Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à automação, julgue os itens que se seguem.
Os critérios de avaliação de sistemas de gerenciamento de documentos são definidos quanto a recursos de edição, alteração e eliminação de registros, recuperação imediata, campos de tamanho variável e fixo e opções de multimídia.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A ciência da informação é uma ciência social cujo objetivo de estudo é a informação. Julgue os itens a seguir quanto à evolução e aos delineamentos dessa área do conhecimento.
A interdisciplinaridade da ciência da informação origina-se da complexidade dos problemas relacionados à compreensão dos fenômenos relativos à informação e aos processos de comunicação humana, a qual demanda enfoques interdisciplinares e soluções multidisciplinares.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Considerando a NBR 6034 (ABNT 2004), analise as seguintes afirmativas referentes ao índice de publicações, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Constitui-se de uma listagem de palavras e termos significativos, com indicação da localização das informações no texto.
( ) Deve estar localizado como último elemento pré-textual das publicações avulsas.
( ) Deve relacionar informações extraídas do documento no todo, considerandose a introdução, notas explicativas, apêndices, anexos e ilustrações.
( ) Prescreve como instrumento para a padronização das entradas a Lista de Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca Nacional.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à automação, julgue os itens que se seguem.
Alguns dos novos recursos em desenvolvimento para sistemas de gerenciamento de documentos são: maior integração com a tecnologia de servidor da Web, aumento do uso de publicações híbridas, edição na Internet e em intranets, utilização de sistemas abertos e manipulação de multimídia e imagens.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A ciência da informação é uma ciência social cujo objetivo de estudo é a informação. Julgue os itens a seguir quanto à evolução e aos delineamentos dessa área do conhecimento.
A infometria, uma das áreas de pesquisa da ciência da informação, tem por objetivo a medição das atividades de informação científica e técnica. Nesse campo, são grandezas mensuráveis da informação o sinal, o texto, o tempo, a população e a utilidade.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas devem apoiar o bibliotecário nas atividades de administração dos serviços e gestão do acervo. O sistema de circulação de materiais em uma biblioteca
controla a entrada e importação de dados e a lista de autoridade.
mantém os arquivos de registros de itens que foram encomendados.
fornece informações sobre a disponibilidade de documentos.
disponibiliza a interface de acesso público do OPAC (Online Public Access Catalog).
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Analise o registro MARC apresentado a seguir.
Considerando esse registro, analise as seguintes afirmativas, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A primeira linha apresenta os elementos de dados do líder do registro, campo optativo que indica se o autor do documento é uma pessoa ou uma entidade.
( ) O parágrafo 008 indica o número de campos em que se divide o registro e apresenta as chaves para recuperação da informação.
( ) Os campos dos blocos 2XX e 6XX são campos descritivos, cuja normalização é determinada pelo Código de Catalogação Anglo- Americano.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
Índice é um catálogo que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos, segundo um critério temático.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, que dizem respeito a bibliografia.
Arquivo bibliográfico é um fichário manual ou eletrônico no qual são arquivados os dados que constituem a documentação dos textos. O arranjo dessas fichas é dividido em duas espécies, e as fichas temáticas deverão ser arquivadas com os nomes dos autores em ordem alfabética.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos básicos e às finalidades da biblioteconomia e da ciência da informação.
Priorizar a preservação das informações em detrimento do acesso a ela constitui uma das barreiras ao pleno desenvolvimento dos serviços de informação nas bibliotecas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...