Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue os próximos itens. A quantidade e a qualidade de uma coleção de biblioteca independem do programa de aquisição e dos métodos de seleção de livros e documentos.
O estudo de usuários tem como objetivos coletar dados para criar e/ou avaliar produtos e serviços informacionais, bem como entender melhor o fluxo de transferência da informação. Um dos métodos empregados para coleta de dados é a Entrevista. Assinale a alternativa correta:
A entrevista não causa nenhuma distorção na compreensão e resposta do entrevistado.
O entrevistador deve ser frio e objetivo e apenas fazer as perguntas, pois assim as respostas serão confiáveis.
A entrevista permite captar as reações, sentimentos e hábitos do entrevistado e permite que o entrevistador esclareça dúvidas sobre a pergunta ou terminologia.
A entrevista possui caráter quantitativo.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.
No que se refere ao planejamento de bibliotecas públicas no Brasil, o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) foi o primeiro e o único órgão, em nível nacional, a ter como objetivos o incentivo, a organização e a manutenção de bibliotecas públicas em todo o território nacional.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a NBR n.º 6.023/2002, julgue os próximos itens.
É recomendado, na referência, inserir hora, minutos e segundos de acesso ao documento eletrônico, não sendo recomendado, contudo, referenciar material de curta duração.
No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue os próximos itens. O acervo bibliográfico de um centro de informação não é uma coleção amorfa e sem divisões, visto que constitui um conjunto de coleções distintas e complementares.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O escritor Sérgio Rangel Porto usou seu nome verdadeiro em crônicas literárias e o bem conhecido pseudônimo Stanislaw Ponte Preta para assinar obras satíricas. Ao definir o cabeçalho de entrada para o autor, usando o AACR2 − Revisão 2002, o bibliotecário deve escolher
o nome verdadeiro, pois este é base do cabeçalho para pessoas, fazendo remissiva do pseudônimo para esta forma.
o pseudônimo, pois este é o nome pelo qual o escritor é geralmente conhecido, fazendo remissiva do nome verdadeiro para esta forma.
o pseudônimo, caso esta forma seja determinada com base nas fontes de referência, fazendo remissivas cruzadas entre os dois nomes.
as duas formas, pois se trata de identidades bibliográficas distintas, fazendo remissivas para relacionar os nomes entre si.
o nome verdadeiro ou o pseudônimo, dependendo de qual foi usado com mais frequência, fazendo remissiva da forma adotada para a outra.
A pesquisa ____________, caracteriza-se pela utilização de técnicas estatísticas com o objetivo de garantir uma maior precisão na análise e interpretação dos resultados, tentando assim, aumentar a margem de confiabilidade dos resultados encontrados no estudo de usuários.
Preencha a lacuna com a alternativa correta:Qualitativa.
Quantitativa.
Metodológica.
Científica.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, adota-se o planejamento da informação, visto que ela deve estar disponível para toda a comunidade e para o país como um todo. A esse respeito, julgue os itens subsecutivos.
Em geral, para a maioria das empresas, o problema não é comunicar, mas saber o que dizer, como dizê-lo e com que frequência fazer isso. Para fazer face a essa questão, surge o marketing informacional para lidar com toda variedade de informação que envolve a criação, a divulgação e a entrega de valor para o público-alvo, bem como administrar o relacionamento, que beneficia tanto a organização quanto seu cliente.Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Para a catalogação descritiva propriamente dita, deve-se identificar o tipo de material livro, material cartográfico, filme etc. e, antes de serem aplicadas as regras específicas para cada um deles, deve-se fazer uma leitura técnica, que consiste na análise com vistas ao levantamento das informações necessárias para a sua representação. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As séries monográficas numeradas estão enquadradas entre as publicações seriadas, mas não recebem o mesmo tratamento de um periódico. Elas devem ter registro de ISBN, o qual deve ser relacionado com o ISSN da série a que pertencem.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue os próximos itens. A política de desenvolvimento de acervo deve considerar os objetivos da instituição, as necessidades informacionais dos usuários, o orçamento previsto, a qualidade das obras, as condições físicas do material e o número de usuários potenciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...