Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.
O primeiro passo para a organização de uma unidade de informação é a realização do planejamento estratégico e operacional da unidade; uma vez estabelecida a sua organização, ela deverá ser imutável e duradoura.
Julgue os itens a seguir, relacionados com os conceitos básicos de documentação e ciência da informação.
Os novos veículos de informação, especialmente os que se apresentam como alternativas eletrônicas e fotônicas da palavra escrita ou da palavra falada, como os bancos de informação, videotextos, editoração eletrônica, são exemplos de inovações no terreno informal da comunicação.
Os cinco principais recursos que uma unidade de informação deverá dispor e mobilizar para sua organização são: humanos,
externos, setoriais, comerciais e informativos.
internos, setoriais, informativos e computacionais.
financeiros, físicos, informativos e computacionais.
externos, financeiros, físicos e computacionais.
financeiros, físicos, setoriais e informativos.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, relativos a documentos eletrônicos, redes de informação eletrônicas e serviços de provisão e acesso à informação.
Biblioteca eletrônica é uma biblioteca multimídia que reflete as diferentes formas e formatos que sua comunidade de usuários julga convenientes para comunicação e armazenamento de informações.
Considerando os serviços manuais e eletrônicos de informação, julgue os seguintes itens.
Em bibliotecas, os serviços sob demanda, prestados ao público, podem ser considerados ativos e dinâmicos, uma vez que respondem às demandas e as provocam.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a regras preliminares e sistemas de pontuação em catalogação, julgue os itens que se seguem.
Em catalogação descritiva, o sinal que indica supressão de parte dos elementos de uma obra da descrição, mas não pode ser usado para indicar supressão de áreas ou elementos, é denominado colchete.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os textos acima, julgue os itens a seguir, relacionados com princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, marketing e planejamento, redes e sistemas nos centros de documentação e serviços de informação.
O denominador comum às funções administrativas é a informação, pois todo ato administrativo é baseado nela. No planejamento, a informação define os elementos da ação futura; na organização, demonstra a situação atual e os objetivos da empresa; na direção, ela é fundamental ao processo de decidir o quê, porque, por quem e quando será feito; além disso, também o controle é realizado por meio da comparação de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.
O bom funcionamento de uma unidade de informação exige o conhecimento do tipo de trabalho a ser realizado, ou seja, quem será o cliente e quais os produtos e serviços que lhe serão ofertados.
Julgue os itens a seguir, relacionados com os conceitos básicos de documentação e ciência da informação.
O objeto da infometria é medir as atividades de informação científica e técnica.
Entre os sistemas de marketing consagrados, destacamos os 4Cs de Robert Lautenborn, que são: cliente, custo,
competência e comunicação.
conveniência e comunicação.
conveniência e competência.
comprometimento e comunicação.
comprometimento e competência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...