Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, com relação às normas técnicas para a área de documentação. Não se utiliza indicação de plural em abreviação de títulos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para fortalecer os editores de títulos eletrônicos nacionais, foi criado o SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). Assinale a alternativa que apresenta a definição desse sistema.

  • A. Grupo de bibliotecas que indexam todas as publicações periódicas eletrônicas do país.
  • B. Projeto que seleciona instituições que vão produzir publicações periódicas eletrônicas.
  • C. Software que auxilia na construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas.
  • D. Cooperativa de bibliotecários consultores de publicações periódicas eletrônicas.
  • E. Rede de instituições que produzem publicações periódicas eletrônicas.

Julgue os itens subsequentes, com relação às normas técnicas para a área de documentação. A norma a ser seguida para a referência bibliográfica de documentos jurídicos em meio eletrônico não difere da utilizada para as publicações em geral disponibilizadas no mesmo meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

O relatório é um instrumento que possibilita que a unidade de informação cumpra suas funções a partir da análise da situação existente, da avaliação dos resultados alcançados e dos problemas encontrados em determinado período de tempo.

Para tanto, o relatório deverá fundamentar-se no

  • A.

    quadro de pessoal

  • B.

    estatuto da unidade

  • C.

    plano de trabalho

  • D.

    organograma institucional

  • E.

    cronograma de atividades

No que diz respeito aos centros de documentação e serviços de informação, julgue os próximos itens.

As ferramentas específicas de extração de informações em enormes volumes de documentos textuais têm grande aplicabilidade no processo de busca e recuperação da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o desenvolvimento tecnológico e dos meios de comunicação, o modelo tradicional de periódico científico vem enfrentando problemas de toda natureza. Três fatores são indicados como causa desses problemas. Aponte a alternativa que apresenta esses fatores.

  • A. O fenômeno da tecnologia da informação, pelo qual todos falam de tudo em qualquer veículo, prejudicando a criação de publicações científicas; a falta de editoras científicas; e a tendência nacional de valorizar publicações internacionais.
  • B. Proliferação dos periódicos; dispersão de artigos sobre o mesmo assunto; e custo elevado da atualização das coleções.
  • C. Aumento de periódicos científicos on-line; a lentidão dos processos de avaliação dos textos encaminhados; e a falta de instrumentos para qualificar o periódico científico.
  • D. A falta de políticas públicas de incentivo à produção literária acadêmica; o monopólio das agências de pesquisa internacionais, que oferecem maior visibilidade dos artigos; e o desinteresse, por parte dos bibliotecários, em desenvolver políticas de coleções de periódicos científicos.
  • E. A falta de pesquisas sobre o tema; a fragilidade com que desaparecem periódicos científicos; e a falta de um sistema nacional de avaliação desses periódicos.

Julgue os itens subsequentes, com relação às normas técnicas para a área de documentação. Para referenciar súmulas, acórdãos e sentenças, devem ser indicadas as partes envolvidas, se houver.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes a desenvolvimento de coleções.

A política de conservação e a política de desenvolvimento de coleções são documentos independentes, considerados fundamentais para o planejamento das ações voltadas ao acervo dos centros de documentação e informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sob a coordenação do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) está o CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas). Sobre esse catálogo, é correto afirmar que se trata de um(a)

  • A. catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras nas bibliotecas brasileiras.
  • B. catálogo de acesso restrito que reúne coleções de publicações periódicas científicas de bibliotecas universitárias do Brasil.
  • C. cooperativa de bibliotecas que tornam disponíveis seus catálogos para pesquisa e consulta às publicações seriadas nacionais e internacionais em texto integral.
  • D. sistema de busca de informação de coleções seriadas que reúne revistas científicas brasileiras.
  • E. base de dados, disponível aos pesquisadores acadêmicos, que reúne periódicos nacionais com o objetivo de contribuir com políticas de aquisição de periódicos nas unidades de informação participantes.

Julgue os itens subsequentes, com relação às normas técnicas para a área de documentação. O sumário é o primeiro elemento textual em uma monografia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...