Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
A abordagem clássica das funções administrativas delineadas por Fayol (planejamento, organização, coordenação, direção e controle) está consagrada na literatura de Biblioteconomia e adequada às teorias e práticas de administração de bibliotecas. Nesse contexto, a função de controle é aquela em que o bibliotecário toma decisões que podem, por exemplo:
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Na Classificação Decimal Universal, o recurso de intercalação
I. é o emprego de um auxiliar como infixo, e não como prefixo ou sufixo de um número principal.
II. tem por objetivo tornar mais útil o arranjo de documentos ou de suas referências quando classificados.
III. só pode ser empregado com auxiliares que possuem sinais biterminais, ou seja, parênteses ou aspas: os auxiliares comuns de forma, lugar, raça e tempo.
Em relação a esse recurso,
Considerando os conceitos praticados e difundidos na literatura sobre colecionismo e Biblioteconomia, a Biblioteca do IBGE divide os acervos que preserva em coleções específicas, definidas e nomeadas conforme sua história e missão. Nesses termos, a coleção bibliográfica que registra a evolução das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo IBGE, desde a sua criação é designada como:
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
Em relação à Classificação Decimal Universal e seus mecanismos de síntese, considere os dois agrupamentos abaixo:
I. 398.34(=214.58):354(44)
II. =16(0.032)::355
III. 324347.2+339-055.2
IV. (084.1)-035.51/2
a. Auxiliar comum de língua; Auxiliar comum de forma; Sinal de ordenação.
b. Auxiliar comum de raça; Sinal de relação simples; Auxiliar comum de lugar.
c. Auxiliar comum de forma; Auxiliar comum de materiais; Sinal de extensão.
d. Auxiliar comum de tempo; Sinal de coordenação; Auxiliar comum de pessoas.
A correlação correta dos dois agrupamentos é
A diferença fundamental entre a seleção de um livro e a seleção de uma publicação periódica é que, no caso do livro, a decisão se esgota no momento em que o bibliotecário decide adquiri-lo, enquanto que no caso de um periódico, o bibliotecário estabelece o compromisso com a sua:
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2016
A Classificação Decimal Universal possui um dispositivo chamado divisão paralela, usado para denotar que um dado conceito pode ser aplicado em mais de um lugar, como no exemplo abaixo:
(=1.4/.9) ≅ (4/9)
O exemplo está
Para atender as necessidades de informação dos usuários na obtenção de dados e informações fisiográficas mundiais, o bibliotecário deve utilizar o:
A política de referência estabelece três objetivos gerais: o primeiro é o serviço de referência enquanto imagem da instituição; o segundo, o serviço de referência como polo de excelência para a recepção, a orientação e a pesquisa de informação; e o terceiro objetivo, o serviço de referência como:
O modelo computacional de recuperação da informação no qual são utilizados pesos para calcular o grau de similaridade entre a expressão de busca e cada um dos documentos de um corpus, associando-se pesos tanto aos termos de indexação dos documentos quanto aos termos utilizados na expressão de busca é o modelo:
A adequação do uso das funções, a acurácia do sistema e a segurança de acesso são critérios utilizados para estratégia de avaliação de elementos de arquitetura da informação relativos à:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...