Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às tipologias dos metadados, relacione adequadamente o tipo de metadado à sua característica.

1. Metadados administrativos.

2. Metadados estruturais.

3. Metadados descritivos.

( ) Incluem dados, como, por exemplo, a resolução das imagens, o equipamento e o programa utilizado para produzir as imagens e a informação sobre compactação de arquivo.

( ) Usados para indexação, identificação e recuperação dos recursos digitais.

( ) Permitem a visualização e o folheio dos recursos digitais que inclui também a organização interna do catálogo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 1, 3.
  • C. 1, 3, 2.
  • D. 3, 1, 2.

Observando a área do título, a indicação de responsabilidade e o que prescreve o CCAA, a entrada principal da obra descrita anteriormente deve ser dada:

  • A. Pelo título.
  • B. Pelo editor.
  • C. Pelo primeiro autor citado.
  • D. Pelos autores constantes na área.

Quanto ao Vocabulário Controlado Básico – VCBS, Thesaurus da Biblioteca do Senado Federal, é correto afirmar que:

  • A. É um tesauro especializado em ciências sociais com ênfase no direito.
  • B. É constituído de termos para pós-coordenação, em que estes possuem igual valor: não existem subtermos ou subcabeçalhos.
  • C. Trata-se de uma lista estruturada de assuntos, nas quais estes são representados por códigos numéricos ou alfanuméricos ou, ainda, por símbolos.
  • D. Pode ser classificado como uma taxonomia por oferecer um mapa da área de direito e por refletir o tipo de organização da instituição que representa.

O seguinte parágrafo do formato MARC NÃO se aplica ao registro bibliográfico anteriormente citado:

  • A. 100.
  • B. 250.
  • C. 300.
  • D. 500.

Os Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) identificam entidades que representam os produtos do trabalho intelectual ou artístico. Relacione adequadamente as entidades ao seu exemplo.

 A sequência está correta em

  • A. 1, 4, 3, 2.
  • B. 2, 1, 4, 3.
  • C. 3, 1, 2, 4.
  • D. 4, 3, 2, 1.

Em relação aos centros de memória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Representam fonte de informação confiável, produzida e controlada pela própria instituição que os administra.

( ) Têm, entre outros, o objetivo de fortalecer o compromisso da instituição com suas responsabilidades social e histórica.

( ) Visam promover uma reflexão sobre a história da instituição, contribuindo para que os gestores moldem e atualizem os componentes da cultura organizacional.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F.
  • B. F, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. V, V, V.

De acordo com o processo de descrição de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O uso de metadados no contexto da Web tem como objetivo possibilitar a obtenção de mecanismos de avaliação do usuário, via interação com o ambiente informacional.

( ) O padrão Dublin Core para descrição de metadados é composto por três elementos descritivos, a saber: dados de representação física, dados de representação temática, dados para controles administrativos das coleções.

( ) A descrição de documentos, seja no ambiente tradicional, seja no ambiente digital, visa controlar acervos e prover meios de acessar seletivamente os itens de uma coleção.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F.
  • B. F, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. V, V, V.

A leitura constitui-se em um dos fatores decisivos do estudo e imprescindível no desenvolvimento da pesquisa escolar. Alguns autores indicam que a atividade de ler implica quatro operações básicas: 1) reconhecimento; 2) organização; 3) elaboração e 4) valoração. Dados os enunciados,

( ) Estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato e original dos símbolos gráficos utilizados no texto.

( ) Entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos etc.

( ) Cotejar os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar as afirmações ou supostas verdades.

( ) Entender o significado dos símbolos gráficos utilizados no texto.

assinale a sequência correta que associa cada uma das operações com o seu respectivo enunciado, de cima para baixo.

  • A. 1 – 2 – 4 – 3
  • B. 2– 3 – 1 – 4
  • C. 2 – 3 – 4 – 1
  • D. 3– 2 – 4 – 1
  • E. 3 – 4 – 2 – 1

Diversos empreendimentos científicos e históricos permitiram a consolidação da Ciência da Informação enquanto campo científico. É considerado marco da institucionalização da Ciência da Informação

  • A. a publicação do artigo “May as we think”, por Vanevar Bush, nos anos 1950.
  • B. o surgimento das novas tecnologias da informação (TIC), nos EUA, nos anos 1980.
  • C. a criação da Classificação Decimal de Dewey, em 1876, por Melvil Dewey, nos EUA.
  • D. a criação do Scientific Information Institute, em 1933, por Watson Davis, no Reino Unido.
  • E. a implantação, no Reino Unido, do Institute of Information Scientists, em 1958, por Jason Farradane, John Bernal e outros.

Facilidade de aprendizado; eficiência de uso; facilidade de memorização ou retenção; minimização de erros e satisfação são características constitutivas dos

  • A. grupos focais.
  • B. estudos de usuários.
  • C. atributos de usabilidade.
  • D. métodos de educação de usuários.
  • E. processos de gestão de unidades informacionais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...