Questões de Auditoria da SELETRIX Concursos

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Os procedimentos de auditoria são divididos em teste de observância e testes substantivos. Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:

( ) Existência.

( ) Direitos e Obrigações.

( ) Ocorrência.

( ) Abrangência.

( ) Mensuração.

( ) Apresentação.

( ) Divulgação.

Assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

  • A.

    V, V, V, V, V, V, V.

  • B.

    V. F, V, F, F, V, V.

  • C.

    F, F, V, V, V, F, V.

  • D.

    V, V, F, F, F, F, F.

Os papéis de trabalho devem ser limpos, claros, objetivos e elaborados de forma sistemática e racional e podem ser destinados a:

I – Atender as Normas Brasileiras de Contabilidade.

II – Servir como fundamentação do parecer.

III – Orientar o trabalho do auditor, servindo como guia e meio de controle durante a execução da auditoria.

IV – Controlar o trabalho da equipe técnica que desenvolveu os trabalhos de auditoria.

V – Comprovar pelo parecer as correções do trabalho a ser executado.

Estão corretas:

  • A.

    I, II, IV e V.

  • B.

    I, II, III.

  • C.

    I, III, IV e V.

  • D.

    II, III, IV e V.

O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de:

  • A.

    Competência, Relevância e Natureza.

  • B.

    Natureza, Oportunidade e Extensão.

  • C.

    Relevância, Risco e Oportunidade.

  • D.

    Relevância, Risco e Competência.

A Auditoria Governamental classificasse em: Avaliação da Gestão, de Acompanhamento da Gestão, Contábil, Operacional e Especial. Podemos afirmar que:

  • A.

    A Auditoria de Acompanhamento da Gestão objetiva os fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinárias, sendo realizada para atender determinação expressa de autoridade competente.

  • B.

    A Auditoria Especial é realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em situações relevantes, de natureza extraordinária.

  • C.

    A Auditoria de Avaliação da Gestão objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos.

  • D.

    A Auditoria Operacional consiste em avaliar os aspectos gerenciais da administração pública com exames dos registros e documentos mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio das entidades ou projetos.

As formas de execução da Auditoria Governamental são: Direta; Indireta e Simplificada. Podemos afirmar que a Execução Indireta pode ser:

I – Centralizada;

II – Compartilhada;

III – Terceirizada.

Estão corretas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

A análise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos e os três componentes básicos são:

  • A.

    Risco Absoluto, Risco de Controle e Risco Final.

  • B.

    Risco Normal, Risco Verificável e Risco Final.

  • C.

    Risco Identificável, Risco Verificável e Risco Total.

  • D.

    Risco Inerente, Risco de Controle e Risco de Detecção.

De acordo com a natureza da opinião do auditor, o parecer pode ser sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião. O auditor não deve emitir parecer sem ressalva quando existir circunstâncias que em sua opinião tenham efeitos relevantes para as demonstrações contábeis. Estas circunstâncias ocorrem quando:

  • A.

    Existe discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis e limitação na extensão do seu trabalho.

  • B.

    Os registros contábeis são inadequados e existem demonstrações contábeis de coligadas não auditadas.

  • C.

    Ocorre limitação na extensão do seu trabalho e existem demonstrações contábeis de controladas não auditadas.

  • D.

    As demonstrações contábeis não são adequadas por não terem sido elaboradas de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as confirmações de saldos e/ou informações diretamente com devedores, credores ou outras fontes externas não são solicitadas pela administração.

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