Questões de Biblioteconomia do ano 2007

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Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência CORRETA, as etapas do pro-cesso de estabelecimento do assunto de um documento:

  • A.

    Identificação de conceitos; compreensão do texto; seleção de conceitos válidos.

  • B.

    Seleção de conceitos válidos; compreensão do texto; identificação de conceitos.

  • C.

    Compreensão do texto; identificação de conceitos; seleção de conceitos válidos.

  • D.

    Compreensão do texto; seleção de conceitos válidos; identificação de conceitos.

Analise este resumo:

Discute as perspectivas das bibliotecas no futuro, enfocando especificamente o papel do desenvolvimento de coleções nes-se novo ambiente. Analisa aspectos relacionados com a per-manência dos meios impressos, a necessidade de intermediá-rios no fornecimento/obtenção de informações e as caracterís-ticas das atividades do desenvolvimento de coleções em am-bientes de informação eletrônica. Vergueiro. O futuro das bibliotecas e o desenvolvimento de co-leções, p. 93, 1997.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que se trata de um exemplo de resumo:

  • A.

    crítico.

  • B.

    objetivo.

  • C.

    subjetivo.

  • D.

    indicativo.

Em bibliotecas, a avaliação visa

  • A.

    definir a efetividade da proposição de novas atividades.

  • B.

    obter recursos compatíveis aos objetivos almejados.

  • C.

    equacionar necessidades e demandas.

  • D.

    corrigir erros de processos e produtos.

  • E.

    analisar a realidade e os fatos para direcionar ações.

Instituído pelo Decreto no 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, o programa GESPÚBLICA tem a finalidade de contribuir para a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos, instituindo um sistema de avaliação por pontos que permite mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicas para a implementação de ciclos contínuos de avaliação dos seus sistemas de gestão. Sua aplicação é viável em bibliotecas da área pública, principalmente devido

  • A.

    à utilização de softwares gratuitos, especialmente preparados.

  • B.

    à sistemática de aplicação, de fácil entendimento.

  • C.

    ao custo de aplicação, que não chega a ser proibitivo.

  • D.

    a seu caráter motivacional, cientificamente comprovado.

  • E.

    às recompensas econômicas advindas de sua aplicação.

Segundo estudos de caso realizados pela pesquisadora Maria Christina Barbosa de Almeida, os bibliotecários conhecem superficialmente os usuários e os serviços de informação que não são adequados à demanda real. Isto tem como conseqüência

  • A.

    sub-utilização da maioria das bibliotecas.

  • B.

    alto nível de exigência por parte dos usuários.

  • C.

    poucos recursos para a manutenção dos serviços de informação.

  • D.

    desestímulo dos profissionais para proposição de novos serviços.

  • E.

    excesso de materiais com alta demanda.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o diagnóstico organizacional é "o processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações". Considerado por essa autora como "a linha de base para o plano de ação da organização", ele pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • A.

    coleta, tabulação e análise.

  • B.

    definição, proposição e operacionalização.

  • C.

    conhecimento do ambiente, coleta de dados e sistematização.

  • D.

    ambientação, operacionalização e flexibilização.

  • E.

    preparação, elaboração e implementação.

Segundo Sueli Angélica do Amaral, as dificuldades técnicas para promoção de serviços bibliotecários dizem respeito, principalmente,

  • A.

    à liderança.

  • B.

    ao ambiente físico.

  • C.

    aos usuários ou clientes.

  • D.

    aos recursos humanos.

  • E.

    ao status da unidade de informação.

Contrapondo-se ao marketing de negócios, o marketing social

  • A.

    tenta preencher as necessidades e desejos do mercado-alvo.

  • B.

    procura modificar as atitudes ou comportamentos do mercado-alvo.

  • C.

    tem a obtenção de lucro como seu alvo principal, servindo aos interesses da comunidade.

  • D.

    leva ao mercado produtos e serviços, por intermédio de veículos de idéia.

  • E.

    potencializa os lucros, transformando produtos e serviços de acordo com os desejos de seu mercadoalvo.

Em uma biblioteca jurídica, o bibliotecário responsável pela seleção determinou que irá adquirir prioritariamente aqueles livros que, indicados por mais de um usuário, tenham sido publicados pela Editora Lex, editora especializada que publica apenas livros encadernados em português. Neste caso, o profissional está, respectivamente, utilizando na seleção os critérios de

  • A.

    uso potencial e características físicas.

  • B.

    idioma e tratamento.

  • C.

    demanda e contribuição potencial.

  • D.

    atualidade e precisão.

  • E.

    interesse e autoridade.

A compra por licitação é um processo bastante comum, em bibliotecas do setor público, para aquisição de materiais de informação. Regida pela Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, a compra por licitação é precedida pela publicação de um edital, elaborado pela biblioteca interessada na aquisição de material.

Este edital

  • A.

    é encaminhado apenas a fornecedores cadastrados.

  • B.

    segue um padrão geral, definido pela legislação citada.

  • C.

    precisa ser tornado público no mínimo 48 horas antes da realização da licitação.

  • D.

    deve descrever minuciosamente os itens a serem adquiridos.

  • E.

    não precisa detalhar os itens a serem adquiridos, que constarão do termo prescritivo.

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