Questões de Biblioteconomia do ano 2008

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As escolas de biblioteconomia/ciência da informação do Mercosul, como relata Marta Valentim, distribuíram em quatro categorias - Comunicação e Expressão, Técnico-Científicas, Gerenciais, Sociais e Políticas - as

  • A.

    exigências para o profissional da informação.

  • B.

    competências para o profissional da informação.

  • C.

    diretrizes para o profissional da informação

  • D.

    atitudes do profissional da informação.

  • E.

    atuações do profissional da informação.

Atualização e fiscalização profissionais são, respectivamente, atribuições precípuas

  • A.

    das associações de bibliotecários e dos CRBs.

  • B.

    da federação de associações e das associações de bibliotecários.

  • C.

    dos CRBs e das associações de bibliotecários.

  • D.

    dos CRBs e da federação de associações.

  • E.

    das associações de bibliotecários e da federação de associações.

Em seu manifesto para bibliotecas públicas, de 1995, a UNESCO declara que serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como, por exemplo,

  • A.

    estudantes de ensino fundamental e médio.

  • B.

    estudantes universitários.

  • C.

    donas-de-casa.

  • D.

    trabalhadores.

  • E.

    pessoas deficientes.

As patentes brasileiras são registradas

  • A.

    na Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • B.

    na Biblioteca Nacional.

  • C.

    no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

  • D.

    no Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica.

  • E.

    no Conselho Nacional de Pesquisa.

Em se tratando das “Cinco Leis de Ranganathan”, a 5ª e última lei indica que a biblioteca deve estar pronta para:

  • A.

    encontrar seus leitores potenciais.

  • B.

    se adaptar às condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

  • C.

    promover a acessibilidade aos itens de seu acervo.

  • D.

    atender às necessidades informacionais de seus leitores.

  • E.

    considerar o tempo despendido pelo usuário no atendimento das suas necessidades.

O acervo primário de toda biblioteca é constituído por:

  • A.

    recurso informacional, em qualquer formato, que pode ser adquirido ou acessado quando dele se necessita.

  • B.

    itens que serão usados tantas vezes que merecem ser comprados de imediato.

  • C.

    coleção suplementar a uma necessidade de uma dada pesquisa.

  • D.

    acervo de potencial interesse dos usuários.

  • E.

    itens de uma coleção que estão esgotados para compra.

Nas bibliotecas públicas, a função informativa é muito visível quando são estabelecidas parcerias com outras entidades para fornecer informações que respondam às necessidades do dia-a-dia da comunidade.

Nesse caso, essas bibliotecas funcionam como um:

  • A.

    Centro Referencial.

  • B.

    Sistema Comunitário.

  • C.

    Centro de Documentação.

  • D.

    Armazém de Dados.

  • E.

    Serviço de Alerta.

A comunidade científica consiste no grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Entretanto, a produtividade desses cientistas é muito desigual; assim, um número n de autores que publicou x artigos em determinado campo, durante determinado período, é igual a 1/xn, onde o expoente n mede as proporções relativas dos grandes e pequenos produtores. Um índice elevado revela uma distorção da produção: 20% dos cientistas produziram, por exemplo, 80% da literatura. Essa descrição expressa a lei de:

  • A.

    Zipf.

  • B.

    Lotka.

  • C.

    Vida Média.

  • D.

    Bradford.

  • E.

    Elitismo.

Uma das causas relevantes para o pequeno número de usuários nas bibliotecas públicas, levando-os a buscar outros espaços de leitura, é a:

  • A.

    ineficiência na gestão dos recursos materiais.

  • B.

    ausência de investimentos na atualização de acervos.

  • C.

    precariedade de iluminação nas salas de leitura.

  • D.

    insuficiência de pessoal para atendimento a distância.

  • E.

    falta de livros e periódicos eletrônicos.

As funções gerenciais em uma biblioteca universitária envolvem o planejamento, a direção e o controle de todas as demais funções para que os objetivos e metas da biblioteca sejam atingidos. Julgue os itens seguintes considerando as funções do bibliotecário gerente em uma biblioteca universitária.

O bibliotecário gerente, ao desempenhar a função de planejamento, deve verificar se os resultados planejados estão sendo alcançados e obter informações úteis para o desenvolvimento de ações corretivas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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