Questões de Biblioteconomia

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Shiyali Ramamrita Ranganathan define o serviço de referência como "o processo de estabelecer contato pessoal entre o usuário e seus documentos de uma maneira pessoal." Nessa afirmativa, a expressão "seus documentos" significa:

  • A. todos os documentos da biblioteca.
  • B. todos os documentos que o usuário possa encontrar.
  • C. os documentos de identificação do usuário.
  • D. cada um dos documentos necessitados pelo leitor no momento da consulta.
  • E. os documentos para uso da biblioteca.

O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é, segundo Denis Grogan, a entrevista de referência. Para ser um ouvinte, o bibliotecário deve

  • A. perguntar bastante ao usuário.
  • B. dar tempo ao usuário para ele expor seu problema de informação.
  • C. falar o menos possível.
  • D. deve confundir o usuário com muitas questões.
  • E. demonstrar sua criatividade em realizar buscas de informação.

Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que os serviços

  • A.

    são intangíveis.

  • B.

    podem ser objeto de reparação ou conserto.

  • C.

    podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

  • D.

    raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    implicam em facilidade de avaliação pelo cliente.

Em uma conferência realizada nos EUA, em 1876, Samuel Sweet Green apresenta a primeira proposta para o estabelecimento de um "serviço de referência" formalizado nas bibliotecas. É correto afirmar, assim, que o Serviço de Referência surge em concomitância com

  • A.

    a criação da ALA e o surgimento dos estudos de usuários.

  • B.

    o surgimento da Ciência da Informação e dos estudos de usuários.

  • C.

    as cinco leis de Ranganathan e as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas.

  • D.

    a Classificação Decimal de Dewey e a criação da ALA.

  • E.

    as primeiras propostas de Marketing aplicado a bibliotecas e o surgimento da Ciência da Informação.

Entre as edições da NBR 6023 de 1989 e 2002, é possível localizar como diferença:

  • a.

    sobrenome do autor em maiúscula (edição de 1989) e sobrenome do autor em minúscula (edição de 2002).

  • b.

    volta da segunda linha abaixo da 3a letra da primeira linha (edição de 1989) e a volta da segunda linha em diante abaixo da 1a letra da primeira linha (edição de 2002).

  • c.

    a 1a edição de uma obra não deve ser indicada na referência (edição de 1989) e a 1a edição de uma obra deve sempre ser indicada na referência (edição de 2002).

  • d.

    a data de uma publicação deve ser indicada logo após a editora (edição de 1989) e a data deve ser indicada logo após o local de publicação (edição de 2002).

  • e.

    a série deve ser apresentada entre parênteses (edição de 1989) e a série não deve ser apresentada entre parênteses (edição de 2002).

Assinale a opção correta segundo os princípios do manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas e do manifesto da IFLA sobre a Internet.

  • A.

    Por envolver custos de comunicação e de instalação de equipamentos específicos, o acesso à Internet pode ser cobrado dos usuários de bibliotecas e serviços de informação.

  • B.

    Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às necessidades das comunidades das zonas urbanas e rurais.

  • C.

    Todos os governos devem ser incentivados a promoverem o apoio à livre circulação da informação acessível pela Internet, por meio de bibliotecas e serviços de informação, e a censurarem ou inibirem o acesso à Internet, segundo as categorias de usuários desses serviços.

  • D.

    A biblioteca pública deve ser de responsabilidade do governo federal, o qual deve garantir, no orçamento da União, os recursos para o funcionamento dela.

Um artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico deve ser referenciado, de acordo com a NBR 6023, do seguinte modo:

  • a.

    RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Localizado em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • b.

    Ribeiro, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • c.

    RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Localizado em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • d.

    Ribeiro, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

  • e.

    RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. [email protected], São Paulo, n. 18, ago. 1998. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artiq.html. Acesso em 10 set. 1998.

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência em bibliotecas.

  • A.

    O serviço de referência é definido como o serviço prestado no balcão de atendimento da biblioteca, por meio da utilização proficiente de obras de referência ou seus equivalentes em meio eletrônico.

  • B.

    Na prestação do serviço de referência, não há perguntas inaceitáveis, pois não cabe ao bibliotecário julgar se deve ou não atender determinados tipos de demandas dos usuários.

  • C.

    As fontes utilizadas para apoio ao serviço de referência incluem fontes impressas e orais.

  • D.

    As buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia de busca é definida de forma rígida para evitar a recuperação de material irrelevante.

Em desenvolvimento de coleções, o documento formal que pode servir como instrumento de planejamento e guia diário para a tomada de decisões é

  • a.

    o manual de aquisição.

  • b.

    o guia do acervo.

  • c.

    a lista de desiderata.

  • d.

    o catálogo de aquisições recentes.

  • e.

    a política de desenvolvimento de coleções.

Visando aclarar e melhor definir a questão apresentada pelo usuário, o bibliotecário de referência, segundo Nice Figueiredo, deve se utilizar da

  • A.

    entrevista de referência, incluída na negociação da questão.

  • B.

    estratégia de busca, parte da análise da mensagem.

  • C.

    negociação da questão, logo após a análise da resposta.

  • D.

    análise da mensagem, como parte da busca.

  • E.

    análise da resposta, inserida na entrevista de referência.

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