Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao planejamento em serviços de informação.
I. Por não estar totalmente incorporado à rotina do bibliotecário, o planejamento, quando ocorre, é como atividade esporádica e não como atividade permanente. Como atividade esporádica, corre o risco de se limitar a fabricar planos como fins em si mesmos, perdendo de vista a ação. II. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem. Isso significa que o planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não, como às vezes observamos, navegar na direção oposta. Conclui-se das informações acima queapenas a afirmativa II está correta, pois atualmente o planejamento já está incorporado à rotina do bibliotecário.
as duas afirmativas estão incorretas.
apenas a afirmativa I está correta, pois o planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se frequentemente no nível estratégico, e não nos intermediário e operacional.
as duas afirmativas estão corretas.
a afirmativa II está apenas parcialmente correta, uma vez que é um exagero afirmar que o planejamento estratégico é uma prerrogativa dos níveis de direção da organização, enquanto a afirmativa I está incorreta, pois descaracteriza o conceito de planejamento, entendendo-o como uma atividade mecânica.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos à elaboração de índices e resumos.
Índices e resumos consistem em representações do conteúdo temático dos documentos.
O conjunto de documentos, devidamente selecionado, adquirido e organizado, tendo em vista a natureza de seus objetivos, corresponde à definição de
acervo.
aquisição.
catálogo.
classificação.
seleção.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
Caso se pretenda criar um perfil para uma biblioteca em alguma rede social, é necessário avaliar previamente as possibilidades de dedicação do bibliotecário na manutenção desse perfil, bem como o tempo e os recursos necessários à inserção de novos conteúdos, visto que é necessário monitorar o canal de comunicação constantemente.
Permite ao gestor a definição do rumo a ser seguido por uma empresa visando otimizar a relação entre a instituição e o ambiente no qual está inserida.
A definição acima faz referênciaà gestão do conhecimento.
à gestão da qualidade.
à engenharia do trabalho.
ao planejamento estratégico.
à administração estratégica.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos à elaboração de índices e resumos.
A análise conceitual e a tradução de documento são atividades de responsabilidade do indexador, sendo a tradução a etapa que converte a análise conceitual em determinado conjunto de pontos de acesso.O registro que se faz para tornar um documento patrimônio da biblioteca, atribuindo a cada documento um número sequencial de registro, denomina-se
acervamento.
recebimento.
tombamento.
processamento.
intercambiamento.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens de 88 a 93, relativos a estudos de usuários.
A disseminação seletiva da informação é considerada como não especializada, em virtude de não ser direcionada a perfis específicos de público usuário da informação ou de unidade de informação.
Em serviços de informação, autores como Barter Jr (1994) têm salientado que, a despeito de toda a revolução tecnológica e de instrumentos cada vez mais avançados para o controle e disponibilização de informações, o importante é o investimento
no pessoal qualificado para o atendimento dos clientes.
na aquisição de materiais de informação mais adequados às necessidades dos clientes.
em sistemas mais amigáveis para acesso aos materiais disponíveis.
em espaços físicos que possibilitem acessibilidade e conforto aos clientes dos serviços de informação.
na disponibilidade de acesso rápido aos documentos eletrônicos.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Programa de Comutação Bibliográfica, coordenado pelo IBICT, permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais. Assinale a alternativa que apresenta documentos atendidos pelo COMUT.
Periódicos, teses, anais de congressos e partes de documentos.
Partes de documentos, patentes, fitas de vídeo e jornais.
Periódicos científicos, mapas, microformas e boletins.
Teses, DVDs institucionais, jogos interativos e artigos de periódicos.
Dissertações, partituras, manuscritos e atas de reuniões técnicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...