Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
de proximidade os documentos recuperados incluem os termos que estiverem adjacentes na pesquisa.
booleano OU os documentos recuperados contêm pelo menos um dos termos da pesquisa.
booleano NÃO os documentos recuperados incluem o primeiro termo e excluem o segundo termo da pesquisa.
de truncagem os documentos recuperados contêm os termos que estiverem separados na pesquisa.
booleano E os documentos recuperados contêm todos os termos da pesquisa
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne a formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
A política de desenvolvimento de coleções engloba um conjunto de normas e diretrizes que visam determinar ações, descrever estratégias gerais, estabelecer instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções.
Segundo a NBR 14724, glossário é a
folha em que autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
folha que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho.
lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções.
Analise a referência abaixo:
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988. 146 p. Recensão de: SILVA, E. T. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 17, n. 2, jul./dez. 1988.
Para a sua elaboração, além da NBR 6023, foi utilizada também a NBR
6027.
6029.
6022.
6034.
6032.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.
Na elaboração da política de desenvolvimento de coleções, no que tange à assinatura de periódicos, deve-se preferir o formato tradicional ao digital, mesmo considerando-se o aumento significativo da área do acervo destinada a esse tipo de documento em formato tradicional.
Em um estudo de usuários, os pesquisadores/bibliotecários solicitaram que os participantes descrevessem a última busca bibliográfica que haviam realizado, detalhando as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. Neste caso, estavam utilizando a
Técnica do Incidente Crítico.
Análise de Tarefas e Resolução de Problemas.
Observação Direta.
Metodologia do Diário.
Descrição Direcionada.
Segundo a NBR 10520, a diferença entre notas de rodapé e notas explicativas é que as
explicativas são usadas para comentário, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.
de rodapé indicam as fontes consultadas pelo autor.
explicativas trazem indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor.
de rodapé remetem para outras partes da obra em que o assunto foi abordado.
explicativas podem também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.
A aquisição de materiais pode ocorrer por meio de três modalidades: compra, doação e permuta. Entre elas, a permuta é a modalidade que requer o trabalho mais criterioso por parte do bibliotecário.
Os estudos de usuários são de dois tipos: a abordagem tradicional, que são os estudos dirigidos ao sistema de informação, e a abordagem alternativa, que são os estudos voltados ao usuário da informação.
É correto afirmar que os estudos baseados na abordagemtradicional empregam maior orientação qualitativa, servindo para definir como o sistema pode ser melhor projetado para atender as necessidades de informação dos usuários.
tradicional focalizam o uso de fontes, bases de dados, obras de referência etc., servindo para definir os tipos de materiais a serem incorporados pelas unidades de informação.
alternativa analisam as linhas temáticas de interesse de grupos de usuários, servindo para determinar a estrutura organizacional da informação dentro de um sistema.
alternativa examinam como o usuário é afetado por uma ou mais barreiras ao uso de um sistema de informação, servindo para medir os vários atributos ou características desse sistema.
tradicional consideram o indivíduo como sendo orientado situacionalmente, servindo para buscar compreender o processo de busca e uso da informação.
A estrutura administrativa de uma biblioteca específica não admite a tomada de decisões por funcionários administrativos de baixo escalão, que atuam em frente de atendimento aos clientes, devendo estes se reportar a seus superiores em cada caso. É correto afirmar que, nesta biblioteca, impera uma estrutura
centralizada.
descentralizada.
colegiada.
comissional.
flexível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...