Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fascículo, número ou parte editada a intervalos préfixados, por tempo indeterminado, com a colaboração de diversas pessoas, tratando de assuntos diversos, segundo um plano definido.
O conceito acima refere-se a uma forma de registro conhecida como
periódico.
livro.
suplemento.
atlas.
dicionário.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Dedicam-se a uma área do conhecimento, incluem capítulos que conceituam o assunto, as informações fornecidas para cada tipo de obra, os problemas enfrentados no seu controle e as principais instituições produtoras de fontes de informação. Os itens arrolados são, de modo geral, as principais características
dos periódicos científicos.
da literatura comercial.
dos guias de literatura.
da literatura cinzenta.
das publicações governamentais.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As linguagens de indexação ou linguagens documentárias são utilizadas para padronizar a descrição do conteúdo dos documentos. Julgue os itens subseqüentes a respeito dessas linguagens.
A palavra maternidade pode ser utilizada sem tratamento em uma linguagem documentária, pois não apresenta problema lingüístico que possa afetar a recuperação da informação.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Índices e resumos são representações do conteúdo temático dos documentos. Acerca dos diferentes tipos e funções de índices e resumos, julgue os itens seguintes.
A utilização de índices de citação na recuperação da informação baseia-se no princípio de que os artigos citantes possuam uma relação de assunto com o artigo citado.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Índices e resumos são representações do conteúdo temático dos documentos. Acerca dos diferentes tipos e funções de índices e resumos, julgue os itens seguintes.
Nos índices pré-coordenados, é difícil representar a multidimensionalidade das relações entre os termos.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing
direto.
diferenciado.
de massa.
concentrado.
integrado.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em desenvolvimento de coleções, especificamente na seleção, os itens: manutenção de catálogos comerciais de livrarias e editoras; manutenção e atualização do fichário de sugestões dos usuários; atenção aos fatos que ocorrem na ambiência externa à unidade de informação; controle estatístico das atividades, para planejamento e avaliação do serviço são chamados de
tomada de decisões exigidas pela política de seleção.
requisitos indispensáveis ao cumprimento eficaz do processo de seleção.
metodologias importantes na avaliação do serviço de seleção.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as
diretrizes gerais.
estratégias escolhidas.
políticas de implementação.
etapas a serem seguidas.
funções operacionais.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para
reduzir a resistência na implantação do marketing.
melhorar o desempenho das unidades de informação.
promover a oferta de produtos e serviços.
detectar as necessidades institucionais.
escolher o tipo de marketing mais adequado.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é
o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.
o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.
o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.
o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.
a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...