Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à automação de bibliotecas, julgue os itens que se seguem.
O WWWISIS é um servidor de Internet para bases de dados Isis, ou seja, um conjunto de funções para permitir a manipulação de bases de dados Isis sem a necessidade de instalação do software CDS/Isis, mas que, por seu alto custo de instalação, inviabiliza seu uso em bibliotecas de pequeno porte.
Em bases de dados, define-se arquivo como
uma coleção integrada de dados e sua descrição, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de seus usuários.
informações contidas nas bases de dados e que dizem respeito a um item eletrônico.
uma coleção de registros similares, com relações definidas entre si.
informações orientadas a processos e objetos em aplicações especiais de dados.
regras segundo as quais os dados são estruturados, visando às operações correlatas permitidas.
Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens seguintes.
A biblioteconomia é a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação e os meios de processamento para seu acesso e seu uso otimizados.
Acerca das funções e objetivos de bibliotecas em universidades, assinale a opção correta.
As bibliotecas universitárias brasileiras estão despreparadas, em termos de ensino e pesquisa, para atender à demanda de informação, e os usuários brasileiros não dispõem de conhecimentos suficientes para utilizar, adequadamente, os serviços de informação.
Bibliotecas universitárias devem manter seu raio de ação apenas no interior dos limites físicos da universidade.
É prerrogativa do(a) diretor(a) de biblioteca universitária participar de órgãos de decisão e do planejamento das atividades acadêmicas e culturais da universidade, sendo reconhecido(a), na grande maioria das instituições de ensino superior do Brasil, como membro do poder decisório.
Para atuar de forma integrada ao ambiente universitário, as bibliotecas universitárias devem submeter-se, semestralmente, à avaliação de suas funções e posterior redefinição de seus objetivos.
No contexto da universidade renovada, dinâmica e atual, cabe à biblioteca universitária o papel de conduzir o processo de interação das universidades com os campos de produção de conhecimento de cada país, em que a formação acadêmica é o elemento básico.
Com relação à relevância dos canais informais de comunicação usados nos dias atuais, à evolução do processo de comunicação científica em biblioteconomia e aos conceitos fundamentais dessa área, é correto afirmar que
os altos custos para publicação impressa e divulgação de trabalhos de caráter técnico-científico estimulam o desenvolvimento da comunicação científic
a comunicação científica consiste da troca de informações entre membros da comunidade científica acerca de atividades associadas somente à análise, organização e aplicação da informação, desde o momento em que o cientista decide o que pesquisar até que os resultados de sua pesquisa sejam aceitos como constituintes do conhecimento científico.
o pesquisador, para garantir qualidade, confiabilidade e credibilidade à sua produção científica, deve acompanhar, sistematicamente, a literatura publicada de suas áreas de interesse e, mediante a publicação de suas ideias e resultados, buscar a avaliação de outros pesquisadores, mantendo constante comunicação com seus pares.
o padrão de exercício técnico-profissional em comunicação técnico-científica, ao longo dos tempos, tem variado de acordo com as características específicas de cada época.
a comunicação científica é prejudicial à organização do conhecimento científico que vise refutar os resultados de pesquisas anteriores ou estimular novas perspectivas em diversas áreas.
Acerca do processo de avaliação das bibliotecas universitárias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), é correto afirmar que
as avaliações in loco ocorrem em dois momentos: no credenciamento da instituição e no processo de reconhecimento do curso.
o bibliotecário deve estar ciente de que os documentos previamente fornecidos e inseridos nos sistemas de avaliação do MEC, em cumprimento à legislação vigente, sustentam a avaliação in loco.
as informações sobre a biblioteca, conforme orientação da legislação vigente, deve ser apresentada ao INEP no projeto pedagógico do curso avaliado.
o item de maior relevância, entre os 13 itens avaliados pelo INEP, refere-se à quantidade de postos da biblioteca e salas de leitura em relação ao número de usuários.
o preenchimento do formulário no quesito descrição do serviço de informatização do acervo requer o detalhamento dos métodos de processamento técnico, de planejamento e de gestão da biblioteca.
Acerca da elaboração de manuais e normas de procedimentos para as atividades de processamento técnico do acervo de bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.
A organização das atividades de processamento técnico, por meio da elaboração de manuais e normas de procedimentos, otimiza o tempo de execução das atividades e aumenta a eficácia do serviço de disseminação da informação por meio da instrumentalização no atendimento de usuários.
A padronização das atividades de processamento técnico conforme diretrizes e modelos já utilizados nas universidades fomentou a organização de métodos de trabalho de técnicos para o desenvolvimento de suas funções e para as relações de trabalho entre bibliotecas e departamentos acadêmicos.
A padronização das atividades de processamento técnico fomentou o aperfeiçoamento contínuo dos trabalhos desenvolvidos pelos bibliotecários de referência para o atendimento a usuários.
No cotidiano das bibliotecas, os manuais são utilizados como principal ferramenta de transferência de conhecimento e padronização de tarefas executadas, tanto em processo de elaboração de produto, quanto de ação ou de serviço.
A elaboração de manuais e normas de procedimentos propicia autonomia e credibilidade aos setores das bibliotecas, ao fornecer instrumentos para agilizar o atendimento à comunidade universitária.
Entre as cinco leis da biblioteconomia preconizadas por Ranganathan, a que aborda as características vitais da biblioteca como uma instituição em contínuo ajuste com o tempo e é a primeira lei que enuncia o princípio fundamental científico da biblioteconomia, sempre em evolução, é
os livros existem para serem utilizados.
poupe o tempo do leitor.
a biblioteca é um organismo em desenvolvimento.
para cada leitor, o seu livro.
para cada livro, o seu leitor.
Considere as implicações da Segunda Lei da Biblioteconomia "A CADA LEITOR SEU LIVRO". Dessas cinco palavras, as consequências de enfatizar CADA podem ser deduzidas do provérbio cada um com seu gosto que se parafraseia dizendo cada leitor com seu gosto. A questão a ser considerada é: quais, então, são os compromissos implícitos na tarefa de proporcionar a cada pessoa o seu livro? Segundo Ranganathan, pode-se analisá-la sob quatro categorias, relativas aos seguintes compromissos:
do Estado; da autoridade incumbida das bibliotecas; do pessoal das bibliotecas e dos próprios leitores.
da autoridade incumbida das bibliotecas; dos bibliotecários; da preservação para a posteridade e das organizações.
do pessoal das bibliotecas; da preservação para a posteridade; do Estado e da potencialidade da Primeira Lei.
dos próprios leitores; das organizações; da potencialidade da Quinta Lei e dos órgãos responsáveis por bibliotecas.
da generalização do conceito de livro; do Estado; da autoridade incumbida das bibliotecas e da formação dos acervos e das coleções.
Segundo a abordagem clássica da administração, o administrador planeja, organiza, dirige, coordena e avalia. Nesse contexto, a coordenação, em uma unidade de informação, é um dos atributos essenciais ao bibliotecário e consiste em
implementar planos e acompanhar sua execução, promovendo a alocação de recursos e a aplicação dos métodos adequados.
verificar se os resultados planejados estão sendo alcançados por meio das operações executadas.
desempenhar atividades que promovam a interação dentro do sistema para otimização de seus resultados.
estabelecer a necessária estrutura, assim como determinar os recursos necessários, definindo hierarquia e desempenho.
tomar decisões por meio de atividades de planejamento, alocando recursos ou através de negociação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...