Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Consideremos o eixo evolutivo que nasce na biblioteconomia, passa pela documentação e leva à ciência da informação. Nesse esquema, a documentação representa uma transformação em relação ao paradigma do acervo: à informação estática sobrepõe-se o seu significado social, o acesso.
O trecho acima
é irrelevante: podemos vislumbrar um eixo evolutivo, contudo a mudança de paradigma somente ocorre com o advento da ciência da informação.
não tem valor: a documentação não representa uma transformação, mas a sedimentação de procedimentos e componentes clássicos da biblioteconomia.
parte de um pressuposto infundado: a concepção de eixo evolutivo é inadequada, porque a documentação surge como disciplina integrante da biblioteconomia.
parte de um pressuposto válido: a ideia de evolução entre as áreas é pertinente, mas a documentação mantém como parâmetro o livro.
tem significância: a documentação marca um deslocamento de ênfase do acervo para o acesso à informação, que representa uma abordagem dinâmica.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, relativos aos conceitos básicos da biblioteconomia e da ciência da informação.
Quanto ao conteúdo, classificam-se os livros em dois grupos: de leitura e de consulta ou de referência. O índice alfabético é indispensável quando o arranjo dos livros de consulta é alfabético, sistemático ou cronológico.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens seguintes.
As tecnologias de informação são fundamentais e estão inexoravelmente ligadas à ciência da informação. Com respeito à biblioteconomia, tal importância é relativa, pois as tecnologias de informação são utilizadas apenas para a automação de bibliotecas e centros de documentação.Em relação a vocabulários controlados, analise:
I. Qualificador é um termo usado para diferenciar homógrafos. Não é considerado parte do termo ou cabeçalho de assunto e, muitas vezes, aparece como nota de escopo.
II. O qualificador não deve ser usado para representar conceitos compostos, como em tênis (couro). A palavra couro, aqui, é usada para indicar um tipo de tênis em vez de especificar o domínio do termo tênis. O uso apropriado de qualificadores para este caso seria: tênis (esporte) e tênis (calçado).
III. Sempre que o uso permitir, deve-se empregar termos compostos no lugar de qualificadores, como em: tolerância religiosa em vez de tolerância (religião).
Pode-se afirmar que
II está incorreta: o uso de qualificador para identificar o tipo ou característica de um conceito é tão comum quanto para especificar o seu domínio.
I está incorreta: o qualificador faz parte do termo e, idealmente, consiste de uma única palavra mais abrangente do que o termo qualificado.
III está incorreta: sempre que possível, deve-se usar qualificadores em vez de termos compostos, como em tolerância (religião) em vez de tolerância religiosa.
I, II e III estão corretas: as regras para o uso de qualificadores fazem parte de diretrizes que objetivam padronizar e dar consistência a instrumentos de controle terminológico.
I, II e III estão incorretas: na I, qualificador serve para distinguir sinônimos; na II, ele deve ser usado tanto em conceitos simples como em compostos; e na III, o uso de termos compostos ou de qualificadores é opcional.
A norma internacional ISO 8601 refere-se a
referências bibliográficas.
nomes dos países e suas subdivisões.
idioma(s) dos documentos.
códigos de barra.
dados de data e tempo.
Analise as referências abaixo.
I. IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.
II. MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração – S. Paulo. São Paulo, 1997. 16 p. [Catálogo]
III. INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997: Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura. Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder.
IV. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98: 5 CD-ROM. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998.
V. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental – EIA, Relatório de impacto ambiental – RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).
Segundo a NBR 6023, está correto o que consta APENAS em
I e III.
I e V.
II e IV.
II e V.
III e IV.
Segundo a NBR 6023,
as abreviaturas devem ser conforme a NBR 10518.
os elementos essenciais da referência devem ser apresentados em sequência padronizada, enquanto os complementares são de livre disposição.
quando aparecerem em notas de rodapé, as referências devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da terceira letra da primeira palavra.
documento é qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova.
separata é um documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física.
Analise as assertivas abaixo.
I. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.
II. Citação de citação: Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
III. Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
IV. Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.
Segundo a NBR 10520, está correto o que consta em
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A NBR ISO 2108 estabelece as especificações do Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) como um sistema de identificação internacional exclusivo para cada formato ou edição de uma publicação monográfica publicada ou produzida por um editor ou produtor específico. Segundo essa norma, no número ISBN 978-90-70002-34-3,
90 indica o elemento registrante do ISBN, que na maioria dos casos refere-se a um editor.
978 corresponde ao elemento de prefixo, que indica que o produto origina-se no e é parte do sistema ISBN.
70002 indica o elemento de grupo de registro, ou seja, identifica os grupos nacionais, geográficos, de idiomas ou outros grupos semelhantes no qual uma ou mais agências do ISBN operam.
34 é o dígito de verificação, calculado com um algoritmo módulo 10.
3 é o elemento de publicação, alocado pelo editor da publicação monográfica.
Segundo a NBR 6024, alínea é definida como
parte em que se divide o texto de um documento, que contém as matérias consideradas afins na exposição ordenada do assunto.
número ou grupo numérico que antecede cada seção do documento.
cada uma das subdivisões de um documento, indicada por uma letra minúscula e seguida de parênteses.
principal divisão do texto de um documento.
divisão do texto de uma seção primária, secundária, terciária e quaternária, respectivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...