Questões de Biblioteconomia do ano 2002

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Langridge corrobora a idéia dos três estágios na indexação e enfatiza que é importante não confundi-los. São denominados PLANO IDÉIA, PLANO VERBAL e PLANO NOTACIONAL. A análise de assuntos ocorre no(s):

  • A. plano verbal e plano idéia;
  • B. plano idéia;
  • C. plano verbal;
  • D. plano notacional;
  • E. plano verbal e notacional.

A indexação deve responder às questões do usuário a respeito do objetivo e da utilização de um documento. Estes objetivos podem ser lembrados pelas perguntas "O quê? De que forma? Como? Quando? Onde?". Assinale a resposta correta:

  • A. "O quê?": ilustra ações/assuntos do texto;
  • B. "De que forma?": informa sobre espaço(s) – período(s) – em que ocorrem as ações/assuntos do texto;
  • C. "Quando?": diz o(s) lugar(es) em que se desenvolvem as ações/assuntos do texto;
  • D. "Onde?": indica o(s) tempo(s) cronológico(s) das ações ou dos assuntos do texto;
  • E. "Como?": informa as circunstâncias que cercam as ações/ os assuntos do texto.

A construção de tesauros envolve a tarefa de esclarecer se devem ser coletados e usados predominantemente termos simples ou termos compostos. O uso de termos simples, ao contrário da adoção de termos compostos, implicará:

  • A. utilização de técnicas modernas para construção de tesauros;
  • B. redução do tamanho do tesauro;
  • C. inclusão de maior número de notas de aplicação;
  • D. utilização de descritores que aumentarão o grau de precisão dos termos;
  • E. estruturação dos tesauros multilíngues e sistemas automatizados.

As redes de documentação foram criadas pela necessidade crescente de as unidades de informação trabalharem de forma cooperativa. A estrutura das redes pode variar, sendo que

  • A.

    na rede mixta, as funções e operações entre as unidades devem ser invariavelmente descentralizadas.

  • B.

    na rede centralizada, as unidades se comunicam entre si sem que exista uma hierarquia entre elas.

  • C.

    na rede descentralizada todas as unidades se comunicam entre si, havendo numerosos canais e tipos de relações entre elas.

  • D.

    a organização de base territorial, por região ou cidade, não está prevista nos modelos de rede.

  • E.

    a rede descentralizada é a mais fácil de ser administrada, porque cada unidade goza de total autonomia em relação aos serviços realizados.

O diagnóstico organizacional consiste

  • A.

    em uma intervenção na rotina da organização para avaliar o seu estado num determinado momento e encontrar formas de melhorar sua eficácia.

  • B.

    em demonstrar os objetivos específicos de uma unidade de informação, através da exposição de sua estrutura e funcionamento.

  • C.

    na elaboração sistemática de padrões, metas e objetivos a serem adotados no desenvolvimento das atividades da organização.

  • D.

    na elaboração de relatórios que registram exclusivamente as opiniões dos atores envolvidos nos processos de trabalho.

  • E.

    em trabalho de avaliação do qual devem participar somente os membros efetivos da organização para se assegurar o êxito da empreitada.

Ranganathan propôs um conjunto de leis que permitem expressar as metas fundamentais que os serviços de informação devem alcançar. Nessa perspectiva, pode-se considerar que a lei

  • A.

    "A biblioteca é um organismo em crescimento" enuncia que os recursos bibliográficos crescem invariavelmente em progressão geométrica.

  • B.

    "A cada livro o seu leitor" afirma que o papel da biblioteca é passivo e que os dados sobre o empréstimo indicam taxa de satisfação.

  • C.

    "A cada leitor o seu livro" afirma unicamente a necessidade de se ter no acervo o item procurado pelo leitor.

  • D.

    "Os livros são para usar" indica que o custo por uso não deve interferir na decisão sobre a política de formação de acervo.

  • E. "Poupe o tempo do leitor" afirma que o tempo do usuário tem um custo que deve ser considerado na análise de custo-eficácia de um serviço de informação.

Do ponto de vista das instâncias organizacionais, pode-se identificar 3 níveis de planejamento: o estratégico, o intermediário e o operacional. A respeito dessa afirmação, é correto dizer que

  • A.

    o planejamento estratégico está voltado para as relações entre a empresa e o ambiente, estando sujeito a incertezas provocadas por esse ambiente.

  • B.

    o planejamento intermediário está ligado aos procedimentos de detalhamento de tarefas e operações voltados à otimização de resultados.

  • C.

    o planejamento estratégico é prerrogativa da biblioteca ou unidade de informação, atividade que independe da instituição que a mantém.

  • D.

    o planejamento operacional refere-se à função de controlar e integrar todas as atividades da organização na qual se insere a unidade de informação.

  • E.

    o planejamento operacional difere do estratégico, porque este último submete-se, em muitas organizações, ao nível operacional.

Os termos "desenvolvimento de coleção", "seleção" e "aquisição", embora freqüentemente utilizados como equivalentes, têm significados distintos. Assim,

  • A.

    "desenvolvimento de coleção" é termo que diz respeito à tomada de decisão estabelecida pela seleção.

  • B.

    "seleção" é termo que descreve uma operação que antecede a função de planejamento.

  • C.

    "aquisição" é termo que se refere ao processo que deriva diretamente da função de planejamento, não se relacionando com a seleção.

  • D.

    "desenvolvimento de coleção" é termo que descreve o crescimento da coleção, sendo, portanto, uma função de planejamento.

  • E.

    "desenvolvimento de coleção" é termo relativo à implementação das decisões tomadas no âmbito da seleção.

A Bibliometria, introduzida no Brasil, na década de 70 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, define-se como a análise

  • A.

    da ciência através da produção escrita e as interações entre produção e consumo de informação em ambientes de negócios.

  • B.

    do crescimento exponencial da ciência e sua expressão qualitativa relacionada às necessidades informacionais dos usuários potenciais.

  • C.

    da circulação de documentos e uso de fontes de informação, tendo em vista desenvolver coleções exaustivas.

  • D.

    da relação entre recuperação de informações e custobenefício de um serviço de informação expressa em termos financeiros.

  • E.

    estatística dos processos de comunicação escrita, tratamento quantitativo (matemático e estatístico) das propriedades e do comportamento da informação.

O relatório de uma unidade de informação

  • A.

    é um instrumento de marketing já que é elaborado com o objetivo precípuo de divulgar os serviços oferecidos pela unidade de informação.

  • B.

    é o conjunto de informações exclusivamente quantitativas sobre acervo, serviços e usuários, sem determinação de período de tempo.

  • C.

    é o resultado de um processo que transforma dados em informação, isto é, que os analisa, atribuindo-lhes significado no contexto da unidade.

  • D.

    não se relaciona com o planejamento, na medida em que o conjunto de informações, por ser qualitativo, não pode ser usado para prever.

  • E.

    é instrumento adequado para treinamento, na medida em que estabelece as diretrizes e as operações de rotina da biblioteca.

Provas e Concursos

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