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Em relação às normas gerais de Auditoria, assinale a alternativa incorreta.
Se um objetivo em uma Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria (NBC TA) relevante não pode ser cumprido, o auditor deve avaliar se isso o impede de cumprir os objetivos gerais de auditoria e se isso exige que ele, em conformidade com as NBC TAs, modifique sua opinião ou renuncie ao trabalho.
As NBC TAs não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e não se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. Contudo, a auditoria, em conformidade com as normas de auditoria, é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria.
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.
O auditor não deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
De acordo com as normas de auditoria, a deficiência de controle interno existe quando
a falta de controle impede o auditor de comunicar aos responsáveis pela governança e à administração outros assuntos sobre controle interno que o auditor tenha identificado durante a auditoria.
há falta de controle ou o controle é planejado, implementado ou operado, de tal forma que não consegue prevenir ou detectar e corrigir, tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.
o auditor deixa de comunicar, tempestivamente, por escrito, as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança.
a auditoria incluiu a consideração do controle interno relevante para a elaboração das demonstrações contábeis com a finalidade de planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia do controle interno.
Os procedimentos de auditoria são técnicas que auxiliam o auditor a obter evidências e provas adequadas e suficientes para fundamentar seu parecer sobre as demonstrações contábeis. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta procedimentos de auditoria.
Teste da continuidade e teste da competência.
Testes de observância e testes substantivos.
Testes de transações e saldos e testes de revisão analítica.
Testes de operação e testes econômicos.
Procedimentos de auditoria são aqueles que representam
as avaliações que o auditor realiza para determinar a natureza, a extensão e a profundidade dos testes de auditoria.
o conjunto de técnicas que o auditor utiliza para colher as evidências sobre as informações das demonstrações financeiras.
as avaliações que o auditor realiza para determinar se os saldos das contas do balanço patrimonial e da demonstração de resultado estão superavaliados.
o conjunto de técnicas que o auditor utiliza para avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada, relacionado às contas contábeis.
as avaliações que o auditor realiza para planejar e executar a confirmação de saldos contábeis junto a terceiros.
O exame, pelo auditor, de documentos externos e internos com o objetivo de constatar a veracidade dos valores registrados na contabilidade da entidade, é um dos procedimentos de auditoria denominados de
Exame de superavaliação, por meio do qual o auditor parte do documento para conferir a composição do saldo do razão geral.
Contagem física de documentos, por meio do qual o auditor parte dos documentos para em seguida fazer a identificação dos bens declarados nas demonstrações financeiras.
Conferência de cálculo, por meio do qual o auditor verifica se os valores dos lançamentos contábeis foram corretamente calculados.
Confirmação com terceiros, por meio do qual o auditor deve confirmar junto a terceiros os valores indicados nos documentos e registrados na contabilidade da entidade.
Inspeção de documentos, por meio do qual o auditor avalia se os lançamentos contábeis estão devidamente suportados.
A inspeção é uma técnica de auditoria de que o auditor se utiliza para examinar a comprovação das transações. Ao empregar essa técnica, o auditor tem por objetivo verificar
se a documentação é genuína, adequada às circunstâncias; se há correlação entre a data do documento e o registro contábil; e se a transação foi autorizada em conformidade com as normas de controle interno.
se as obrigações da sociedade para com terceiros são reais e se sua liquidação está sendo efetuada de acordo com a política financeira da empresa.
se o ativo e o passivo estão corretamente avaliados, se as partidas da demonstração de resultado são bem aferidas.
se a empresa é realmente proprietária e possui título reconhecido do ativo, que o passivo declarado corresponde realmente à empresa.
O auditor externo, ao analisar as Demonstrações Financeiras, constatou que houve, por parte da empresa auditada, alienação de títulos negociáveis de emissão não gratuita, denominados partes beneficiárias e bônus de subscrição. O registro específico do produto da alienação deverá ser classificado corretamente pelo auditor, em seus papéis de trabalho, como
receitas operacionais.
passivo circulante.
reservas de capital.
passivo exigível a longo prazo.
receitas não operacionais.
A análise das demonstrações financeiras tem como finalidade
extrair informações econômico-financeiras dos dados constantes das demonstrações contábeis.
transformar os dados financeiros em dados econômicos para a tomada de decisão.
extrair dados da Contabilidade para elaboração das demonstrações contábeis.
revisão das demonstrações financeiras, para prevenir quanto a possíveis erros ou omissões.
transformar os dados econômicos em dados financeiros para a tomada de decisão.
Assinale a alternativa que contém Postulado, Princípio e Convenção Contábil, respectivamente.
Objetividade, materialidade e continuidade.
Conservadorismo, entidade e materialidade.
Competência, objetividade e entidade contábil
Continuidade, realização da receita e objetividade
Consistência, oportunidade e conservadorismo.
O saldo da conta fornecedores, acusava, no balancete de 31/12/2003, o valor de R$ 450.000,00. A empresa apresentou as duplicatas representativas do saldo da conta que somavam, contudo, R$ 400.000,00. Entre as duplicatas apresentadas, uma no valor de R$ 5.000,00 estava quitada em 30/11/2003. O auditor diligenciou junto aos fornecedores e constatou que havia, entre as duplicatas apresentadas, uma que já estava paga desde 15/12/2003, apesar de não registrar a quitação, no valor de R$ 25.000,00
Considerando essas ocorrências, existem indícios de omissão de receitas no valor de (em reais)25.000,00
50.000,00
12.500,00
400.000,00
75.000,00
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