Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para suprir as necessidades de informação dos usuários, as atividades do setor de referência ou informação abrangem desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Constitui objetivo da abordagem denominada valor adicionado solucionar os problemas do sistema de informação com base na percepção do usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de indexação e recuperação da informação, julgue os itens subsequentes.

Descritores pré-codificados são termos DeCS usados para especificar conceitos tratados pelo autor do documento e que auxiliarão na restrição do escopo de uma pesquisa. Porém, se os mesmos conceitos forem indexados como descritores primários, eles não devem aparecer como pré-codificados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dado o ISBN 978-85-333-0398-X e considerando cada um dos seus segmentos, estabeleça a relação da segunda coluna de acordo com a primeira.

A sequência correta dos números, de cima para baixo, é

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • B.

    2 – 3 – 1 – 4 – 5

  • C.

    3 – 5 – 4 – 1 – 2

  • D.

    4 – 5 – 5 – 2 – 1

  • E.

    5 – 3 – 2 – 4 – 1

No tocante ao código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os próximos itens.

No AACR2, o capítulo relativo a todos os materiais corresponde à primeira área da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos de usuário, realizados segundo metodologias utilizadas nas ciências sociais, como a observação e a entrevista, buscam compreender as necessidades, as preferências, as opiniões e as avaliações dos usuários acerca dos serviços de informação a eles oferecidos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

No atendimento ao usuário, a etapa denominada estratégia de busca preocupa-se com questões relativas ao modo como o acervo local ou remoto será consultado, com as partes do acervo que serão consultadas e em qual ordem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmações abaixo.

I - Nos esquemas de classificação, o arranjo alfabético é secundário na forma de um índice que remete para o arranjo principal, que é hierárquico.

II - No tesauro, o arranjo implícito dos termos é alfabético, mas existe uma estrutura hierárquica explícita incorporada à lista alfabética por meio de remissivas.

III - A lista de cabeçalhos de assuntos é similar ao tesauro por ser de base alfabética, mas difere dele porque incorpora uma estrutura hierárquica imperfeita e por não distinguir claramente as relações hierárquicas das associativas.

IV - Os esquemas de classificação, as listas de cabeçalhos de assuntos e os tesauros são tipos de vocabu- lário que controlam sinônimos, distinguem homógrafos e agrupam termos afins, mas empre- gam métodos um tanto diferentes para alcançar esses objetivos.

V - A indexação derivativa envolve o esforço de representar a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de alguma forma de vocabulário controlado.

Estão corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I , III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Acerca das tecnologias de informação e comunicação e seu uso no gerenciamento da informação em ambiente digital, julgue os itens a seguir.

Entende-se por interoperabilidade a capacidade de componentes ou serviços de bibliotecas digitais serem funcionalmente e logicamente intercambiáveis em virtude de eles terem sido implementados de acordo com um conjunto de interfaces bem definidas e publicamente conhecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante ao código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), julgue os próximos itens.

Na área de notas, aquela destinada à fonte do título principal indica a fonte de onde se extraiu o título e, nas gravações de som, essa nota é redigida somente no caso de constituir um contêiner.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos de usuário, realizados segundo metodologias utilizadas nas ciências sociais, como a observação e a entrevista, buscam compreender as necessidades, as preferências, as opiniões e as avaliações dos usuários acerca dos serviços de informação a eles oferecidos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O denominado comportamento de busca de informação ocorre quando o usuário de informação percebe que não detém conhecimento suficiente para lidar com determinada questão ou determinado problema. A busca cessa quando essa percepção deixa de existir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos, a entidade que representa o produto do trabalho intelectual ou artístico, que implica a representação de todos os objetos físicos possuidores das mesmas características tanto de conteúdo intelectual como de forma física e que abrange diversos materiais como livros, manuscritos, mapas, filmes e kits de multimídia denomina-se

  • A.

    obra.

  • B.

    item.

  • C.

    conceito.

  • D.

    expressão.

  • E.

    manifestação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...