Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Le Coadic considera o conceito de relevância fundamental para a Ciência da Informação. Julgue os seguintes itens, relativos a esse conceito.
A relevância subjetiva diz respeito a estudos de relevância sob o ponto de vista do sistema de informação.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Le Coadic considera o conceito de relevância fundamental para a Ciência da Informação. Julgue os seguintes itens, relativos a esse conceito.
A relevância é uma relação entre um documento e uma questão.
Se nenhum lugar de publicação, distribuição etc., provável ou não, puder ser determinado, na catalogação de um item, deve-se registrar a abreviatura s.l. (sine loco) ou seu equivalente em alfabeto não-latino. Essa recomendação aplica-se a vários tipos de itens, com a exceção de:
Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos essenciais na referência de artigos de periódicos, ordenados corretamente, de acordo com a NBR 6023/2002 (Elaboração de referências), da ABNT.
Autor(es), título do artigo, subtítulo, título do periódico, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, data ou intervalo de publicaç
Data ou intervalo de publicação, autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.
Autor(es), data ou intervalo de publicação, título do artigo, subtítulo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.
Autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, data ou intervalo de publicação.
Data ou intervalo de publicação, autor(es), título do artigo, título do periódico, numeração do volume ou ano, numeração do fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Diante da grande massa de informação presente na literatura científica, o resumo constitui um importante recurso para o acesso à informação desejada. Quanto à sua finalidade, o resumo
ajuda o leitor a decidir se determinado item tem possibilidade de satisfazer sua necessidade de informação e contribui para manter o leitor informado sobre a bibliografia recente publicada em seus campos de interesse.
esclarece o conteúdo de documentos escritos em língua que o leitor desconheça e substitui o texto integral de um documento.
serve de fundamentação teórica para outros resumos e de suporte para novas pesquisas.
evita ao pesquisador a leitura de trabalhos originais completos e ajuda a organizar seus fichários e arquivos pessoais.
Entre os critérios para avaliação de um site, é possível citar
o endereço eletrônico de fácil memorização.
a pequena quantidade de cliques para alcançar a informação desejada.
a divulgação de senha de acesso para todos e por e-mail.
o fato do coordenador estar disponível em tempo integral, via chat.
o conteúdo ser limitado a, no máximo, 2 gigabytes, facilitando a procura.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em função da proliferação de regras ao longo do tempo e da diversificação dos suportes de informação, é correto afirmar que as AACR2
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a estrutura e os princípios da Classificação Decimal universal (CDU), julgue os itens subseqüentes.
As tabelas principais são divididas de maneira que reflitam a hierarquia conceitual, assim, os números mais longos denotam conceitos específicos e são denominados superordenados.
Na avaliação de periódicos para assinatura, renovação ou cancelamento, um dos critérios a se observar é o seu fator de impacto, que consiste no/na:
contagem do número de uso real do periódico na biblioteca;
opinião de pesquisadores com interesse no periódico;
número de citações do periódico relacionado ao custo do periódico;
número de empréstimos dos fascículos relacionado ao custo do periódico;
número de citações recebidas pelo periódico relacionado ao número de artigos publicados por esse periódico.
De acordo com o estabelecido na norma que dispõe sobre a numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003, da ABNT), é correto afirmar que:
o indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na seqüência do assunto e separado por qualquer sinal gráfico.
deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.
o título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração, dele separado por espaços.
quando for necessário enumerar os diversos assuntos de uma seção que não possua título, esta deve ser subdividida em nova numeração.
são empregados algarismos romanos e arábicos na numeração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...