Questões de Biblioteconomia

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Ao construir a estratégia de busca, após a negociação da questão, o bibliotecário de referência

I. analisa o tema da q uestão, identificando seus conceitos e relações.

II. seleciona os termos do enunciado de busca adequados à linguagem usada pelo sistema da biblioteca.

III. identifica as fontes adequadas que possam conter informações relevantes para a questão do usuário.

Neste caso,

  • A. as afirmações I, II e III estão incorretas; tratam-se de ações que se situam na esfera do processo de busca propriamente dito.
  • B. as afirmações I, II e III estão corretas; as buscas mais eficazes são aquelas em que a estratégia é flexível para comportar uma mudança de rumo.
  • C. a afirmação I está incorreta; a análise do tema é feita durante a negociação da questão, etapa dedicada ao esclarecimento da necessidade de informação do usuário.
  • D. a afirmação II está incorreta; nessa etapa, o bibliotecário formula a estratégia de busca usando operadores booleanos, de truncamento, de proximidade etc.
  • E. a afirmação III está incorreta; um bibliotecário bem preparado e eficiente realiza a busca em todas as fontes disponíveis na biblioteca.

Para operacionalizar o serviço de disseminação seletiva de informações, a equipe de referência da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3a Região deu início à identificação dos perfis dos usuários a serem atendidos, tomando como base a área de atuação desses usuários, o seu histórico de consultas às bases de dados da instituição e as suas publicações mais recentes.

Neste caso, a identificação dos perfis é

  • A. individual, quando o usuário atua sozinho no processo de sua elaboração.
  • B. explícita, quando o usuário participa do processo de sua elaboração.
  • C. interativa, quando usuário e bibliotecário atuam juntos na sua elaboração.
  • D. implícita, quando o usuário não participa do processo de sua elaboração.
  • E. autônoma, quando o bibliotecário atua sozinho no processo de sua elaboração.

A respeito das bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens. Embora os requisitos funcionais para registros bibliográficos (FRBR) sejam um modelo conceitual proposto para o universo bibliográfico, é possível a sua adoção em bibliotecas digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3a Região disponibiliza na internet uma base de dados

  • A. de referências; ademais, por conter o texto integral de certos documentos, é também uma base de dados de fontes.
  • B. de referências; porque inclui citações ou referências bibliográficas que apresentam uma síntese do conteúdo do documento original.
  • C. catalográficos; pois relaciona livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui, mas sem indicar informações sobre o seu conteúdo.
  • D. de fontes; uma vez que constitui um acervo completo em formato digital, o que inclui atos normativos, acórdãos e súmulas.
  • E. multimídia; além de documentos impressos, armazena uma série de diferentes tipos de meios, como som, vídeo e fotografia.

A respeito das bibliotecas digitais, julgue os seguintes itens. Seleção e aquisição, classificação, catalogação, indexação e serviço de referência são atividades que podem ser desenvolvidas em bibliotecas digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao planejar um serviço de disseminação seletiva de informações, os bibliotecários do Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região identificaram, em uma etapa chamada definição da política, as categorias de usuário e os recursos informacionais existentes na biblioteca.

Ocorre que os profissionais estão

  • A. incorretos; a política envolve a escolha da equipe e do sistema a ser usado para o serviço.
  • B. incorretos; a identificação de usuários e recursos deve ser feita durante o diagnóstico.
  • C. incorretos; o público-alvo e os materiais são definidos na etapa denominada estruturação.
  • D. corretos; trata-se da etapa inicial do planejamento e consiste na análise do ambiente (interno e externo) e do contexto.
  • E. corretos; além disso, nessa etapa, identificam-se as características do serviço, como método de envio das informações.

Um jurista procura a bibliotecária de referência do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região com a seguinte questão: – Preciso de informações sobre o perfil profissional do magistrado.

– Você está interessado em discussões a respeito ou na legislação existente sobre o tema?

– pergunta a bibliotecária, com o objetivo de entender melhor as necessidades do usuário.

No processo de referência,

  • A. jurista e bibliotecária encontram-se na etapa relacio nada à solução do problema da busca.
  • B. a bibliotecária empregou uma pergunta aberta, que deixa o usuário expressar as próprias necessidades.
  • C. o jurista apresentou uma consulta de referência imediata, que exige o fornecimento de material espe cífico.
  • D. o jurista apresentou uma consulta de localização de material, que indica que está em busca de uma de terminada obra.
  • E. a bibliotecária empregou uma pergunta fechada, que limita a resposta a ser dada pelo usuário.

O processo de referência requer dos bibliotecários:

I. Habilidade profissional: competência para usar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamento que possibilitam recuperar a informação.

II. Habilidade psicológica: competência para se relacionar com pessoas e identificar seus diferentes níveis intelectuais.

Verifica-se que

  • A. I e II estão incorretos; os termos referidos pela literatura são, respectivamente, habilidade técnica e humana.
  • B. I e II estão corretos; a definição original de ambas as habilidades é de Nice Figueiredo.
  • C. I está correto; a segunda habilidade é chamada in terpessoal, pois envolve a interação entre pessoas.
  • D. II está correto; a primeira habilidade é chamada cognitiva, pois é usada para aprender, compreender e integrar informações.
  • E. I e II estão incorretos; as definições estão corretas, mas se encontram invertidas.

Em relação à educação de usuários, considere:

I. Processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados com relação ao uso da biblioteca e desenvolve habilidades de interação permanente com os sistemas de informação.

II. O primeiro passo para organizar um programa na área é realizar um estudo de usuários, que deverá ser medido por meio da quantidade de uso da biblioteca.

III. Seu conceito engloba formação, orientação, instrução e treinamento do usuário sobre o uso da biblioteca.

IV. Seus programas podem ser classificados como formais e informais. Os de caráter formal se referem a atividades organizadas de maneira sistemática e integradas ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser incluídas ou não ao currículo. Já os informais tratam das orientações oferecidas que surgem das necessidades emergentes dos usuários.

V. Tais atividades incluem visita guiada à biblioteca, orientação para elaboração de referências e trabalhos acadêmicos, treinamento no uso de fontes de informação, SDI, serviços de alerta, palestras, tutorial na internet e FAQ.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. I, II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, IV e V.

No campo de pesquisa de uma base de dados do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, um usuário utilizou a seguinte estratégia de busca:

(terceirização E “trabalho temporário” NÃO “Lei 6.019”) E (Bittenc* OU Bitenc*)

Neste caso, o usuário empregou

  • A. operadores booleanos e de proximidade.
  • B. operadores booleanos e de truncamento.
  • C. índices de campo e linguagem natural.
  • D. índices de campo e linguagem controlada.
  • E. códigos de campo e operadores de precedência.
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