Questões de Biblioteconomia do ano 2006

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na seleção de materiais de informação, o critério de autoridade avalia a qualidade do item, tendo como parâmetro a

  • A.

    adequação do item ao usuário especializado pretendido.

  • B.

    reputação do autor, editor ou patrocinador.

  • C.

    atualidade da informação veiculada.

  • D.

    amplitude da cobertura temática do documento.

  • E.

    relevância do texto avaliado para os objetivos da biblioteca.

Na formação e desenvolvimento de coleções, são atividades características do processo:

  • A. Avaliação, aquisição, descarte e tombamento.
  • B. Aquisição, política de seleção, estudo de usuários e avaliação.
  • C. Indicação de exemplar, permuta, aquisição e descarte.
  • D. Consulta a catálogos de editoras, planejamento, estudo de usuários e aquisição.
  • E. Formação de catálogos, política de seleção, indexação e descarte.

Podemos afirmar em relação aos dicionários, EXCETO:

  • A. Dicionário é caracterizado por estabelecer definições.
  • B. Dicionário multilingüe baseia-se na correspondência, termo a termo, entre três ou mais línguas.
  • C. Dicionário de terminologia tem um papel de padronização da linguagem especializada, eliminando ambigüidades nas comunicações.
  • D. Dicionário de gírias registra termos usados na linguagem coloquial.
  • E. Dicionário de língua deve compreender as palavras usadas na língua escrita e oral.

No processo de formação e desenvolvimento da coleção de uma biblioteca devem ser considerados os seguintes itens, EXCETO:

  • A. As necessidades da comunidade usuária.
  • B. Os recursos disponíveis.
  • C. Os instrumentos para organização e manutenção de catálogos.
  • D. Política de seleção.
  • E. O público a que se destina.

A política de desenvolvimento da coleção possui o seguinte objetivo:

  • A. Receber todos os materiais adquiridos por doação.
  • B. Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo.
  • C. Permitir várias duplicações de títulos.
  • D. Estabelecer propriedades para catalogação do material.
  • E. Descarte de todo material levemente danificado.

Para o estabelecimento de uma estratégia de marketing eficiente em uma unidade de informação, é necessário, EXCETO:

  • A. Análise ambiental.
  • B. Planejamento de produtos.
  • C. Composição dos serviços.
  • D. Análise e segmentação de mercado.
  • E. Disseminação seletiva da informação – DSI.

Com relação às enciclopédias é correto afirmar que, EXCETO:

  • A. As primeiras enciclopédias foram escritas para um público erudito.
  • B. A maioria das enciclopédias que apareceram antes da invenção da imprensa tinha arranjo metódico ou sistemático.
  • C. A censura às enciclopédias já ocorreu em diversas ocasiões e em vários países.
  • D. O consenso quanto à melhor forma de ordenar logicamente o conhecimento surgiu com as primeiras enciclopédias.
  • E. Nas enciclopédias eletrônicas que utilizam o recurso do hipertexto, a questão do arranjo torna-se irrelevante.

Os processos de compra, permuta e doações caracterizam-se como as principais modalidades de aquisição

  • A.

    de livros.

  • B.

    de materiais informacionais.

  • C.

    somente de materiais especiais.

  • D.

    somente de periódicos.

O processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa:

  • A.

    programas de busca, custos, perfis dos usuários.

  • B.

    meios de comunicação, pessoas intermediárias, perfis dos usuários.

  • C.

    autor da informação, indexadores da informação, coleta de dados para a formação dos perfis dos usuários.

  • D.

    o autor da informação, os coletores da informação, os indexadores da informação, os promotores e divulgadores dos serviços, o setor fornecedor do documento.

  • E.

    o autor da informação, divulgadores culturais, usuários.

Pode-se conceituar a Disseminação Seletiva da Informação como um serviço personalizado, atualizado e que tem como alvo um usuário ou um grupo de usuários, fornecendo listas de citações das publicações mais recentes, podendo ser efetivado através de meio impresso ou eletrônico. Nesse sentido, O SDI promove

  • A.

    por motivos vários, atraso no fornecimento da informação levando à insatisfação do usuário.

  • B.

    informações ultrapassadas e propaganda negativa pela ineficácia do serviço.

  • C.

    atualização e velocidade da informação, através da melhoria da qualidade dos serviços e da comunicação, levando à satisfação do usuário e ao feedback, conseqüentemente, à melhoria da interação usuário/bibliotecário.

  • D.

    fracasso completo da ação.

  • E.

    o não conhecimento do perfil do usuário ou do grupo de usuários é irrelevante para o sucesso do serviço.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...