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Os procedimentos de auditoria são divididos em teste de observância e testes substantivos. Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:
( ) Existência.
( ) Direitos e Obrigações.
( ) Ocorrência.
( ) Abrangência.
( ) Mensuração.
( ) Apresentação.
( ) Divulgação.
Assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
V, V, V, V, V, V, V.
V. F, V, F, F, V, V.
F, F, V, V, V, F, V.
V, V, F, F, F, F, F.
Os papéis de trabalho devem ser limpos, claros, objetivos e elaborados de forma sistemática e racional e podem ser destinados a:
I Atender as Normas Brasileiras de Contabilidade.
II Servir como fundamentação do parecer.
III Orientar o trabalho do auditor, servindo como guia e meio de controle durante a execução da auditoria.
IV Controlar o trabalho da equipe técnica que desenvolveu os trabalhos de auditoria.
V Comprovar pelo parecer as correções do trabalho a ser executado.
Estão corretas:
I, II, IV e V.
I, II, III.
I, III, IV e V.
II, III, IV e V.
O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de:
Competência, Relevância e Natureza.
Natureza, Oportunidade e Extensão.
Relevância, Risco e Oportunidade.
Relevância, Risco e Competência.
A Auditoria Governamental classificasse em: Avaliação da Gestão, de Acompanhamento da Gestão, Contábil, Operacional e Especial. Podemos afirmar que:
A Auditoria de Acompanhamento da Gestão objetiva os fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinárias, sendo realizada para atender determinação expressa de autoridade competente.
A Auditoria Especial é realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em situações relevantes, de natureza extraordinária.
A Auditoria de Avaliação da Gestão objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos.
A Auditoria Operacional consiste em avaliar os aspectos gerenciais da administração pública com exames dos registros e documentos mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio das entidades ou projetos.
As formas de execução da Auditoria Governamental são: Direta; Indireta e Simplificada. Podemos afirmar que a Execução Indireta pode ser:
I Centralizada;
II Compartilhada;
III Terceirizada.
Estão corretas:
I, II e III.
I e III.
I e II.
II e III.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - SELETRIX Concursos - 2011
A análise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e os três componentes básicos são:
Risco Absoluto, Risco de Controle e Risco Final.
Risco Normal, Risco Verificável e Risco Final.
Risco Identificável, Risco Verificável e Risco Total.
Risco Inerente, Risco de Controle e Risco de Detecção.
De acordo com a natureza da opinião do auditor, o parecer pode ser sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião. O auditor não deve emitir parecer sem ressalva quando existir circunstâncias que em sua opinião tenham efeitos relevantes para as demonstrações contábeis. Estas circunstâncias ocorrem quando:
Existe discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis e limitação na extensão do seu trabalho.
Os registros contábeis são inadequados e existem demonstrações contábeis de coligadas não auditadas.
Ocorre limitação na extensão do seu trabalho e existem demonstrações contábeis de controladas não auditadas.
As demonstrações contábeis não são adequadas por não terem sido elaboradas de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as confirmações de saldos e/ou informações diretamente com devedores, credores ou outras fontes externas não são solicitadas pela administração.
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