Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o serviço de referência, julgue os próximos itens.
A base de dados Lista de Autoridades Governamentais (LAG), mantida pela Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), é formada por dados de entradas padronizadas de autoria e terminologia, incluindo: nomes pessoais, nomes de entidades, títulos uniformes, programas e projetos, eventos, descritores, especificadores e nomes geográficos.
Produção e organização do produto a ser preservado são ações simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Considera-se que a utilização de computadores na pesquisa bibliográfica corrobora a visão de Ortega sobre o papel do bibliotecário, que é o de servir de filtro entre a torrente de livros e o homem.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Na catalogação de documentos, a descrição bibliográfica é
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere às normas de catalogação, que têm evoluído e se adaptado aos novos tipos de materiais disponíveis nas unidades de informação, julgue os próximos itens.
O ponto de acesso principal para entidades coletivas, de acordo com o AACR 2, é obrigatório somente para as obras de natureza administrativa e de caráter legal.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da elaboração e normalização de documentos técnicocientíficos, julgue os próximos itens.
O anverso da folha de rosto de um trabalho técnico-científico deve conter a ficha catalográfica, redigida de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano e, quando for o caso, insere-se uma errata em seguida.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
De acordo com a norma da ABNT NBR 6023, a entrada correta do nome do evento III Feira Internacional da Amazônia, realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) na cidade de Manaus em 2006 é:
FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA. Manaus, 2006.
III FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA, 2006, Manaus.
3a FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA, Manaus, 2006.
FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA, 3., 2006, Manaus.
FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA, 3, Manaus, 2006.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da elaboração e normalização de documentos técnicocientíficos, julgue os próximos itens.
Para a elaboração de referência de uma monografia no todo em formato eletrônico, em CD-ROM ou disquete, deve-se indicar a informação do tipo de material, como neste modelo: AUTORIA. Título. Local: Editora, ano. Designação específica do tipo de material.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o serviço de referência, julgue os próximos itens.
Por meio do Portal da Justiça Federal, é possível a consulta unificada às bases de dados oficiais de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal; do Superior Tribunal de Justiça; dos cinco tribunais regionais federais e da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos juizados especiais federais. Essas bases de dados incluem súmulas, acórdãos e links para acesso ao inteiro teor dos documentos.
A biblioteca digital é um espaço informativo onde as coleções digitais, os serviços de acesso e as pessoas interagem em apoio ao ciclo de criação, preservação e utilização do documento digital. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. A biblioteca digital representa uma mudança de tecnologia, com atividades conexas e funções biblioteconômicas.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O AACR-2 especifica três níveis para a descrição catalográfica, o que dá às bibliotecas certa flexibilidade para determinar a sua política de catalogação. Os fatores que afetam a decisão sobre o nível de catalogação a ser adotado por uma biblioteca incluem
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...