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O conceito de serviço de atendimento a usuários costumava se referir a uma orientação do bibliotecário para o usuário realizar uma pesquisa e localizar um item no espaço da biblioteca. Hoje conhecido como serviço de referência e informação, esse conceito evoluiu para a visão cuja essência está em
acompanhar o usuário durante todo o processo de busca de informação.
auxiliar leitores no momento da utilização de documentos com a finalidade de estudo e pesquisa.
responder perguntas e orientar o consulente no uso das obras de referência.
mostrar boa vontade para prestar qualquer serviço, criando um ambiente amistoso no qual o leitor se sinta à vontade.
ligar pessoas com uma necessidade de informação a um serviço capacitado para satisfazer essa necessidade.
Visando melhorar o atendimento do usuário e, ao mesmo tempo, promover o uso extensivo dos recursos da biblioteca, o serviço de informação e referência deve concentrar esforços
no serviço de empréstimo domiciliar.
na educação do usuário.
na divulgação da biblioteca.
no treinamento do bibliotecário.
na comunicação visual do espaço.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que versam a respeito da documentação jurídica, do Diário Oficial da União (DOU) e do Diário de Justiça (DJ).
Um dicionário de direito constitucional traz artigos longos e detalhados de especialistas em temas essenciais dessa área do direito.
Em geral, a dinâmica do processo de referência (o atendimento ao usuário propriamente dito) inclui duas fases: uma relacionada à natureza do problema do usuário e outra, às decisões e caminhos percorridos pelo bibliotecário. A primeira fase relacionada à natureza do problema envolve quatro etapas. São elas:
a negociação da questão, o processo de busca, a resposta e a solução do problema.
a pergunta, a negociação, a busca da informação e a renegociação.
a formulação da questão, a entrevista, a estratégia de busca e a busca.
o processo de comunicação, a questão, a pesquisa e as fontes de informação.
o problema, a necessidade de informação, a questão inicial e a questão negociada.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que versam a respeito da documentação jurídica, do Diário Oficial da União (DOU) e do Diário de Justiça (DJ).
No intuito de controlar a abundância da massa documental jurídica, o DOU publica as normas jurídicas com hiperligações, que proporcionam relacionamento com outras que altera ou revoga.
Considere a referência bibliográfica abaixo:
OLIVEIRA, Marlene; MATHEUS, Renato Fabiano; CASTRO, Júlio Vítor Rodrigues de; RIBAS, Guilherme; SALES, Rodney Givisiez Sales. Os grupos de pesquisa em Ciência da Informação: análise de redes sociais como ferramentas de apoio para estudo epistemológico. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; MUGNAINI, Rogério; RAMOS, Lúcia Maria S. V. Costa (org.) Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara Editora, 2009. p. 531-551.
Segundo a norma da ABNT, a
indicação dos autores do capítulo está incorreta, pois quando há mais de 3 autores, cita-se apenas o primeiro, seguido da expressão "et al".
referência está totalmente correta.
referência está incorreta, pois deveria ter sido iniciada pelo título do capítulo.
citação dos organizadores do livro está incorreta, pois estes deveriam ter sido apresentados em ordem alfabética.
referência está incompleta, pois não informa que se trata da primeira edição da obra.
Julgue os itens a seguir acerca de biblioteconomia e ciência da informação.
A biblioteconomia, por ter como principal objeto de estudo a informação científica e tecnológica, tem a função de filtrar as informações no campo que está atuando, isto é, selecionálas, analisá-las e classificá-las.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da aquisição de recursos de informação para bibliotecas.
Os itens recebidos pela biblioteca por meio de doação estão sujeitos à política de desenvolvimento de coleções da biblioteca, isto é, devem ser objeto de procedimentos que estabeleçam a forma de recebimento, possíveis repasses e descartes desses itens quando não atenderem ao público-alvo da biblioteca.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, que versam a respeito da documentação jurídica, do Diário Oficial da União (DOU) e do Diário de Justiça (DJ).
O DJ publica, entre outros, os atos de caráter judicial de tribunais superiores e aqueles decorrentes de determinação legal emanados nos tribunais de justiça dos estados.
O webmarketing é um processo destinado a satisfazer os desejos e as necessidades das pessoas por informações, serviços ou produtos utilizando a Internet como canal de comunicação ou distribuição. Entre as possibilidades de webmarketing disponíveis para uso das bibliotecas estão
os banners, normalmente utilizados nas páginas iniciais de portais ou sites.
as ferramentas de busca, a forma mais antiga e primária de se utilizar a web como canal de promoção.
o pop-up, que pode ser utilizado de forma contínua.
o site web, que deve ser utilizado quando as listas de distribuição são de grupos de interesses comuns.
o webcasting, que consome pouco recurso de processamento da estação de trabalho e da rede de computadores.
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