Questões de Biblioteconomia

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Fascículo, número ou parte editada a intervalos préfixados, por tempo indeterminado, com a colaboração de diversas pessoas, tratando de assuntos diversos, segundo um plano definido.

O conceito acima refere-se a uma forma de registro conhecida como

  • A.

    periódico.

  • B.

    livro.

  • C.

    suplemento.

  • D.

    atlas.

  • E.

    dicionário.

Dedicam-se a uma área do conhecimento, incluem capítulos que conceituam o assunto, as informações fornecidas para cada tipo de obra, os problemas enfrentados no seu controle e as principais instituições produtoras de fontes de informação. Os itens arrolados são, de modo geral, as principais características

  • A.

    dos periódicos científicos.

  • B.

    da literatura comercial.

  • C.

    dos guias de literatura.

  • D.

    da literatura cinzenta.

  • E.

    das publicações governamentais.

As linguagens de indexação ou linguagens documentárias são utilizadas para padronizar a descrição do conteúdo dos documentos. Julgue os itens subseqüentes a respeito dessas linguagens.

A palavra maternidade pode ser utilizada sem tratamento em uma linguagem documentária, pois não apresenta problema lingüístico que possa afetar a recuperação da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Índices e resumos são representações do conteúdo temático dos documentos. Acerca dos diferentes tipos e funções de índices e resumos, julgue os itens seguintes.

A utilização de índices de citação na recuperação da informação baseia-se no princípio de que os artigos citantes possuam uma relação de assunto com o artigo citado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Índices e resumos são representações do conteúdo temático dos documentos. Acerca dos diferentes tipos e funções de índices e resumos, julgue os itens seguintes.

Nos índices pré-coordenados, é difícil representar a multidimensionalidade das relações entre os termos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing

  • A.

    direto.

  • B.

    diferenciado.

  • C.

    de massa.

  • D.

    concentrado.

  • E.

    integrado.

Em desenvolvimento de coleções, especificamente na seleção, os itens: manutenção de catálogos comerciais de livrarias e editoras; manutenção e atualização do fichário de sugestões dos usuários; atenção aos fatos que ocorrem na ambiência externa à unidade de informação; controle estatístico das atividades, para planejamento e avaliação do serviço são chamados de

  • A. funções que implementam a política de seleção.
  • B.

    tomada de decisões exigidas pela política de seleção.

  • C.

    requisitos indispensáveis ao cumprimento eficaz do processo de seleção.

  • D.

    metodologias importantes na avaliação do serviço de seleção.

Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as

  • A.

    diretrizes gerais.

  • B.

    estratégias escolhidas.

  • C.

    políticas de implementação.

  • D.

    etapas a serem seguidas.

  • E.

    funções operacionais.

As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para

  • A.

    reduzir a resistência na implantação do marketing.

  • B.

    melhorar o desempenho das unidades de informação.

  • C.

    promover a oferta de produtos e serviços.

  • D.

    detectar as necessidades institucionais.

  • E.

    escolher o tipo de marketing mais adequado.

A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é

  • A.

    o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.

  • B.

    o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.

  • C.

    o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.

  • D.

    o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.

  • E.

    a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.

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