Questões de Biblioteconomia

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Do ponto de vista das atividades ou abrangência, o planejamento organizacional refere-se:

  • A.

    ao programa de necessidades físicas para a unidade de informação.

  • B.

    ao esboço da estrutura que permite que sejam alcançados os objetivos previstos.

  • C.

    ao processo de produção e distribuição de produtos e serviços.

  • D.

    aos recursos humanos, materiais e financeiros.

  • E.

    aos produtos e serviços que pretende oferecer ao público.

Considerando as modernas bibliotecas como sistemas de informação e os computadores como pressuposto para o funcionamento do sistema, assinale a opção correta.

  • A.

    A unidade central de processamento (CPU) engloba a unidade de controle, a memória principal e os periféricos de entrada.

  • B.

    A unidade aritmética e lógica conserva os dados de processamento até o desligamento do computador.

  • C.

    Teclado, mouse e monitor de vídeo são dispositivos de entrada.

  • D.

    A CPU engloba a unidade de controle, a unidade aritmética e lógica e a memória principal.

Na rotina administrativa de um órgão público, a periodicidade mínima de um relatório é

  • A. anual.
  • B. bimestral.
  • C. semestral.
  • D. mensal.
  • E. bienal.

Com relação a fontes primárias de informação, assinale a opção correta.

  • A.

    A publicação de atos relativos a pessoal da administração pública federal encontra-se na seção 2 do Diário Oficial da União.

  • B.

    A publicação de atos normativos dos três poderes e das entidades de fiscalização do exercício das profissões liberais consta no Diário Oficial da União, seção 3.

  • C.

    Os atos do Tribunal Regional do Trabalho (10.ª Região), do TRE-DF, do Tribunal Marítimo, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e da OAB/DF encontram-se publicados no Diário da Justiça, Seção 2.

  • D.

    A publicação de atos dos tribunais superiores do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e do Conselho Federal da OAB é feita na seção 3 do Diário Oficial da União.

Conforme o Código de Ética Profissional, em relação aos usuários e clientes, o Bibliotecário deve observar as seguintes condutas, EXCETO:

  • A. Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público.
  • B. Recusar a prestação de assistência profissional, salvo por relevante motivo.
  • C. Tratar os usuários e clientes com respeito e urbanidade.
  • D. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.
  • E. Não se recusar a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

De acordo com Código de Ética Profissional, ao exercer suas atividades como consultor, é responsabilidade do Bibliotecário:

  • A. Apresentar métodos e técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços, durante e após a execução dos trabalhos.
  • B. Apresentar métodos e técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços, após a execução dos trabalhos.
  • C. Apresentar métodos e técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, objetivando o controle da qualidade e a excelência da prestação de serviços, durante a execução dos trabalhos.
  • D. Apenas apresentar técnicas compatíveis com o trabalho oferecido, mesmo sem controle da qualidade e excelência da prestação de serviços, durante e após a execução dos trabalhos.
  • E. Apresentar métodos compatíveis com o trabalho oferecido, com objetivo de controle da qualidade e excelência da prestação de serviços, após execução dos trabalhos.

Na organização das unidades de informação, os recursos físicos englobam

  • A.

    implantação de projetos de marketing.

  • B.

    contratação de consultores para a execução de projetos da unidade de informação.

  • C.

    aquisição e o acesso a banco de dados e recursos informativos.

  • D.

    atualização tecnológica e expansão de sua capacidade operacional.

  • E.

    facilidades de comunicação e transporte: telefone, fax, serviço de correio, redes de comunicação.

Quanto ao valor dos serviços, o Código de Ética Profissional, refere que o Bibliotecário deve fixar previamente, de preferência por contrato escrito, considerados os elementos seguintes, EXCETO:

  • A. A relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a executar.
  • B. O tempo que será consumido para a realização do trabalho.
  • C. A possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços.
  • D. As vantagens que advirão para o contratado com o serviço prestado.
  • E. A peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente.

Organizar e dirigir trabalhos técnicos relativos às atividades de biblioteconomia, requer a reunião sistematizada das informações, formando um instrumento facilitador da organização em bibliotecas, sendo assim, o instrumento que possui tal objetivo é:

  • A. Relatório crítico
  • B. Organograma.
  • C. Relatório anual.
  • D. Manual de serviço
  • E. AACR2.

A avaliação é parte do planejamento das unidades e sistemas de informação, servindo para

  • A.

    analisar os objetivos, rever as metas e atualizar os dados.

  • B.

    avaliar as diretrizes que nortearam o planejamento.

  • C.

    atualizar as metas, rever os objetivos e elaborar diretrizes para o sistema

  • D.

    rever objetivos e metas e fornecer feedback para o planejamento organizacional e a mudança.

  • E.

    diagnosticar os pontos estratégicos do sistema e rever as metas.

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