Questões de Biblioteconomia

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O texto

Atingir os objetivos almejados não é suficiente, busca também questioná-los quanto à sua utilidade e o grau em que atingiu o resultado desejado,

refere-se

  • A. à eficácia.
  • B. à efetividade.
  • C. à eficiência.
  • D. ao custeio.
  • E. ao custo.

As tecnologias de informação e comunicação trouxeram a informação digital e também o problema da preservação. A chamada preservação digital pode ser dividida em: física, lógica e intelectual.

A preservação digital

  • A. da estrutura lógica compreende os meios de armazenamento digital.
  • B. do suporte físico diz respeito aos formatos de software e hardware.
  • C. do conteúdo intelectual está relacionada à integridade e autenticidade.
  • D. utiliza-se de metadados como meio de conservar o objeto digital original.
  • E. tem por métodos estruturais a migração de suporte e a conversão de formatos.

A metodologia da Gestão de Qualidade se fundamenta em quatro pilares: a centralidade do cliente, a melhoria contínua, a orientação global para os problemas de qualidade e

  • A. a gestão por processos.
  • B. a gestão do conhecimento.
  • C. o controle de tempos e medidas.
  • D. a valorização das gerências intermediárias.
  • E. a gestão holística.

Segundo Sophia Galvão Baptista, “o gestor de uma unidade de informação deve incorporar a forma de raciocínio e a tomada de decisão, adotando o comportamento empresarial para assegurar a sobrevivência de seu negócio”. Daí, as organizações não lucrativas devem ter

  • A. um valor agregado facilmente discernível pelo seu mantenedor, de forma a garantir seu financiamento e manutenção no correr do tempo.
  • B. uma visão de mercado, computando custos e benefícios, bem como estabelecendo preços mínimos para produtos e serviços.
  • C. uma orientação empresarial, desenvolvendo estratégias competitivas, programas e projetos voltados para sua clientela.
  • D. uma postura pró-ativa em relação ao seu negócio, identificando inputs e outputs essenciais para seu funcionamento eficiente.
  • E. uma gestão centrada em resultados, mais do que em processos.

Segundo Philip Kotler (1999, p. 33), há sérios equívocos a respeito da real função do marketing. Nesse sentido, a transposição da filosofia do marketing para a área de i nformação

  • A. é mais incompreendida ainda.
  • B. não enfrentou a mesma resistência que em outras áreas.
  • C. ainda não foi realizada.
  • D. não se diferencia, substancialmente, do que ocorre em outras áreas.
  • E. pode ser vista tanto sob o prisma da empresa privada como sob o viés da Administração pública.

Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao diagnóstico organizacional,

I. É o processo não sistematizado de avaliação de serviços em organizações. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento.

II. Ele pode ter foco específico ou ser exploratório. O diagnóstico exploratório analisa o conjunto, mas aprofunda-se no foco selecionado, que pode ser um serviço, uma estratégia ou um produto. O de foco específico é um tipo de mapeamento que perpassa todos os componentes de uma organização.

Neste caso,

  • A. II está correta; a alternativa I incorre em erro ao afirmar que o diagnóstico organizacional utiliza conceitos e métodos das ciências sociais.
  • B. I está incorreta; a alternativa II confunde as características das duas modalidades de diagnóstico organizacional.
  • C. ambas estão corretas, pois apresentam definições precisas sobre o diagnóstico organizacional e suas duas modalidades.
  • D. ambas estão incorretas, porque confundem os objetivos e características tanto do diagnóstico organizacional como de suas duas modalidades.
  • E. II está correta; a alternativa I está incorreta ao afirmar que o diagnóstico organizacional é um processo não sistematizado.

A maioria das unidades de informação é financiada por impostos estatais ou locais ou estão subordinadas a organizações que não visam lucro, tais como faculdades ou universidades. Considerando as bibliotecas como organizações que não visam lucro, é correto afirmar:

  • A. As bibliotecas normalmente utilizam as mesmas formas de controle financeiro e contabilidade utilizadas por qualquer empresa que visa lucro.
  • B. O administrador de uma biblioteca não necessita dominar as funções gerenciais, como ocorre com o administrador de uma empresa que visa lucro.
  • C. A administração de uma biblioteca parece comparativamente mais simples, porque seus propósitos são frequentemente mais fáceis de articular.
  • D. Existem mais similaridades que diferenças entre a administração de bibliotecas e a de livrarias ou editoras.
  • E. Apenas uma pequena parte do que faz o administrador de uma biblioteca é semelhante àquilo que faz o administrador de uma loja ou supermercado.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:


I. Disciplina.

II. Unidade de comando.

III. Estabilidade do pessoal.

a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.

b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.

c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.

A correlação correta entre eles é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-b, II-a, III-c.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-c, II-a, III-b.
  • E. I-c, II-b, III-a.

O último quarto de século presenciou enormes mudanças na sociedade e nos serviços de biblioteca e informação. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à gestão de mudanças:

I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.

II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.

III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.

IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

Utilizado em administração de bibliotecas, o gráfico abaixo busca identificar as causas dos problemas que se apresentam em um determinad o processo.

 O gráfico é conhecido como

  • A. documento de controle.
  • B. gráfico de causa-e-efeito.
  • C. histograma.
  • D. análise de estratificação.
  • E. diagrama de Ishikawa.
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