Questões de Biblioteconomia do ano 2006

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da ciência da informação e dos seus fundamentos, julgue os próximos itens. Informação é um conjunto de dados organizado de forma compreensível, registrado em papel ou em outro meio e suscetível de ser comunicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ciência da informação e dos seus fundamentos, julgue os próximos itens. Quando um formulário qualquer é preenchido com os dados de um indivíduo, em cada campo está indicado o tipo de dado a ser informado, como, por exemplo, nome completo e endereço. Esse tipo de informação não pode ser considerado um exemplo de metadado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a informatização em unidades de informação, julgue os itens a seguir. Na informatização das unidades de informação, em relação aos documentos do acervo, é importante usar as tecnologias direcionadas para os documentos eletrônicos, adotando-se uma forma de gerenciamento capaz de proporcionar funcionalidade no tratamento de todos os tipos de documentos, pois cada vez mais as unidades de informação brasileiras estão buscando soluções híbridas para enfrentar a realidade do contexto em que estão inseridas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a informatização em unidades de informação, julgue os itens a seguir. Na informatização de unidades de informação, devem ser considerados os avanços das tecnologias disponíveis, pois os usuários são cada vez mais exigentes. Os bibliotecários devem selecionar e adquirir software e hardware com características funcionalmente mais diversificadas, privilegiando a interligação das funções da biblioteca, independentemente do nível de exigência dos usuários da biblioteca que será informatizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing em unidades de informação pode ser entendido como:

  • A. Modo de gestão do conhecimento.
  • B. Modo de gestão de pessoas.
  • C. Modo de gestão financeira.
  • D. Modo de gestão de materiais.
  • E. Modo de gestão administrativa.

A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing

  • A.

    direto.

  • B.

    diferenciado.

  • C.

    de massa.

  • D.

    concentrado.

  • E.

    integrado.

Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as

  • A.

    diretrizes gerais.

  • B.

    estratégias escolhidas.

  • C.

    políticas de implementação.

  • D.

    etapas a serem seguidas.

  • E.

    funções operacionais.

As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para

  • A.

    reduzir a resistência na implantação do marketing.

  • B.

    melhorar o desempenho das unidades de informação.

  • C.

    promover a oferta de produtos e serviços.

  • D.

    detectar as necessidades institucionais.

  • E.

    escolher o tipo de marketing mais adequado.

A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é

  • A.

    o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.

  • B.

    o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.

  • C.

    o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.

  • D.

    o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.

  • E.

    a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.

Quanto à metodologia da pesquisa científica, julgue o item a seguir. O método científico pressupõe o uso de procedimentos para produção de conhecimento e a adoção de critérios capazes de garantir a distinção entre o conhecimento verdadeiro e o falso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...