Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de indexação.

A indexação pós-coordenada é adequada para gerar índices impressos e catálogos em fichas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As bases de dados são um importante recurso utilizado em bibliotecas para registro, recuperação e disseminação da informação. Julgue os itens seguintes acerca dos tipos de bases de dados, formatos de registro e intercâmbio de dados e principais bases de dados mantidas por redes de cooperação.

A rede Bibliodata é formada por diversas bibliotecas que registram suas coleções segundo os padrões comuns. Uma das limitações dessa rede diz respeito à ausência de mecanismo de busca unificada, o que ocasiona necessidade de realizar consultas individuais nas bases de dados de cada biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao profissional bibliotecário, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Na sociedade da informação, o bibliotecário responsável pelo desenvolvimento das coleções será o especialista em hiperligações para mapear os recursos informacionais externos.

  • B.

    Historicamente, as atividades e funções do profissional bibliotecário estiveram voltadas muito mais para a preservação do que para a disseminação.

  • C.

    Os bibliotecários que atuam na biblioteca escolar também possuem uma responsabilidade didático-pedagógica.

  • D.

    Nas bibliotecas especializadas, a orientação para obtenção de informação é a principal orientadora do fazer dos profissionais que nela atuam.

Num estudo de usuários, os indivíduos que não conhecem o acervo ou serviços, que não têm acesso ou não sabem utilizá-los, ou que não confiam no serviço e não sabem que precisam de informação são identificados como um grupo específico, denominado:

  • A.

    não-usuários.

  • B.

    usuários focais.

  • C.

    usuários potenciais.

  • D.

    público-alvo.

  • E.

    usuários-problema.

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de indexação.

Quanto maior for a extensão da representação de conteúdo de um documento, maior será a sua recuperabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O crescimento do número de bases de dados em diferentes áreas do conhecimento favorece o desenvolvimento do serviço de disseminação seletiva da informação (DSI). Julgue os itens a seguir a respeito desse serviço.

A elaboração de perfis de usuários envolve conhecimento das bases de dados utilizadas pelo serviço e compreensão dos programas de busca e da lógica necessária para construir a estratégia de busca.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional de informação agirá de modo ético se

  • A.

    organizar e disseminar incorretamente as informações

  • B.

    atuar como profissional do setor de referência e informar o usuário que ele deve procurar outro setor para resolver a questão informacional que o levou até lá.

  • C.

    cobrar por um serviço ou produto sem ter claramente os custos operacionais.

  • D.

    pesquisar em todas as fontes de informação possíveis e informar ao usuário a solicitação quando sua solicitação não foi atendida, após busca detalhada.

A Coleção Affonso Penna Júnior da Biblioteca do Ministério da Justiça é composta por livros raros e preciosos, onde se destacam dois incunábulos. Nesses livros, as primeiras e as últimas palavras indicam, respectivamente, a abertura e o encerramento do texto e, segundo o AACR2R, denominam-se:

  • A.

    frontis e codex.

  • B.

    reclamo e assinatura.

  • C.

    incipit e explicit.

  • D.

    testemunho e corandel.

  • E.

    frontispício e colofão.

Observe as afirmativas abaixo.

I – Nas funções das bibliotecas, as propriedades organizacionais referem-se ao conjunto de estruturas administrativas e de pessoal.

II – As coleções de objetos representando o conhecimento (documentos) e equipamentos especializados referem- se às propriedades intelectuais das bibliotecas.

III – O paradigma da Ciência da Informação compõe-se de um grupo de ideias relativas ao processo que envolve o movimento da informação em um sistema de comunicação humana.

IV – A função social da biblioteca enquanto uma instituição social está, principalmente, em ser o fio condutor entre indivíduos e conhecimento de que eles necessitam.

V – O paradigma da Biblioteconomia compõe-se de um grupo de ideias relativas ao processamento do livro enquanto registro do conhecimento em sistemas de informação.

São corretas APENAS as afirmativas

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de indexação.

Na indexação, a utilização de vocabulários controlados prescritivos contribui para que haja maior coerência entre indexadores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...