Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O relatório periódico da biblioteca é definido como

  • A. uma linha de ação preestabelecida para, em um determinado espaço de tempo, orientar sua missão e seus objetivos.
  • B. um conjunto de informações ordenadas sobre acervo, serviços, usuários e recursos, que retrata a situação da biblioteca em determinado momento.
  • C. um documento que sistematiza as diretrizes gerais dos serviços institucionais, com tempo e espaço definidos.
  • D. um plano geral de ação que dá estabilidade à organização, por estabelecer as linhas mestras que orientam a tomada de decisão.
  • E. uma apresentação sucinta e atemporal dos objetivos gerais, das metas e da filosofia da instituição.

O formato MARC 21 é constituído por estrutura, designação de conteúdo e conteúdo do registro, sendo que a estrutura é formada por três componentes principais: líder, diretório e campos variáveis. Especificamente,

  • A.

    os campos variáveis são de registro (00X) e de dados, fornecem informações codificadas, não possuem indicadores e são agrupados em blocos.

  • B.

    a designação de conteúdo é definida por padrões externos ao formato como ISBD, AACR2 e LCSH.

  • C.

    o conteúdo do registro se refere ao conjunto de etiquetas, indicadores de posição e códigos para identificar dados do registro.

  • D.

    o diretório informa o valor associado a um campo, indicando que os dados do registro precisam de processamento especial.

  • E.

    o líder é um campo que fornece informações detalhadas para o processamento dos dados do registro.

A respeito do formato MARC, julgue os itens subsequentes.

O termo MARC origina-se da expressão inglesa machine readable cataloging e refere-se à capacidade de um computador ler e entender os dados de um registro bibliográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma série de situações pode restringir ou desestimular o uso de uma fonte de informação na internet, por exemplo, a

  • A.

    existência de direitos autorais que impedem o acesso a informações completas.

  • B.

    utilização de uma estrutura simples para a apresentação dos dados.

  • C.

    aplicação de recursos de hipertexto para complementar os conteúdos abordados.

  • D.

    revisão constante dos links internos e externos que apontam para outras páginas.

  • E.

    grande quantidade de acessos simultâneos permitidos dificultando a consulta.

A Classificação Decimal Universal, publicada em 1905, vem sendo continuamente revisada. Ela

  • A. contempla todas as classes principais existentes na Classificação Decimal de Dewey.
  • B. apresenta limitações para classificar assuntos especializados ou relacioná-los.
  • C. é parcialmente hierárquica e parcialmente expressiva, não apresentando hospitalidade para expansão.
  • D. utiliza notação que inclui números decimais e indicadores de facetas especiais.
  • E. possui um conjunto de regras cuja aplicação na íntegra facilita a organização dos documentos nas estantes.

Conforme NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assinale a alternativa correta:

  • A.

    ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ODONTOLÓGICA, 6., 2003, João Pessoa; REUNIÃO DA SOCIEDADE NORDESTINA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA, 5., 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2003.

  • B.

    ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ODONTOLÓGICA, 6., 2003, João Pessoa; REUNIÃO DA SOCIEDADE NORDESTINA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA, 5., 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2003.

  • C.

    ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ODONTOLÓGICA, 6., 2003, João Pessoa: REUNIÃO DA SOCIEDADE NORDESTINA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA, 5., 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2003.

  • D.

    ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ODONTOLÓGICA, 6, 2003, João Pessoa; REUNIÃO DA SOCIEDADE NORDESTINA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA, 5, 2003, João Pessoa. Anais...João Pessoa: UFPB, 2003.

Julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento de serviços de disseminação seletiva da informação (DSI).

A implementação corresponde à etapa de operacionalização do serviço de DSI em que são cumpridas as etapas e as atividades previstas nas fases definidas no fluxo do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estudo avalia os determinantes sociais, econômicos e culturais da morte materna, analisando trinta casos de óbitos maternos ocorridos no serviço de obstetrícia de uma unidade pública de saúde no estado do Amapá entre 2009 e 2010. A coleta de dados foi baseada em informações de prontuários do hospital e em entrevistas estruturadas com os familiares de mulheres que foram a óbito. Os dados foram tratados a partir da associação do método qualitativo e quantitativo, à luz do materialismo dialético. As mortes maternas prevaleceram em mulheres com idade acima de 22 anos (60%), sendo 66,7% de mulheres afrodescendentes, 26,7% de brancas e cerca de 6,6% sem informação. Dos casos estudados, 40% das mulheres passaram por situação de violência. O resultado indica que a morte materna está relacionada com as condições materiais de vida, entre as quais a falta de acesso ao Sistema Único de Saúde, o misticismo, a prática do aborto e o isolamento social.

O texto acima é exemplo de resumo

  • A.

    indicativo.

  • B.

    informativo.

  • C.

    descritivo.

  • D.

    crítico.

  • E.

    expositivo.

A CDU, 2.ª Edição Padrão, é constituída de dezenove tabelas auxiliares comuns e especiais. Os auxiliares comuns pertencem a três grupos:

  • A. auxiliares de relação, auxiliares especiais e auxiliares modificados.
  • B. auxiliares de relação, auxiliares independentes e auxiliares dependentes.
  • C. auxiliares especiais, auxiliares de coordenação e auxiliares de relação.
  • D. auxiliares consecutivos, auxiliares de coordenação e auxiliares independentes.
  • E. auxiliares especiais, auxiliares modificados e auxiliares dependentes.

A escolha do nível de detalhamento na descrição, segundo a AACR2, deve prever o mesmo conjunto de elementos para todos os itens catalogados no nível escolhido, desde que os elementos se apliquem ao item que está sendo catalogado e quando, no caso de acréscimos opcionais, a biblioteca tiver decidido incluir um elemento opcional. Essa escolha deve ser baseada no

  • A. formato de entrada.
  • B. modelo de cooperação
  • C. objetivo do catálogo.
  • D. perfil da biblioteca.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...