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A Lei no 10.753/2003, de 30 de outubro de 2003, conhecida como "Lei do Livro", instituiu a(o):
Política Nacional do Livro.
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Programa Nacional do Livro e da Leitura.
Projeto Leitura na Escola.
Plano Coordenado de Direitos Autorais.
Hoje, a biblioteca funciona como uma interface entre os recursos de informações disponíveis e a comunidade a ser servida. Por isso, ela passou a oferecer um produto resultante das necessidades institucionais e, conseqüentemente, das demandas de seus clientes internos e externos. Esse produto está centrado nas (nos):
coleções da biblioteca.
publicações estrangeiras
sistemas de acesso.
produtos on-line.
processos técnicos
Com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, o Art. 18 da "Lei do Livro" estabelece que o livro NÃO é considerado material:
de intercâmbio.
de consumo.
descartável.
permanente.
arquivístico.
Ao usuário que busca fontes informacionais sobre acontecimentos mundiais e nacionais deve ser orientada a consulta a:
almanaques e biografias.
almanaques e recortes de jornais.
dicionários e biografias.
dicionários e diretórios.
recortes de jornais e diretórios.
O Art. 3o da 3º da "Lei do Livro" considera como livro brasileiro apenas aquele:
editado em língua portuguesa.
impresso em qualquer suporte no exterior.
publicado por editora sediada no Brasil.
lançado no Brasil, por qualquer editor.
distribuído no território nacional.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Assinale a opção que enumera corretamente as atuais edições da Classificação Decimal Universal (CDU).
gerais, especializadas, enumerativas e facetadas
bibliográficas, documentárias, científicas e genéricas
padrão, mestra, rotativas e especiais
extensas, abreviadas, analíticas e sintéticas
abreviadas, médias, desenvolvidas e especiais
Na atividade de planejamento uma das principais tarefas é a definição dos objetivos a serem alcançados. No caso de planos voltados para o setor de bibliotecas em uma instituição financeira vinculada ao poder público estadual, seus objetivos devem ser definidos com base
nos objetivos da instituição a ser atendida, em geral voltados para o atendimento da clientela estadual e orientados pelas políticas oficiais de desenvolvimento econômico e social do Estado.
nas necessidades do setor empresarial da região em que a instituição atua, expressas por meio de suas entidades representativas.
nas reivindicações dos partidos políticos, uma vez que representam os interesses de diferentes grupos sociais.
na vontade das autoridades financeiras federais e estaduais, uma vez que foram nomeadas para representar o interesse dos investidores e dos órgãos de regulação financeira.
nas orientações emanadas pelas organizações que congregam os municípios, uma vez que é nos municípios que residem os cidadãos e é aos municípios que compete atendê-los em suas necessidades, inclusive de crédito para a produção.
Em seu Art. 6o, a Lei no 10.730 determina que "Na editoração do livro é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado, bem como a ficha de catalogação para publicação". O referido Número é conhecido por:
ISSN.
ISBN.
ISO.
CDD.
CUTTER.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Nas tabelas auxiliares da CDU, o sinal que indica irreversibilidade é o
de ordenação.
apóstrofo.
de subagrupamento.
asterisco.
de coordenação.
É fundamental que o administrador de um sistema de informação em um órgão público não somente se mantenha atualizado quanto às teorias e às técnicas da biblioteconomia e da ciência da informação, mas também conheça bem a instituição e o setor da sociedade em que atua para que possa
ser bem visto na organização e relatar suas realizações e projetos nos principais eventos institucionais.
convencer seus colaboradores de que é alguém imprescindível para o bom desempenho dos serviços bibliotecários e de informação na organização.
garantir a prevalência de seu ponto de vista, especialmente nas decisões mais polêmicas que envolvam o sistema de informação ou a biblioteca.
participar de forma segura do processo de planejamento de serviços e produtos de informação orientados aos propósitos institucionais.
conduzir o processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, do estratégico ao operacional, neste último elaborando normas e procedimentos.
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