Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Com a revisão do AACR2 de 2002, o campo abrangido pelo capítulo 12 passou a englobar:
I. recursos publicados sucessivamente; II. recursos integrados em andamento; III. algumas categorias de recursos finitos. São exemplos de recursos incluídos em cada categoria, respectivamente,publicações seriadas, folhas soltas de atualização e reimpressões de periódicos.
diretórios contínuos, páginas de atualização da web e recursos em várias partes.
recursos contínuos, conjuntos de peças e reproduções fac-similares.
recursos bibliográficos tangíveis, itens de multimeios e recursos integrados finitos.
fascículos avulsos, materiais adicionais e séries monográficas sucessivas.
No âmbito da Gestão do Conhecimento, o software que se baseia em conceitos de árvore de conhecimento e mapeamento de competências de Pierre Lévy é o
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nos princípios de automação de bibliotecas, julgue os itens a seguir.
Uma das diferenças entre base de dados bibliográfica e base de dados catalográfica consiste no fato de que, na primeira, informa-se o que foi publicado e onde se publicou, sem se referir a nenhum acervo especificamente; ao passo que, na segunda, descrevem-se as obras do acervo de uma ou mais bibliotecas.
Em bibliotecas, o conceito de censura está diretamente ligado ao de
cooperação.
privacidade do usuário.
direito autoral.
liberdade intelectual.
responsabilidade social.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
foi empregado o terceiro nível de descrição.
não se registra a descrição física para recursos eletrônicos de acesso direto.
foram usadas as regras dos capítulos 9 e 24 na sua elaboração.
a descrição física de um recurso eletrônico deve indicar o número de unidades físicas do suporte físico.
falta a indicação do tipo e extensão do recurso.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, com base na classificação decimal universal (CDU).
Uma das indicações dos auxiliares comuns de tempo, representados por aspas, é a data de publicação de um documento.
As fontes que contêm a informação integral, como apresentada em sua forma original no momento de sua publicação, e as fontes nas quais o conhecimento é apresentado ora de forma sintética, ora analítica, e organizadas com arranjo definido conforme sua finalidade, são denominadas, respectivamente,
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nos princípios de automação de bibliotecas, julgue os itens a seguir.
No USMARC, os campos de dados são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere das suas identificações (parágrafos), como, por exemplo, 1XX representa os campos relativos à entrada principal, 5XX, os referentes aos campos de acesso de assuntos e 6XX, os relativos às notas.
Quanto à biblioteconomia, documentação e ciência da informação, é correto afirmar que:
A ciência da informação está relacionada à geração, disseminação, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação e uso de documentos nos seus mais variados suportes.
Os paradigmas que regem as atividades da biblioteconomia, da documentação e da ciência da informação são, respectivamente, o acervo, a recuperação da informação e o acesso à informação.
Biblioteconomia é a ciência e a técnica de planejar, implementar, administrar e organizar bibliotecas e sistemas de acesso e recuperação de informação; é com ela que surge a preocupação com a indexação dos documentos.
Uma boa parte dos objetivos da ciência da informação se origina na biblioteconomia, embora a esta tenham sido agregadas as tecnologias da informação, modificando a guarda e a transmissão da informação.
A documentação investiga as propriedades e o comportamento das forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para a otimização do acesso e uso.
No Z39.50, o documento de negociação é uma aplicação da característica de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...