Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Informatização em unidades da informação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Os softwares de biblioteca cujo método de conversão retrospectiva adotado opera com chaves únicas (ISBN, ISSN) são:
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando o que estabelece o CCAA2 em relação à entrada principal de publicações legais analise as afirmativas a seguir:
I. As leis que governam uma jurisdição têm sua entrada principal sob o cabeçalho estabelecido para essa jurisdição.
II. Os projetos e anteprojetos de leis têm sua entrada principal sob o cabeçalho estabelecido para o(s) autor(es) do projeto/ anteprojeto.
III. Os regulamentos administrativos baixados por órgãos ou agentes governamentais, têm sua entrada principal sob o cabeçalho estabelecido para o órgão ou agente governamental.
Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
São corretas as afirmativas I e II.
São corretas as afirmativas I e III.
São corretas as afirmativas II e III.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No planejamento da automação de bibliotecas, deve-se priorizar o uso de metodologias. Esse planejamento compreende normalmente cinco etapas: definição de objetivos, definição de requisitos, elaboração do projeto, implementação e avaliação. Em relação a essas etapas, julgue os itens subsecutivos.
A análise dos sistemas existentes ocorre na etapa de definição dos requisitos do sistema.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à segurança da informação, julgue os itens seguintes.
A política de segurança da informação de uma organização pode ser utilizada para a melhoria de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), uma vez que este sistema segue o princípio do modelo PDCA (plan, do, check and act).
Biblioteconomia - Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.
Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, relativos à biblioteconomia e à ciência da informação.
A padronização de registros bibliográficos, bem como a racionalização do trabalho em biblioteca, no que se refere à aquisição, à catalogação e ao atendimento ao cliente, deve-se basear em softwares estruturados nos formatos de intercâmbio e padrões internacionais, como MARC21, UNIMARC, AACR2 e Protocolo Z39.50.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão da informação e do conhecimento.
O conhecimento codificado pode ser reproduzido com facilidade e a baixo custo; o mesmo não ocorre, contudo, com o conhecimento explícito.
Biblioteconomia - Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Ao processo de gestão que estabelece o diálogo permanente entre a unidade de informação e o cliente, registrando e medindo a demanda por produtos, a eficiência dos meios de comunicação utilizados, a eficácia da própria comunicação com o cliente e a efetividade das transações estabelecidas no contexto do sistema de informações, denomina-se marketing
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, relativos à biblioteconomia e à ciência da informação.
Quando utilizadas em bibliotecas digitais, as regras de catalogação diferenciam-se das de indexação e metadados, por se aplicarem a quaisquer tipos de documentos bibliográficos e suportes, e não a tipos específicos, como os em formato papel, por exemplo.
Considere os números da tabela a seguir notações da Classificação Decimal de Dewey (CDD).
Coloque os números acima na formatação correta para notações da CDD e indique a sequência correta, em ordem crescente, das notações acima.
I, II, IV, III e V.
V, III, I, II e IV.
III, V, IV, II e I.
IV, III, II, V e I.
V, III, IV, II, e I.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...