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Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes acerca dos recursos utilizados para a organização da informação na Web.
As técnicas de indexação automática ou semi-automáticas, de maneira geral, aplicam processos estatísticos, lingüísticos, ou a combinação dos dois processos, para a extração de conteúdos dos documentos. Essas técnicas são indicadas para recuperar conteúdos de documentos eletrônicos, devido às dificuldades que se apresentam para a indexação manual na Web.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às normas técnicas para a área de documentação e à indexação, julgue os seguintes itens.
Em indexação, a estrutura dos vocabulários controlados destina-se a controlar sinônimos, diferençar homógrafos e reunir ou ligar termos cujos significados apresentem relação estreita entre si.
Na elaboração de projetos, a etapa na qual são explicitados os argumentos de venda da idéia de prestação do serviço proposto e/ou de geração de um produto é conhecida como
metodologia.
caracterização.
justificativa.
previsão.
avaliação.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com as normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens de 56 a 64. Na numeração de seções secundárias e subseqüentes, é necessária a identificação da seção primária a que pertence, conforme o exemplo abaixo. Seção primária: 1- Seção secundária: 1.1- Seção terciária: 1.1.1- Seção quaternária: 1.1.1.1- Seção quinária: 1.1.1.1.1-
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.
O processo de referência inicia-se com a busca de informações no acervo da biblioteca.
São objetivos da Avaliação das Coleções, EXCETO:
Alcançar uma compreensão mais exata sobre o campo, profundidade e utilização das coleções disponíveis na biblioteca.
Obter subsídios para o planejamento das coleções.
Identificar materiais obsoletos ou pouco usados.
Exercitar funcionários para melhor conhecimento da coleção disponível.
Impetrar justificativa para aumento de recursos financeiros.
Biblioteconomia - Estrutura e características das publicações: DOU e DJ. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do Diário de Justiça (DJ), que publica atos judiciais advindos de diversos órgãos, tanto públicos como privados, julgue os itens que se seguem.
Os ineditoriais são atos de caráter judicial dos tribunais superiores, publicados no DJ.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos resumos e índices, bem como da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens que se seguem.
Atualmente, o resumo é uma versão abreviada de um documento, feita mediante a extração de frases do próprio documento.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca da elaboração desses relatórios.
Além da contabilização de dados, os relatórios apresentam análises que atribuem significação aos dados no contexto da biblioteca.
Dentre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em bibliotecas, destaca-se
a crescente padronização de procedimentos administrativos, com ênfase na adoção da automação.
o excesso de trâmites burocráticos para a adoção de medidas consideradas como prioritárias.
a resistência de funcionários mais antigos quanto a mudanças em suas práticas de trabalho.
a falta de registro sistemático de dados sobre o desempenho da unidade de informação.
o aumento de exigências por parte dos clientes da unidade de informação.
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