Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.
O serviço de informação à comunidade é o mais valioso instrumento de que dispõe a biblioteca pública para atender eficientemente a seus usuários, e pode chegar a ser o meio mais eficaz de atração e conquista dos usuários, logrando assim seu principal objetivo: o serviço à comunidade.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, a respeito de recursos e serviços de informação, especialmente em bibliotecas públicas e escolares, e acerca de geração, comunicação e uso da informação comunitária.
Os estudantes de todas as idades devem poder contar com a biblioteca pública para complementar os recursos que os estabelecimentos de ensino lhes oferecem. As pessoas que estudam por si mesmas talvez dependam inteiramente da biblioteca pública para a satisfação de suas necessidades de informações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, a respeito de recursos e serviços de informação, especialmente em bibliotecas públicas e escolares, e acerca de geração, comunicação e uso da informação comunitária.
O serviço de informação à comunidade serve para resolver problemas, tanto de pessoas como de grupos, enfrentados diariamente em relação à moradia, ao trabalho e aos direitos. É muito importante que esta informação esteja adaptada às necessidades e possibilidades dos usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como motivador, julgue os itens de 88 a 92, relacionados com as funções e conceitos de administração, recursos humanos, financeiros e materiais em administração e gestão de sistemas de informação.
A organização de uma unidade de informação deve proporcionar o pleno cumprimento das seguintes funções básicas que justificam a sua existência: satisfazer a clientela por meio da oferta de produtos e serviços com qualidade; identificar e organizar fontes e informações úteis à clientela; analisar e processar informações com qualidade e produtividade para a geração de produtos e serviços de interesse do mercado.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como motivador, julgue os itens de 88 a 92, relacionados com as funções e conceitos de administração, recursos humanos, financeiros e materiais em administração e gestão de sistemas de informação.
A gestão de sistemas de informação envolve um conjunto de ferramentas e uma adequada visão e compreensão do negócio em si. Pode ser considerada uma ciência propriamente dita, na qual os resultados preestabelecidos podem ser obtidos quando se aplicam as regras corretas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.
Os produtos e serviços de informação possuem um ciclo de vida inerente às condições do mercado e à força de sua competitividade. Esforços permanentes de gestão vão monitorar sua vida útil, corrigindo os rumos de seu desempenho ou prolongando sua vida, aprimorando sua qualidade e adequando-o às novas realidade do mercado.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.
O gerenciamento organizacional de uma unidade de informação envolve a gestão de serviços e produtos de informação referente ao acompanhamento e controle das atividades e projetos, avaliação da qualidade e produtividade, visando a melhoria permanente da satisfação dos clientes, e a otimização dos recursos materiais, financeiros e humanos utilizados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.
A avaliação dos serviços de informação deve determinar o que mudar nesses serviços e como mudar, de forma a auxiliar o bibliotecário a realizar as mudanças necessárias. Esssa avaliação deve partir sempre de um problema e ser capaz de verificar se ele pode provocar uma mudança na organização, ou se ele era irrelevante.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.
A avaliação de serviços de informação é uma etapa da análise da pesquisa qualitativa, na qual se buscam informações por meio de um número limitado de elementos amostrais, tornando possível a obtenção de opiniões em profundidade e detalhamento das razões para determinadas posições assumidas.Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, acerca do processo de seleção e aquisição de coleções e do marketing em sistemas de informação.
Os conceitos básicos da aplicação do marketing em qualquer tipo de biblioteca são: a satisfação do cliente; o conceito de troca, em lugar da venda; a responsabilidade da organização e o compromisso com o consumidor, julgando-o inteligente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...