Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Na seleção de materiais de informação, o critério de autoridade avalia a qualidade do item, tendo como parâmetro a
adequação do item ao usuário especializado pretendido.
reputação do autor, editor ou patrocinador.
atualidade da informação veiculada.
amplitude da cobertura temática do documento.
relevância do texto avaliado para os objetivos da biblioteca.
Na formação e desenvolvimento de coleções, são atividades características do processo:
Podemos afirmar em relação aos dicionários, EXCETO:
No processo de formação e desenvolvimento da coleção de uma biblioteca devem ser considerados os seguintes itens, EXCETO:
A política de desenvolvimento da coleção possui o seguinte objetivo:
Para o estabelecimento de uma estratégia de marketing eficiente em uma unidade de informação, é necessário, EXCETO:
Com relação às enciclopédias é correto afirmar que, EXCETO:
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Os processos de compra, permuta e doações caracterizam-se como as principais modalidades de aquisição
de livros.
de materiais informacionais.
somente de materiais especiais.
somente de periódicos.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O processo de Disseminação da Informação - SDI envolve a coleta da informação produzida, a indexação dessa informação, a divulgação da informação ao usuário, bem como, tornar essa informação acessível a esse usuário. Dessa forma, o processo de disseminação da informação envolve, portanto, pessoas e/ou serviços. Nessa premissa, uma eficiente disseminação da informação associa:
programas de busca, custos, perfis dos usuários.
meios de comunicação, pessoas intermediárias, perfis dos usuários.
autor da informação, indexadores da informação, coleta de dados para a formação dos perfis dos usuários.
o autor da informação, os coletores da informação, os indexadores da informação, os promotores e divulgadores dos serviços, o setor fornecedor do documento.
o autor da informação, divulgadores culturais, usuários.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Pode-se conceituar a Disseminação Seletiva da Informação como um serviço personalizado, atualizado e que tem como alvo um usuário ou um grupo de usuários, fornecendo listas de citações das publicações mais recentes, podendo ser efetivado através de meio impresso ou eletrônico. Nesse sentido, O SDI promove
por motivos vários, atraso no fornecimento da informação levando à insatisfação do usuário.
informações ultrapassadas e propaganda negativa pela ineficácia do serviço.
atualização e velocidade da informação, através da melhoria da qualidade dos serviços e da comunicação, levando à satisfação do usuário e ao feedback, conseqüentemente, à melhoria da interação usuário/bibliotecário.
fracasso completo da ação.
o não conhecimento do perfil do usuário ou do grupo de usuários é irrelevante para o sucesso do serviço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...