Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
São papéis da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), EXCETO:
Centro de documentação onde estão disponíveis informações que irão responder aos questionamentos dos estudantes.
Espaço coletivo que disponibiliza uma diversificada gama de portadores de texto imprescindíveis para a formação de leitores.
Estoque de conhecimentos organizados de forma a facilitar a aprendizagem independente e permanente.
Local de fácil acesso onde estão reunidos e organizados os livros didáticos para apoio às aulas expositivas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Considerando o papel do bibliotecário que atua em uma biblioteca escolar, desenvolvendo um programa centrado em competência informacional, é INCORRETO afirmar que ele deve:
Apresentar a informação já trabalhada, em seqüência lógica, para os estudantes.
Colaborar com os professores no processo ensino/aprendizagem.
Fornecer acesso à informação.
Gerenciar o programa de biblioteca.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
alerta, preservação, conservação, consulta, referência.
alerta, consultas, empréstimos, hora do conto, palestras.
referência, consulta, disseminação, seleção, empréstimo.
extensão, registro, análise descritiva, hora do conto, palestras.
Na atividade de planejamento uma das principais tarefas é a definição dos objetivos a serem alcançados. No caso de planos voltados para o setor de bibliotecas em uma instituição financeira vinculada ao poder público estadual, seus objetivos devem ser definidos com base
nos objetivos da instituição a ser atendida, em geral voltados para o atendimento da clientela estadual e orientados pelas políticas oficiais de desenvolvimento econômico e social do Estado.
nas necessidades do setor empresarial da região em que a instituição atua, expressas por meio de suas entidades representativas.
nas reivindicações dos partidos políticos, uma vez que representam os interesses de diferentes grupos sociais.
na vontade das autoridades financeiras federais e estaduais, uma vez que foram nomeadas para representar o interesse dos investidores e dos órgãos de regulação financeira.
nas orientações emanadas pelas organizações que congregam os municípios, uma vez que é nos municípios que residem os cidadãos e é aos municípios que compete atendê-los em suas necessidades, inclusive de crédito para a produção.
É fundamental que o administrador de um sistema de informação em um órgão público não somente se mantenha atualizado quanto às teorias e às técnicas da biblioteconomia e da ciência da informação, mas também conheça bem a instituição e o setor da sociedade em que atua para que possa
ser bem visto na organização e relatar suas realizações e projetos nos principais eventos institucionais.
convencer seus colaboradores de que é alguém imprescindível para o bom desempenho dos serviços bibliotecários e de informação na organização.
garantir a prevalência de seu ponto de vista, especialmente nas decisões mais polêmicas que envolvam o sistema de informação ou a biblioteca.
participar de forma segura do processo de planejamento de serviços e produtos de informação orientados aos propósitos institucionais.
conduzir o processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, do estratégico ao operacional, neste último elaborando normas e procedimentos.
É fundamental que as bibliotecas ou outras unidades de documentação e informação, em qualquer tipo de organização, definam quais são os seus objetivos gerais, relacionados com a instituição e com a comunidade a que servem para que, de acordo com esses objetivos, seja definida a sua política de desenvolvimento de acervos. Essa postura contempla o princípio pelo qual os produtos devem ser desenvolvidos com base no conhecimento do público a que se destina. A única alternativa incorreta, quando confrontada com o texto acima, é:
O serviço bibliotecário não é somente a provisão de livros mas, sim, tornar disponível o livro certo ao leitor certo, pois que, sem um leitor, o livro é inútil, e sem leitores, a biblioteca está morta.
No caso de bibliotecas, o estudo de comunidade é fundamental, pois a seleção de materiais bibliográficos mais adequada é aquela que realiza os objetivos da função da biblioteca, com base no conhecimento da comunidade a ser servida.
Os livros a serem adquiridos por uma biblioteca devem estar de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do seu usuário
No uso dos recursos para compra de acervo em bibliotecas de instituições bancárias é fundamental que sejam atendidos prioritariamente os departamentos de maior tradição, haja vista que deles depende a boa imagem da instituição na sociedade.
Os livros devem ser selecionados para atender às necessidades dos usuários e não ao que o bibliotecário imagina serem aquelas necessidades.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, que estão relacionados aos conceitos, às tipologias e à ciência da informação, no contexto da sociedade atual.
A atividade de gestão constitui fator determinante no sucesso de uma unidade de informação. Ela evoluiu do conceito de chefia para o amplo campo de conhecimento no qual se destacam as técnicas e os conceitos de liderança, motivação, controle, planejamento e marketing.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo esse texto como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com relação a tipologia, funções e aplicabilidade das normas técnicas, especialmente dirigidas para o planejamento, a elaboração e a normalização de documentos técnico-científicos.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.
O processo de organização e estruturação de uma unidade de informação, para que esta seja mais adequada, ágil e moderna, deve ser realizado por uma equipe com membros polivalentes, mas com algumas atribuições que reflitam certa especialização.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, a respeito de recursos e serviços de informação, especialmente em bibliotecas públicas e escolares, e acerca de geração, comunicação e uso da informação comunitária.
Para alcançar seus objetivos, a biblioteca pública deve ser de fácil acesso e suas portas devem estar abertas a todos os membros da comunidade, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, situação social ou nível de instrução, para que a utilizem livremente e em igualdade de condições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...