Questões de Biblioteconomia

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A Lei no 10.753/2003, de 30 de outubro de 2003, conhecida como "Lei do Livro", instituiu a(o):

  • A.

    Política Nacional do Livro.

  • B.

    Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

  • C.

    Programa Nacional do Livro e da Leitura.

  • D.

    Projeto Leitura na Escola.

  • E.

    Plano Coordenado de Direitos Autorais.

Hoje, a biblioteca funciona como uma interface entre os recursos de informações disponíveis e a comunidade a ser servida. Por isso, ela passou a oferecer um produto resultante das necessidades institucionais e, conseqüentemente, das demandas de seus clientes internos e externos. Esse produto está centrado nas (nos):

  • A.

    coleções da biblioteca.

  • B.

    publicações estrangeiras

  • C.

    sistemas de acesso.

  • D.

    produtos on-line.

  • E.

    processos técnicos

Com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, o Art. 18 da "Lei do Livro" estabelece que o livro NÃO é considerado material:

  • A.

    de intercâmbio.

  • B.

    de consumo.

  • C.

    descartável.

  • D.

    permanente.

  • E.

    arquivístico.

Ao usuário que busca fontes informacionais sobre acontecimentos mundiais e nacionais deve ser orientada a consulta a:

  • A.

    almanaques e biografias.

  • B.

    almanaques e recortes de jornais.

  • C.

    dicionários e biografias.

  • D.

    dicionários e diretórios.

  • E.

    recortes de jornais e diretórios.

O Art. 3o da 3º da "Lei do Livro" considera como livro brasileiro apenas aquele:

  • A.

    editado em língua portuguesa.

  • B.

    impresso em qualquer suporte no exterior.

  • C.

    publicado por editora sediada no Brasil.

  • D.

    lançado no Brasil, por qualquer editor.

  • E.

    distribuído no território nacional.

Assinale a opção que enumera corretamente as atuais edições da Classificação Decimal Universal (CDU).

  • A.

    gerais, especializadas, enumerativas e facetadas

  • B.

    bibliográficas, documentárias, científicas e genéricas

  • C.

    padrão, mestra, rotativas e especiais

  • D.

    extensas, abreviadas, analíticas e sintéticas

  • E.

    abreviadas, médias, desenvolvidas e especiais

Na atividade de planejamento uma das principais tarefas é a definição dos objetivos a serem alcançados. No caso de planos voltados para o setor de bibliotecas em uma instituição financeira vinculada ao poder público estadual, seus objetivos devem ser definidos com base

  • A.

    nos objetivos da instituição a ser atendida, em geral voltados para o atendimento da clientela estadual e orientados pelas políticas oficiais de desenvolvimento econômico e social do Estado.

  • B.

    nas necessidades do setor empresarial da região em que a instituição atua, expressas por meio de suas entidades representativas.

  • C.

    nas reivindicações dos partidos políticos, uma vez que representam os interesses de diferentes grupos sociais.

  • D.

    na vontade das autoridades financeiras federais e estaduais, uma vez que foram nomeadas para representar o interesse dos investidores e dos órgãos de regulação financeira.

  • E.

    nas orientações emanadas pelas organizações que congregam os municípios, uma vez que é nos municípios que residem os cidadãos e é aos municípios que compete atendê-los em suas necessidades, inclusive de crédito para a produção.

Em seu Art. 6o, a Lei no 10.730 determina que "Na editoração do livro é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado, bem como a ficha de catalogação para publicação". O referido Número é conhecido por:

  • A.

    ISSN.

  • B.

    ISBN.

  • C.

    ISO.

  • D.

    CDD.

  • E.

    CUTTER.

Nas tabelas auxiliares da CDU, o sinal que indica irreversibilidade é o

  • A.

    de ordenação.

  • B.

    apóstrofo.

  • C.

    de subagrupamento.

  • D.

    asterisco.

  • E.

    de coordenação.

É fundamental que o administrador de um sistema de informação em um órgão público não somente se mantenha atualizado quanto às teorias e às técnicas da biblioteconomia e da ciência da informação, mas também conheça bem a instituição e o setor da sociedade em que atua para que possa

  • A.

    ser bem visto na organização e relatar suas realizações e projetos nos principais eventos institucionais.

  • B.

    convencer seus colaboradores de que é alguém imprescindível para o bom desempenho dos serviços bibliotecários e de informação na organização.

  • C.

    garantir a prevalência de seu ponto de vista, especialmente nas decisões mais polêmicas que envolvam o sistema de informação ou a biblioteca.

  • D.

    participar de forma segura do processo de planejamento de serviços e produtos de informação orientados aos propósitos institucionais.

  • E.

    conduzir o processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, do estratégico ao operacional, neste último elaborando normas e procedimentos.

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