Lista completa de Questões de Auditoria da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com as técnicas de elaboração de relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.
I. Precisão: os informes deverão ser precisos e corretos. Em caso de dúvida insanável ou na falta da comprovação, esta situação deve ser explicitada (cerca de, aproximadamente, segundo fulano, prevê-se que, é provável, etc.).
II. Concluimento: um Relatório deve produzir resultados. A reprovação da essência da mensagem central ao início do Relatório ou nos últimos parágrafos, como fecho do mesmo, facilitará este objetivo.
III. Apresentação: deve ter boa apresentação; limpeza; índice correto; espaçamento das linhas; margens; encadernação (quando for o caso).
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas a afirmativa I está errada.
Todas as afirmativas estão certas
Apenas a afirmativa III está errada.
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o Planejamento da Auditoria deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, exceto:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à destinação dos papéis de trabalho de auditoria.
I - Ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria.
II - Facilitar a revisão do trabalho de auditoria.
III - Registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.
Nota.: Identifique dentre as fórmulas, a que corresponde a cada uma das questões anteriores:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto a execução da perícia contábil.
I - O perito-contador e o perito-contador assistente manterão registros dos locais e datas das diligências, nomes das pessoas que os atenderem, livros e documentos examinados ou arrecadados, dados e particularidades de interesse da perícia, rubricando a documentação examinada, quando julgarem necessário.
II - A eventual recusa no atendimento de diligências solicitadas, ou qualquer dificuldade na execução do trabalho pericial devem ser comunicadas, com a devida comprovação ou justificativa, ao Juízo, em se tratando de perícia judicial ou à parte contratante, no caso de perícia extrajudicial ou arbitral.
III - O perito-contador e o perito-contador assistente utilizar-se-ão dos meios que lhes são facultados pela legislação e das normas concernentes ao exercício de sua função, com vista a instruírem o laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil com as peças que julgarem necessárias.
Assinale a alternativa incorreta quanto aos procedimentos da perícia contábil.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à apresentação do laudo pericial contábil.
I - A linguagem adotada pelo perito-contador deve ser acessível aos interlocutores, possibilitando aos julgadores e às partes da demanda, conhecimento e interpretação dos resultados dos trabalhos periciais contábeis. Devem ser utilizados termos técnicos, devendo o texto trazer suas informações de forma clara.
II - O Laudo Pericial Contábil deverá ser escrito de forma direta, devendo atender às necessidades dos julgadores e ao objeto da discussão, sempre com conteúdo claro e dirigido ao assunto da demanda, de forma que possibilite os julgadores a proferirem justa decisão. O Laudo Pericial Contábil não deve conter elementos e/ou informações que conduzam a dúbia interpretação, para que não induza os julgadores a erro.
III - O Laudo Pericial Contábil deve expressar o resultado final de todo e qualquer trabalho de busca de prova que o contador tenha efetuado por intermédio de peças contábeis e outros documentos, sob quaisquer tipos e formas documentais.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A CVM, Instituto Brasileiro de Contadores – Ibracon, CFC e Conselhores Regionais de Contabilidade – CRC e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Audibra são órgãos relacionados com os Auditores.
II. As normas de auditoria são apenas as relacionadas à pessoa do auditor.
III. O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com o seu trabalho.
IV. A auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada, perante o CRC.
V. O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de suas conclusões.
Analise as afirmativas sobre o que contém o parecer do auditor, em condições normais e assinale a alternativa correta.
I. Propósito do trabalho do auditor e a responsabilidade assumida.
II. Abrangência do trabalho de auditoria e a forma pelo qual o trabalho foi selecionado.
III. Opinião do auditor sobre o trabalho realizado.
IV. Comentários ou referências a notas explicativas de possíveis divergências ou discordâncias em relação às demonstrações financeiras ou ao trabalho realizado.
Analise as afirmativas com relação a NBCT 12 – Auditoria Interna e assinale a alternativa correta.
I. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.
II. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.
III. O termo "fraude" aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.
IV. Os testes de observância e substantivos não têm a pretensão de permitir ao auditor interno obter subsídios para fundamentar suas conclusões.
V. Os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos não permitem definir a amplitude do trabalho a ser realizado.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Se as alegações ou os fatos postos envolverem matéria fática contábil controvertida que possa ser provada mediante perícia contábil, o magistrado solicitará as partes sua realização e, caso autorizado, nomeará perito.
II. Em determinados casos, como já observado, a nomeação de perito dá-se em função de determinação legal independentemente de controvérsias. Ser nomeado pelo magistrado é receber desse um voto de confiança ampla, que reflete o reconhecimento de sua capacidade técnica e honorabilidade.
III. Nesse mesmo despacho, o magistrado abrirá prazo para as partes indicarem os peritos.
IV. A oportunidade de indicação para funcionar como perito contábil surge do relacionamento que venha a ter com os advogados que estejam defendendo as partes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...