizado.
  • C. Em prol da lisura, somente será permitido ao auditor emitir parecer expressando opinião acerca de demonstrações contábeis apresentadas de forma condensada se ele não tiver emitido opinião acerca das demonstrações contábeis originais, inclusive, os relatórios singulares de partes beneficiárias, como as controladas e coligadas.
  • D. Quando a abstenção de opinião decorrer de incertezas relevantes, o auditor deverá expressar, no parágrafo de opinião, que o fato elimina a responsabilidade de mencionar tais desvios relevantes, que, normalmente, seriam incluídos como ressalvas.
  • E. Após identificar aspectos administrativos e(ou) operacionais passíveis de melhorias, o auditor deve emitir aos administradores da entidade auditada o documento denominado carta-comentário, no qual lista sugestões para o aprimoramento dos controles internos.

A respeito dos tipos e modalidades de auditoria no setor público, julgue os itens a seguir. Um dos objetivos da auditoria contábil é emitir opinião acerca da adequação e da fidedignidade das demonstrações financeiras quanto à aplicação, por parte das entidades públicas executoras, de recursos externos oriundos de projetos celebrados com organismos internacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos tipos e modalidades de auditoria no setor público, julgue os itens a seguir. Por meio da auditoria operacional preveem-se os obstáculos ao desempenho da missão institucional da entidade, uma vez que se atua em tempo real sobre os atos efetivos da entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os relatórios de auditoria devem ser exatos e objetivos, sendo a objetividade um princípio fundamental de ética profissional que deve ser observado pelos auditores independentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de auditoria analítica e auditoria operacional, julgue os próximos itens.

Na verificação dos procedimentos e normas alocadas ao processo operacional, a auditoria deve avaliar o cumprimento das normas internas, considerando as metas estabelecidas e as políticas definidas pela organização, em assessoramento à alta administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.

Um dos requisitos para assegurar a necessária independência técnica aos auditores internos é a garantia de que, no planejamento de seu trabalho, eles não serão influenciados pelas orientações emanadas da administração da entidade e, eventualmente, por suas expectativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de auditoria analítica e auditoria operacional, julgue os próximos itens.

Caso uma sociedade anônima de capital aberto adquira tablets de última geração para que os estagiários pesquisem sobre novas tecnologias a serem aplicadas na empresa, a auditoria independente deverá avaliar a eficiência e a eficácia da medida, com a adequada aplicação de procedimentos e técnicas para a obtenção de evidências suficientes para a formação de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de auditoria analítica e auditoria operacional, julgue os próximos itens.

Suponha que o Tribunal de Contas da União tenha realizado uma auditoria na Agência Nacional ABCTEL, visando conhecer a organização, os sistemas, as operações, as atividades e as peculiaridades dessa entidade, a fim de subsidiar a elaboração e a implementação de novas técnicas. Nessa situação, é correto afirmar que a auditoria realizada é do tipo operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...