Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O principal propósito da elaboração de índices e resumos é construir representações de documentos, de forma a incluí-los em uma base de dados para posterior recuperação. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na indexação realizada de modo exaustivo, existe um nível ideal de exaustividade, aplicável a todos os itens de uma base de dados, independentemente dos pedidos formulados ao sistema.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere à documentação jurídica que engloba os documentos legais gerados pelos processos jurídico-legislativos e outras fontes de informação, julgue os itens a seguir.
Índices e ementários são publicações editadas periodicamente e contêm o texto integral da legislação, acompanhado de índices remissivos.
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere uma biblioteca universitária com as seguintes características: acervo de natureza multidisciplinar, grande número de documentos incorporados diariamente ao acervo, catálogo disponível somente para acesso em linha e carência de recursos humanos. Julgue os itens seguintes quanto à adequação de uma política de indexação para essa biblioteca hipotética.
A busca no catálogo em linha é facilitada pela adoção de um tipo de indexação pré-coordenada.
A aquisição de grandes quantidades de livros em bibliotecas públicas deve ser feita por meio de licitação. Essa atividade é regida pela Lei no 8.666/93, conhecida como Lei
de Concorrências e Licitações no Poder Público.
de Transparência Administrativa.
do Pregão.
da Desburocratização.
de Licitações e Contratos.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Lucivaldo Barros, no texto Fontes de Informação Jurídica, afirma que "a informação jurídica é apresentada sob três formas básicas, a saber:
doutrina, legislação e jurisprudência".
lei, decreto e decreto-lei".
poder legislativo, poder executivo e poder judiciário".
justiça federal, justiça do trabalho e justiça militar".
conjunto de leis, ciência do direito e literatura jurídica".
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos à pesquisa e à metodologia científica e, mais especificamente, à pesquisa bibliográfica.
O uso de perguntas fechadas em questionários de coleta de dados, em comparação ao uso de perguntas abertas, apresenta a vantagem de possibilitar uma investigação mais aprofundada e precisa. No entanto, a análise desse tipo de pergunta é mais complexa e demorada.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes acerca de tipos de índices e das regras para sua elaboração.
Os índices sistemáticos são construídos segundo princípios lógicos, que, em geral, se baseiam em algum tipo de sistema de classificação de assuntos.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes acerca de tipos de índices e das regras para sua elaboração.
Os índices pós-coordenados são geralmente utilizados na produção de índices impressos de livros.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os softwares de gerenciamento de bibliotecas possuem funções e recursos básicos encontrados na maioria dos sistemas disponíveis no mercado para automação de bibliotecas. Julgue os itens a seguir, a respeito desse tipo de software.
Dispositivos de captura de dados, tais como leitoras ópticas de caracteres que permitem a leitura automática de números de registro de documentos e de usuários, são requisitos necessários ao módulo de controle de automação.
De acordo com o Código de Ética do Profissional Bibliotecário, são direitos profissionais, EXCETO:
Votar e ser votado para qualquer cargo ou função em órgãos ou entidades de classe, nos termos da legislação vigente.
Julgar questões relacionadas às transgressões de preceitos do Código de Ética praticadas por Conselheiros Regionais e Conselheiros Federais.
Exercer a profissão independentemente de questões referentes à religião, raça, sexo, cor e idade.
Defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional.
Preservar seu direito ao sigilo profissional, quando portador de informações confidenciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...