Questões de Biblioteconomia do ano 2005

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São papéis da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), EXCETO:

  • A.

    Centro de documentação onde estão disponíveis informações que irão responder aos questionamentos dos estudantes.

  • B.

    Espaço coletivo que disponibiliza uma diversificada gama de portadores de texto imprescindíveis para a formação de leitores.

  • C.

    Estoque de conhecimentos organizados de forma a facilitar a aprendizagem independente e permanente.

  • D.

    Local de fácil acesso onde estão reunidos e organizados os livros didáticos para apoio às aulas expositivas.

Considerando o papel do bibliotecário que atua em uma biblioteca escolar, desenvolvendo um programa centrado em competência informacional, é INCORRETO afirmar que ele deve:

  • A.

    Apresentar a informação já trabalhada, em seqüência lógica, para os estudantes.

  • B.

    Colaborar com os professores no processo ensino/aprendizagem.

  • C.

    Fornecer acesso à informação.

  • D.

    Gerenciar o programa de biblioteca.

A alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas do texto é:

  • A.

    alerta, preservação, conservação, consulta, referência.

  • B.

    alerta, consultas, empréstimos, hora do conto, palestras.

  • C.

    referência, consulta, disseminação, seleção, empréstimo.

  • D.

    extensão, registro, análise descritiva, hora do conto, palestras.

Na atividade de planejamento uma das principais tarefas é a definição dos objetivos a serem alcançados. No caso de planos voltados para o setor de bibliotecas em uma instituição financeira vinculada ao poder público estadual, seus objetivos devem ser definidos com base

  • A.

    nos objetivos da instituição a ser atendida, em geral voltados para o atendimento da clientela estadual e orientados pelas políticas oficiais de desenvolvimento econômico e social do Estado.

  • B.

    nas necessidades do setor empresarial da região em que a instituição atua, expressas por meio de suas entidades representativas.

  • C.

    nas reivindicações dos partidos políticos, uma vez que representam os interesses de diferentes grupos sociais.

  • D.

    na vontade das autoridades financeiras federais e estaduais, uma vez que foram nomeadas para representar o interesse dos investidores e dos órgãos de regulação financeira.

  • E.

    nas orientações emanadas pelas organizações que congregam os municípios, uma vez que é nos municípios que residem os cidadãos e é aos municípios que compete atendê-los em suas necessidades, inclusive de crédito para a produção.

É fundamental que o administrador de um sistema de informação em um órgão público não somente se mantenha atualizado quanto às teorias e às técnicas da biblioteconomia e da ciência da informação, mas também conheça bem a instituição e o setor da sociedade em que atua para que possa

  • A.

    ser bem visto na organização e relatar suas realizações e projetos nos principais eventos institucionais.

  • B.

    convencer seus colaboradores de que é alguém imprescindível para o bom desempenho dos serviços bibliotecários e de informação na organização.

  • C.

    garantir a prevalência de seu ponto de vista, especialmente nas decisões mais polêmicas que envolvam o sistema de informação ou a biblioteca.

  • D.

    participar de forma segura do processo de planejamento de serviços e produtos de informação orientados aos propósitos institucionais.

  • E.

    conduzir o processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, do estratégico ao operacional, neste último elaborando normas e procedimentos.

É fundamental que as bibliotecas ou outras unidades de documentação e informação, em qualquer tipo de organização, definam quais são os seus objetivos gerais, relacionados com a instituição e com a comunidade a que servem para que, de acordo com esses objetivos, seja definida a sua política de desenvolvimento de acervos. Essa postura contempla o princípio pelo qual os produtos devem ser desenvolvidos com base no conhecimento do público a que se destina. A única alternativa incorreta, quando confrontada com o texto acima, é:

  • A.

    O serviço bibliotecário não é somente a provisão de livros mas, sim, tornar disponível o livro certo ao leitor certo, pois que, sem um leitor, o livro é inútil, e sem leitores, a biblioteca está morta.

  • B.

    No caso de bibliotecas, o estudo de comunidade é fundamental, pois a seleção de materiais bibliográficos mais adequada é aquela que realiza os objetivos da função da biblioteca, com base no conhecimento da comunidade a ser servida.

  • C.

    Os livros a serem adquiridos por uma biblioteca devem estar de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do seu usuário

  • D.

    No uso dos recursos para compra de acervo em bibliotecas de instituições bancárias é fundamental que sejam atendidos prioritariamente os departamentos de maior tradição, haja vista que deles depende a boa imagem da instituição na sociedade.

  • E.

    Os livros devem ser selecionados para atender às necessidades dos usuários e não ao que o bibliotecário imagina serem aquelas necessidades.

Julgue os itens a seguir, que estão relacionados aos conceitos, às tipologias e à ciência da informação, no contexto da sociedade atual.

A atividade de gestão constitui fator determinante no sucesso de uma unidade de informação. Ela evoluiu do conceito de chefia para o amplo campo de conhecimento no qual se destacam as técnicas e os conceitos de liderança, motivação, controle, planejamento e marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo esse texto como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com relação a tipologia, funções e aplicabilidade das normas técnicas, especialmente dirigidas para o planejamento, a elaboração e a normalização de documentos técnico-científicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.

O processo de organização e estruturação de uma unidade de informação, para que esta seja mais adequada, ágil e moderna, deve ser realizado por uma equipe com membros polivalentes, mas com algumas atribuições que reflitam certa especialização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, a respeito de recursos e serviços de informação, especialmente em bibliotecas públicas e escolares, e acerca de geração, comunicação e uso da informação comunitária.

Para alcançar seus objetivos, a biblioteca pública deve ser de fácil acesso e suas portas devem estar abertas a todos os membros da comunidade, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, situação social ou nível de instrução, para que a utilizem livremente e em igualdade de condições.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...