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De acordo com as Normas Fundamentais de Auditoria aplicáveis ao setor público, estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF no 01/2001, assinale opção incorreta.
Controle interno administrativo é o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vista a assegurar que os objetivos das unidades e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.
O objetivo geral dos controles internos administrativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos estabelecidos pelo Tribunal de Contas e Ministério Público.
Os controles internos administrativos implementados em uma organização devem, prioritariamente, ter caráter preventivo.
Quanto maior for o grau de adequação dos controles internos administrativos, menor será a vulnerabilidade dos riscos inerentes à gestão propriamente dita.
Um dos objetivos específicos do controle interno é evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.
Dadas as afirmativas seguintes sobre as normas de auditoria adotadas no setor público,
I. A impropriedade consiste em falhas de natureza formal de que não resulte dano ao erário, porém evidencia-se a não observância aos princípios de legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade.
II. A irregularidade é caracterizada pela não observância dos princípios da legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade, bem como a constatação da existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável para o Erário.
III. A detecção de impropriedades e irregularidades é o objetivo primordial da auditoria.
verifica-se que somente
I está correta.
II está correta.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
III está correta.
Sobre a responsabilidade do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de Demonstrações Contábeis, assinale a opção incorreta.
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis.
Devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.
O risco do auditor de não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco do auditor de não detectar uma fraude decorrente de erro.
O auditor deve avaliar se variações inesperadas ou usuais que foram identificadas durante a aplicação dos procedimentos de revisão analítica, inclusive aqueles relacionados com o caixa, podem indicar riscos de distorção decorrente de fraude.
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