Questões de Biblioteconomia do ano 2008

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A maioria dos grandes sistemas de informação internacionais cooperativos, assim como muitos sistemas nacionais e regionais, utilizam formatos que se baseiam nas indicações do Manual de Referência do

  • A.

    IBICT

  • B.

    MARC

  • C.

    CEPAL

  • D.

    UNISIST

  • E.

    REPIDISCA

A reprodução de uma informação citada por outro autor, sem que aquele que reproduz tenha necessariamente conferido a informação na fonte original, é denominada citação de citação, e é identificada pela expressão

  • A.

    apud

  • B.

    passim

  • C.

    ibidem

  • D.

    ipsis litteris

  • E.

    opus citatum

Os títulos, em cada conjunto, que oferecem a ordenação conforme norma de documentação em vigor, relevando seqüência alfabética palavra por palavra, são

  • A.

    Petróleo: a maior indústria do mundo?

    Petróleo: a terceira guerra mundial.

    Petróleo: método da bomba calorimétrica.

    Petróleo: uma vida, um destino.

  • B.

    A busca do petróleo: tecnologia e idéias.

    Em busca do petróleo brasileiro.

    Da civilização do petróleo a uma nova civilização verde.

    A evolução do monopólio estatal do petróleo.

  • C.

    Petróleo: uma história de ganância, dinheiro e poder.

    Petróleo: histórias das descobertas e o potencial brasileiro.

    Petróleo: origem e pesquisa.

    Petróleo: política e poder um novo choque do petróleo.

  • D.

    O petróleo é nosso.

    O petróleo no império e na república.

    Petróleo brasileiro: preconceito e realidade.

    Petróleo e gás na bacia do Paraná.

  • E.

    ANP – dois anos.

    A formação de preços dos derivados de petróleo no Brasil.

    Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia.

    Petróleo: do Poço ao Posto.

Um dos poucos aplicativos nacionais e compatíveis com os grandes sistemas que utilizam o MARC, atualmente adotado no Brasil, é o

  • A.

    MARC21

  • B.

    USMARC

  • C.

    UKMARC

  • D.

    InfoMARC

  • E.

    QuickMARC

Segundo Chartier (1999), três inquietações dominaram a relação com a cultura escrita: o temor da perda, a corrupção dos textos e a inquietude do excesso. Para cada uma delas, o autor resgatou várias soluções na história da produção dos registros do conhecimento. As soluções para a primeira e a terceira inquietudes, por exemplo, foram respectivamente identificadas como

  • A.

    seleção e preservação de acervos.

  • B.

    hierarquização e seleção de acervos.

  • C.

    classificação e impressão de manuscritos.

  • D.

    preservação e edificação de grandes bibliotecas.

  • E.

    edificação de grandes bibliotecas e classificação.

No âmbito da comunicação, a mensagem sem conteúdo de significado é reduzida à produção de unidades discretas, em sucessão. Trata-se de uma seqüência. Assim, para que essa seqüência de unidades possa atingir a extremidade da cadeia sem ser deformada, é preciso que se respeitem certas condições referentes ao

  • A.

    conteúdo e ao emissor.

  • B.

    significado e ao receptor.

  • C.

    receptor e ao canal transmissor.

  • D.

    emissor e à própria mensagem.

  • E.

    canal transmissor e à própria mensagem.

Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:

I Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.

II Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.

III Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Goiás.

IV CNPq.

V Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

VI Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).

VII Instituto de Pesquisas da Marinha.

VIII Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).

IX Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).

X Universidade Federal de Goiás.

Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em

  • A.

    I, IV, VII e X

  • B.

    II, III, V e VI

  • C.

    III, V, VI e VII

  • D.

    IV, VII, VIII e IX

  • E.

    V, VI, VII e VIII

A busca conjuntiva em fontes de informação está alicerçada no operador lógico booleano

  • A.

    OU

  • B.

    E

  • C.

    NÃO

  • D.

    ?

  • E.

    ( )

Ao assumir a chefia de uma unidade de informação e após o necessário diagnóstico, o bibliotecário-chefe entendeu a necessidade de segmentar os serviços técnicos, agrupandoos por atividades e atribuindo-os a bibliotecários de sua equipe conforme suas especialidades. No âmbito da estrutura organizacional, este procedimento administrativo é identificado como

  • A.

    gestão.

  • B.

    coordenação.

  • C.

    reengenharia.

  • D.

    descentralização.

  • E.

    departamentalização.

A referência que está de acordo com a NBR6023, da ABNT, para artigo de periódico disponível na Internet é

  • A.

    HOFF, Débora Nayar et alii. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. In: REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Brasília, v. 4, n. 7, p. 42-65, julho 2007. Disponível na Internet: < http://www2.capes.gov.br/ rbpg/portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf >. Data de acesso: 28 abr. 2008.Z

  • B.

    HOFF, Débora Nayar et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 4, nº 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível em: http://www2.capes.gov.br/rbpg/ portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf. Acesso em: 28/04/2008.

  • C.

    HOFF, Débora Nayar et alii. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. In: REVISTA Brasileira de Pósgraduação. Brasília, DF, 4 (7): 42-65, julho 2007. Disponível em: < http://www2.capes.gov.br/rbpg/portal/ conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf >. Acesso em: 28 abr. 2008.

  • D.

    HOFF, Débora Nayar et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2008.

  • E.

    HOFF, Débora Nayar [et al.]. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pósgraduação, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível na Internet: http://www2.capes.gov.br/rbpg/ portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf. Acesso: 28 de abril de 2008.

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