Questões de Auditoria da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC)

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Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam. É FALSA a afirmação:

  • A. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor
  • B. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
  • C. Os papéis de trabalho, apesar de permanecerem sob a guarda do auditor, são propriedade da entidade auditada.
  • D. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer
  • E. Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada

Ao avaliar os bens imóveis da entidade municipal, em relação ao cumprimento da Lei 8.666/93, o auditor constatou que determinado bem foi doado pelo Prefeito a uma entidade particular de relevante interesse social. O auditor deverá em seus papéis de trabalho tratar este fato como:

  • A. Ponto de auditoria, pois é irregular a doação deste bem para essa entidade de relevante interesse social;
  • B. Ponto de auditoria, pois o bem só poderia ser doado a uma outra entidade pública do próprio município;
  • C. Ato regular, pois a doação foi para fins e uso de interesse social
  • D. Ponto de auditoria, devido à inexistência de processo licitatório.
  • E. Ato normal, uma vez que o Prefeito tem autoridade legal para realizar doações de bens móveis e imóveis para entidades particulares, quando existir relevante interesse social;

O Contador, na função de auditor interno, deve manter o seu nível de competência profissional pelo conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria, da legislação inerente à profissão, dos conceitos e técnicas administrativas e da legislação aplicável à Entidade. Em relação a atuação do auditor interno, é FALSA a afirmação:

  • A. O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve preservar sua autonomia profissional.
  • B. O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas, segundo a habilitação técnica e legal dos seus participante
  • C. O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.
  • D. Cabe ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes.
  • E. Para que haja total isenção por parte da auditoria externa, o auditor interno não deve apresentar ou entregar cópia dos seus papéis de trabalho ao auditor independente.
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