Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Guinchat e Menou (1994), o que permite estabelecer uma distinção essencial entre documentos primários, secundários e terciários é sua característica intelectual referente à(ao):
modalidade de utilização.
origem ou proveniência.
tipologia documental.
grau de elaboração.
formato de publicação.
Biblioteconomia - Bibliotecário de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem. Para avaliar o uso de catálogos pelos usuários dos serviços de informação de uma biblioteca, as entrevistas são menos eficientes que os questionários, os quais devem ser aplicados em três momentos antes, durante e após o uso dos catálogos , com destaque para as perguntas que devem ser respondidas durante a utilização do catálogo.
"As bibliotecas podem ser instituições complementares umas das outras, pois nenhuma deve ser considerada auto-suficiente apenas com seus próprios recursos informacionais."
( ANDRADE; VERGUEIRO, 1996, p. 55).
A citação acima enfatiza um princípio em que os autores se referem à atividade de:
approval plans
aquisição cooperativa.
desbaste do acervo.
intercâmbio automatizado.
seleção positiva
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em desenvolvimento de coleções, o fato de ser primordial que o material selecionado esteja diretamente relacionado com os objetivos da instituição mantenedora da biblioteca, de a escolha dos documentos passar de seletiva para exaustiva e de a atividade de seleção deixar de ser realizada com relação a itens individuais e passar a considerar conjuntos inteiros de itens refere-se a características específicas para seleções de bibliotecas
acadêmicas.
públicas.
comunitárias.
infantis.
especializadas.
Segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano, o cabeçalho correto para Casa da Moeda do Brasil é:
Brasil. Casa da Moeda.
Brasil. Ministério da Fazenda. Casa da Moeda
Casa da Moeda (Brasil).
Casa da Moeda do Brasil.
Casa da Moeda - CMB.
Biblioteconomia - Bibliotecário de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem. Atualmente, o significado do conceito de treinamento dos usuários de bibliotecas tornou-se mais restritivo, passando a ser visto como um processo de educação, capaz de desenvolver sua capacidade de uso da biblioteca.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto às políticas, às etapas, aos padrões, aos princípios, aos processos e produtos da indexação e classificação, julgue os itens a seguir.
A classificação decimal universal (CDU) possui duas ordens para os sinais auxiliares. Na ordem horizontal, os auxiliares comuns e dependentes vêm em primeiro lugar e um auxiliar independente, usado isoladamente ou citado em primeiro lugar, pode vir antes do número principal.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em desenvolvimento de coleções, a etapa considerada puramente administrativa, pois é a única que não tem ligação direta com a comunidade a que a biblioteca serve, é a etapa de
avaliação.
aquisição.
desbastamento.
descarte.
seleção.
Assinale a referência correta para artigo de periódico, de acordo com a norma em vigor da Associação Brasileira de Normas Técnicas
FERNANDES, Andréa Gomes & AFONSO, José Roberto Rodrigues. e-Governo no Brasil ; experiências e perspectivas. Revista do BNDES, v. 8, n. 15, p. 21-64. Rio de Janeiro, junho 2001
MONTEIRO FILHA, Dulce Corrêa; CASTRO, Marcial Pequeno Saboya de. Project Finance para a indústria: estruturação de financiamento. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 107-124, dez. 2000.
NASSIF, André , PUGA, Fernando Pimentel. Estrutura e competitividade da indústria brasileira – o que mudou? In: REVISTA do BNDES. Rio de Janeiro, dez. 2004 (v. 11, n. 22, p. 3-19).
SIQUEIRA, Tagore Villarim de. Será que é possível manter a racionalidade em qualquer tomada de decisão?. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, 11 (21) : 177-211, jun. 2004.
VISCONTI, Gabriel Rangel. Arranjos cooperativos e o novo paradigma tecnoeconômico. REVISTA DO BNDES, Rio de Janeiro, dezembro 2001. v. 8, n. 16, p. 317-344.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
As linhas de atuação dos serviços de referência, comuns a todas as bibliotecas, incluem, entre outros, a educação do usuário, a comunicação visual da biblioteca, o empréstimo, serviços de alerta e supervisão ao setor.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...